Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cruzeiro vive um momento de pressão muito grande no campeonato brasileiro, a equipe está em 17º lugar na classificação com 37 pontos ganhos e é o primeiro time dentro da ZR. A torcida cruzeirense já está temendo um novo rebaixamento com o time tendo que passar mais um ano na série B, visto que subiu esse ano depois de frequentar a segunda divisão por três anos consecutivos em 2020, 2021 e 2022. Em 2022 o time foi adquirido pelo Ronaldo Fenômeno que detém 90% da SAF da Raposa, e o time subiu como campeão.
Mas nem o ídolo e dono do time tem sido poupado ultimamente. Ele vem recebendo muitas críticas sobre sua gestão diante do futebol do clube. Nesta última quinta-feira uma das torcidas organizadas do Cruzeiro foi ao CT e fez sérias ameaças aos jogadores e dirigentes, aumentando ainda mais a pressão.
Diante de todos esses acontecimentos, este jogo com o Coritiba no sábado torna-se um jogo fundamental para a equipe mineira retomar o rumo das vitórias, e, em caso de novo revés vai aumentar ainda mais o descontentamento da torcida. Matemáticos dizem que o Cruzeiro necessita de mais 10 pontos nos jogos que faltam para escapar da série B em 2024.
Em meio a esse turbilhão de críticas e acontecimentos, o técnico Zé Ricardo tenta armar o time com o que tem de melhor para o jogo com o Coritiba, e vale lembrar que o Cruzeiro vem de duas derrotas consecutivas contra São Paulo e Internacional. O lateral Kaiki voltando de lesão e o atacante Rafael Elias que cumpriu suspensão, voltam a ficar à disposição, já o meia Ramiro e o atacante Rafael Bilu ainda estão entregues ao departamento médico. O técnico cruzeirense deve fazer algumas modificações em relação ao time que enfrentou o Internacional na última rodada e perdeu por 2 x 1. O provável Cruzeiro que enfrenta o Coxa deve ter a seguinte escalação: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Matheus Pereira (Arthur Gomes); Bruno Rodrigues e Rafael Elias.
O Cruzeiro se destaca defensivamente nesta temporada, pois tem a terceira melhor defesa com apenas 27 gols sofridos, em contrapartida, o ataque do time é o pior de todos os 20 clubes do campeonato, com apenas 29 gols marcados.
Coritiba e Cruzeiro já se enfrentaram 28 vezes jogando em Curitiba, isso valendo por série A, série B, Copa Sul Minas e outros, e existe equilíbrio no confronto com 11 vitórias do Coxa, 10 vitórias da Raposa com sete empates. Os confrontos valendo apenas para o campeonato brasileiro da série A somam 23 e o equilíbrio continua, com nove vitórias Alviverdes e oito vitórias do Cruzeiro, com seis empates. Pela série A o último jogo em Curitiba entre as duas equipes foi em 2017 com vitória Coxa-Branca por 1 x 0, gol de Diogo Barbosa. Em 2021, no último confronto em Curitiba, as equipes se enfrentaram no Couto Pereira e deu Cruzeiro que venceu por 3 x 0, jogo válido pela série B daquele ano.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)