
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado às 0h
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 8, às 16h, no Morumbi, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de perder vários gols e de ser muito prejudicado pela arbitragem no primeiro confronto da final da Copa do Brasil, o Verdão segue na capital paulista mas, agora, com o reservas, desafia o São Paulo para voltar a vencer na competição. Pela frente, um time motivado pela chegada do novo treinador, Ney Franco, e que tenta se manter entre os líderes do campeonato para continuar com a intenção de se classificar para a Copa Libertadores do próximo ano
Foco segue na Copa do Brasil, mas é preciso pontuar para evitar sustos
Ficou difícil, mas ainda estamos de pé! Na última quinta-feira, 5, o Coritiba foi até a Arena Barueri para desafiar o Palmeiras na primeira partida da final da Copa do Brasil. Na bola, o Alviverde desperdiçou inúmeras chances de definir o confronto ainda no primeiro tempo, com quatro chances claríssimas de gol. A seguir, em uma exemplificação do ditado "quem não faz, toma", acabou sofrendo, de pênalti, o gol de Valdivia, após Jonas cometer uma falta ridícula e pouco inteligente em Betinho, dentro da área. No segundo tempo, após Marcelo Oliveira errar ao tirar Éverton Ribeiro e ver o seu time tomar o segundo gol de Thiago Heleno, o que se presenciou foi uma verdadeira palhaçada em Barueri. Invertendo faltas, distribuindo cartões e negligenciando um pênalti tão escandaloso quanto a sua incompetência técnica, o árbitro Wilton Pereira Sampaio virou personagem principal do jogo e tratou de manter o 2x0 até o final.
Mesmo contra tudo e todos, o Coritiba segue de pé e fará o segundo jogo da final da Copa do Brasil em Curitiba, onde a pressão da torcida não permitirá "erros" da arbitragem. Todos acreditam em uma virada e este é o único pensamento para a próxima quarta-feira. Entretanto, antes disso, é preciso arranjar um meio de se concentrar no Campeonato Brasileiro e encarar de frente o São Paulo, que, certamente, virá com a intenção de se vingar da eliminação da Copa do Brasil. Precisando pontuar para não sentir uma perigosa aproximação da zona do rebaixamento, o time Coxa-Branca deve ter raça, atitude e comprometimento em busca da vitória.
Sobre o time, Marcelo Oliveira volta a poupar os titulares e somente Emerson, suspenso da finalíssima, deve compor o onze titular da equipe. Bruno Fuso deve fazer a sua estreia com a camisa Alviverde e será o goleiro. Na direita, quem deve aparecer é Willian Leandro. Emerson e Luccas Claro formam a zaga e, na esquerda, Eltinho reaparece. Chico será mantido, mas agora como volante. Ainda no meio, a tendência é que Gil, Tcheco e Lincoln fechem o setor, mas os veteranos jogadores, que entraram contra o Palmeiras, podem ser poupados. Na frente, Anderson Aquino e Robinho devem ser os responsáveis por balançarem as redes do São Paulo. Entretanto, o técnico Marcelo Oliveira faz mistério e deve confirmar a escalação apenas minutos antes do jogo.
Tentando se reencontrar, São Paulo será observado por Ney Franco e quer vitória
Depois de um longo período sem obter sucesso, o São Paulo finalmente parece começar a sorrir novamente. A saída de Emerson Leão deixou o ambiente muito mais leve no Tricolor paulista e a chegada de Ney Franco parece ter agradado os atletas, principalmente Lucas, que diz ter passado o seu melhor momento da carreira quando foi instruído pelo ex-treinador do Coritiba na seleção olímpica. A somatória destes fatores faz novamente do São Paulo um time bastante forte, que certamente irá brigar pelas posições de cima do Campeonato Brasileiro.
Como Ney Franco irá acompanhar a partida das tribunas, Milton Cruz foi o responsável por montar a equipe que enfrentará o Coritiba e contará com dois desfalques certos. Luís Fabiano, suspenso pelo STJD, e Rhodolfo, lesionado, não poderão atuar. Com isso, a tendência é que o interino treinador monte uma equipe bastante diferente daquela que perdeu para o Coritiba nas semifinais da Copa do Brasil. João Filipe aparece na zaga e terá a companhia de Edson Silva e do garoto Rodrigo Caio, que fará a função de um falso terceiro zagueiro. No meio, a novidade é Maicon, que ganhou espaço com a saída de Leão e desbancou Casemiro e Cícero. Por fim, Osvaldo substitui Luís Fabiano na frente e forma dupla com Lucas.
Panoramas da partida
Certamente será um jogo muito difícil para o Coritiba que, além de superar a dificuldade de não poder atuar com o seu time principal, terá que enfrentar um São Paulo empolgado com a chegada de um novo e competente técnico e com a possibilidade de seguir crescendo na competição. As circunstâncias serão complicadas, mas um bom resultado é possível. Para que o Verdão consiga pontuar e não permita uma aproximação perigosa da zona do rebaixamento, os jogadores deverão mostrar muita vontade e comprometimento durante os 90 minutos, além de não permitir espaços para os bons atletas do São Paulo.
Ofensivamente, o Coritiba tende a apostar em contra-ataques para surpreender o Tricolor paulista. Para isso, precisará contar com a experiência de Lincoln e Tcheco no meio-campo, caso eles realmente atuem. Na frente, Robinho (caso tenha a sua escalação confirmada) e Anderson Aquino precisarão se movimentar bastante de modo a confundir a defensiva paulista para tirar os zagueiros da área e criar oportunidades. O apoio de Eltinho, pela esquerda, poderá ser uma interessante válvula de escape. Por fim, a jogada pelo alto também pode ser uma boa alternativa diante da confusa zaga são-paulina.
Na parte defensiva, todos os olhos da zaga devem estar em Lucas. Como já provou na última partida no Morumbi, o jovem meia-atacante pode decidir o jogo em apenas uma jogada e, por isso, deve ser muito bem marcado. Seu companheiro de frente, Osvaldo, é um atacante muito rápido e que também precisa receber atenção da defensiva Coxa-Branca. O apoio dos laterais Bruno Cortês e Douglas, além da movimentação e das jogadas de bola parada de Jadson, são outras boas alternativas de ataque da equipe do Tricolor paulista e que devem ser neutralizadas pelo Coritiba.
Mesmo ainda indignada com o assalto no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e com as atenções voltadas para a partida de volta, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Morumbi para empurrar o Verdão para cima do São Paulo, em busca da terceira vitória no Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas, para apoiar os atletas em mais este desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 8ª rodada
São Paulo x Coritiba
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Data: 08/07/2012, domingo
Horário: 16h
São Paulo:
Denis; João Filipe, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denílson, Maicon, Jadson e Bruno Cortês; Lucas e Osvaldo.
Técnico: Milton Cruz
Coritiba:
Bruno Fuso; Willian Leandro, Luccas Claro, Emerson e Eltinho; Chico, Gil (Júnior Urso), Tcheco e Lincoln (Rafael Silva); Robinho e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento/AL (FIFA)
Assistente 1: Carolina Romanholi Melo/CE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Otávio Correia de Araújo Neto/AL
4º Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)