
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste domingo, 17, às 16h, no Couto Pereira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de perder para o Paysandu mas obter a classificação para as oitavas de final da competição, o Coritiba agora volta todas as suas atenções para o Brasileirão e inicia uma série de confrontos decisivos para sair da zona do rebaixamento. Pela frente, terá o Flamengo, que se encontra em uma situação muito parecida com a do Coritiba e tenta superar os desfalques para respirar na classificação
Mesmo sem Alex, Coxa precisa ir para cima e vencer
Na última quarta-feira, o Verdão foi até a longínqua Marabá, no Pará, para enfrentar o Paysandu pela segunda partida da terceira fase da Copa do Brasil e, embora tenha perdido a partida por 2x1, controlou bem a situação diante de um fraquíssimo adversário. O alerta fica justamente pelo resultado. Mesmo recheado de reservas e em um campo muito ruim, o Coritiba não poderia ter perdido o jogo para uma equipe que se encontra em dificuldades na Série C, principalmente tomando outro gol de cruzamento na área. É preciso ter atenção e evitar este tipo de lance em uma partida tão decisiva como a deste domingo.
Apesar de ainda estarmos na 15ª rodada do primeiro turno do campeonato, o jogo diante do Flamengo apresenta todos os contornos possíveis de decisão. Os dois times compartilham do pesadelo de permanecer há muito tempo na zona do rebaixamento e, uma vitória diante do rival, além de significar sobrevida nesta luta, elevaria o moral do grupo. Sabendo da importância destes três pontos, o Coritiba deverá pisar no gramado do Couto Pereira extremamente focado e prestando atenção durante os 90 minutos. Só importa vencer, independentemente da maneira como isso aconteça.
Em relação ao time, Celso Roth tem apenas um, mas grande problema. Alex machucou a panturrilha na partida diante do Fluminense e deve ficar de fora desta e da próxima rodada. Seu substituto é verdadeiramente um mistério. Se preferir atuar com apenas um atacante, a tendência é que Reginaldo entre na lateral e Norberto permaneça no meio. Entretanto, é forte a possibilidade de Roth escalar a equipe com dois atacantes. Neste caso, Keirrison, Élber e até mesmo Martinuccio brigam pela posição. Na zaga, por forças contratuais, Welinton é outro desfalque. Leandro Almeida forma a zaga com Luccas Claro. No restante, a equipe deverá ser a mesma das rodadas anteriores.
Flamengo tenta marcar seu primeiro gol fora de casa e respirar
O Flamengo vive situação muito parecida à do Coritiba. Embora o rubro-negro tenha conseguido duas vitórias nos três jogos sob o comando Vanderlei Luxemburgo, o time ainda permanece afundado na zona do rebaixamento e sem jogar bem. Entretanto, como o experiente técnico falou durante a semana, a hora é de jogar feio, mas vencer. É justamente atrás disso que o Flamengo vem a Curitiba. O time carioca não só ainda não venceu fora de casa como sequer marcou gols. Obviamente, a intenção é quebrar esta escrita e continuar a reação.
Em relação ao time, Vanderlei Luxemburgo terá muito mais problemas a administrar. Suspenso, o paraguaio Víctor Cáceres desfalca a equipe. O mesmo acontece com Luiz Antônio, investigado pela polícia do Rio de Janeiro por um suposto envolvimento com a milícia da cidade. Para seus lugares, Vanderlei Luxemburgo irá escalar Recife e Márcio Araújo, com o argentino Canteros formando a trinca de volantes marcadores. Na frente, o atacante Paulinho sentiu um problema muscular e também está fora do jogo. O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva entrará em seu lugar e fará a sua primeira partida como titular do Flamengo.
Panoramas da partida
Não importa como, com que time ou por qual placar. O Coritiba precisa ganhar do Flamengo. Os três pontos são fundamentais para que o time inicie a sua reação e ganhe moral para a sequência de confrontos diretos que está por vir. Fora do gramado, a torcida apoiará durante os 90 minutos para que os jogadores se sintam tranquilos e amparados para conseguirem o seu objetivo. A hora é de luta, união e suor. Atenção durante os 90 minutos e muita vontade. Estes são os ingredientes para que o time conquiste a vitória.
Ofensivamente, sem Alex, a equipe precisa readequar o seu esquema de jogo para conquistar a vitória. Neste sentido, crescem as responsabilidades de Robinho e Dudu na partida. Em suas características, ambos devem fazer a bola chegar à frente para a conclusão de Zé Eduardo que, caso tenha um companheiro ao seu lado, terá mais facilidade em concluir as jogadas. Por fim, o apoio dos laterais deverá ser importante para desafogar a marcação no meio e as jogadas de bola parada podem ser decisivas, até porque o Flamengo apresenta as mesmas dificuldades que o Coritiba neste tipo de lance.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar muito cuidado com o meia Éverton. Sem Paulinho, ele deverá ser o responsável por conferir velocidade à equipe e criar as jogadas para a conclusão de Eduardo da Silva e Alecsandro. Aliás, esta dupla de ataque do Flamengo também merece atenção. Com grande presença de área, estes dois atletas devem marcar presença à frente de Vanderlei. Por fim, o Verdão deve controlar as descidas de Leonardo Moura e João Paulo e controlar as jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um grande público para a partida deste domingo. A torcida Coxa-Branca deverá comprar a briga para a fuga do rebaixamento e apoiar os jogadores durante os 90 minutos. É preciso paciência. Apenas um gol pode ser necessário e vamos em busca dele. É fundamental vencer. Vamos fazer a nossa parte, lotar o Alto da Glória e, no grito, iniciar a reação.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 15ª rodada
Coritiba x Flamengo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 17/08/2014, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Dener; Baraka, Germano, Robinho e Dudu; Keirrison (Élber) e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Flamengo:
Paulo Victor; Leonardo Moura, Wallace, Marcelo e João Paulo; Recife, Márcio Araújo e Héctor Canteros; Éverton, Alecsandro e Eduardo da Silva.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Márcio Eustáquio S. Santiago (FIFA)
Assistente 2: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)