
pré-jogo
Por: Ricardo Honório
Chegou a hora tão esperada. Depois de dois anos na Série B, o Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira, o Verdão estreia na Série A 2026 diante do Red Bull Bragantino, às 19h, no Couto Pereira.
Com expectativa de casa cheia e o apoio fundamental do torcedor coxa-branca, o Coritiba inicia sua caminhada em busca de se reafirmar entre os grandes do futebol nacional. Após a queda em 2023 e a frustração em 2024, o Verdão retorna como campeão da Série B, carregando consigo a confiança reconstruída e a esperança de uma campanha sólida, com o objetivo principal de permanecer na Série A, e, quem sabe, sonhar um pouco mais alto, brigando por uma vaga em uma competição sul-americana.
O desafio inicial será diante de um adversário que vem se consolidando na elite nacional. O Red Bull Bragantino é um clube bem organizado fora de campo, competitivo dentro das quatro linhas, mas que ainda busca um título de grande expressão para mudar de patamar. Hoje, pode ser considerado uma equipe de meio de tabela e surge como um possível adversário direto do Coritiba na luta pelo primeiro objetivo da temporada: a permanência.
Para a estreia, o técnico Fernando Seabra, que conhece bem o adversário, terá praticamente todo o elenco à disposição. A única exceção é o atacante Keno, apresentado na última terça-feira, que deve ficar como opção para a partida contra o Cianorte, no fim de semana.
A principal dúvida está no miolo da zaga. Tiago Cóser e Jacy disputam uma vaga ao lado de Maicon. Embora Jacy tenha encerrado a última temporada como um dos destaques da equipe, a lesão no rosto atrapalhou sua preparação. Isso abriu espaço para Cóser, que aproveitou a oportunidade, fez boas partidas e foi um dos principais nomes na vitória do clássico Atletiba.
No setor ofensivo, a tendência é a manutenção do trio Lucas Ronier, Pedro Rocha e Lavega. Breno Lopes, ainda em busca do melhor condicionamento físico e ritmo de jogo, deve iniciar a partida no banco de reservas.
Mais do que uma simples estreia, o jogo desta quarta-feira representa um recomeço. É o primeiro passo de uma longa caminhada, e ela começa onde o Coritiba sempre foi forte: no Couto Pereira, com a sua torcida. É hora de empurrar o time, transformar o estádio em um ambiente de pressão ao adversário e mostrar que o Verdão voltou para ficar.
Que o Couto esteja cheio. Que a voz da arquibancada ecoe. A Série A vai começar. O Coritiba voltou. E o torcedor é parte fundamental dessa história.
FICHA TÉCNICA
Coritiba x Red Bull Bragantino
Local: Estádio Couto Pereira
Data:28/01/2026
Horário: 19h
Transmissão: Premiere
Pós-Jogo COXAnautas: 22h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Anne Kesy Gomes de Sa (AM)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Coritiba: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Willian Oliveira, Seba Gómez e Josué; Lucas Ronier, Pedro Rocha e Lavega.
Técnico: Fernando Seabra
Red Bull Bragantino: Cleiton; Sant'Anna, Gustavo Marques, Alix e Juninho Capixaba; Gabriel, Sosa e Ramires; Lucas Barbosa, Eduardo Sasha e Vinicinho (Henry Mosquera).
Técnico: Vagner Mancini
Assista aqui o novo programa do COXAnautas, o “Enquanto a bola não rola”, que traz informação, análise e opinião sobre o jogo entre Coritiba e Red Bull Bragantino.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)