Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A Chapecoense vive um momento bastante positivo na Série B 2025, atualmente ocupando a 4ª colocação com 33 pontos conquistados. A equipe soma 10 vitórias, sete derrotas e três empates, demonstrando consistência e equilíbrio em sua campanha. Com uma sequência de seis jogos de invencibilidade, o Verdão do Oeste Catarinense chega ao confronto contra o Coritiba com muita confiança, sendo a equipe com a melhor pontuação nos últimos seis jogos, somando 14 pontos dos 18 disputados, com quatro vitórias e dois empates. Essa sequência forte ajudou a Chape a subir para a quarta colocação, onde permanece há quatro rodadas consecutivas. Desde o revés contra o Goiás, no dia 29 de junho, o time não perdeu mais, mostrando sua resiliência e poder de reação.
Jogando fora de casa, a equipe tem um aproveitamento razoável de 36,6%, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas. O ataque da Chapecoense é o melhor do campeonato, com 28 gols marcados, o que demonstra sua força ofensiva, enquanto a defesa tem 20 gols sofridos, reforçando um certo equilíbrio do time. A equipe nunca passou mais de dois jogos sem vencer, demonstrando sua capacidade de reagir rapidamente às adversidades e mantendo uma campanha consistente ao longo de toda a competição até agora.
O técnico Gilmar Dal Pozo tem armado o time num 3-5-2 e deve mandar a campo o mesmo time que venceu o CRB por 3 x 2 no último jogo da Chape que foi jogado na Arena Condá, em Chapecó, portanto a provável escalação deve ser: Léo Vieira, Eduardo Doma, Bruno Leonardo e João Paulo; Maílton, Rafael Carvalheira, Bruno Matias, Walter Clar e Giovani Augusto; Neto Pessoa e Marcinho.
O histórico desse confronto mostra equilíbrio no total de jogos disputados pelas duas equipes em todas as competições: Foram 12 jogos com seis vitórias do Coritiba, cinco vitórias da Chapecoense e apenas um empate.
Já, quando se trata de jogo disputado em Curitiba, a soberania tem sido Coxa-Branca, pois foram seis jogos com cinco vitórias do Alviverde do Alto da Glória e apenas uma vitória do Verdão do Oeste Catarinense. A única vitória da Chapecoense jogando no Couto Pereira foi pela série A de 2016, quando venceu o Coritiba por 4 x 3, gols do Coxa marcados por Rafael Marques, Juninho e Jorge Ortega.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)