
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira, 29, às 21h, no estádio de Pituaçu, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de uma boa estreia, quando se fez valer de muita raça e vontade para vencer o Atlético-MG, o Verdão agora tenta somar os seus três primeiros pontos longe de casa para permanecer próximo aos líderes e engatar uma boa sequência. Pela frente, terá um Bahia em crise, que sofreu duas vexatórias goleadas recentes para o Vitória, no Campeonato Baiano, e estreou no Brasileiro com o pé esquerdo, perdendo para o Criciúma
Após uma boa estreia, jogadores tentam manter o ritmo e somar mais pontos
No último domingo, o Coritiba recebeu o Atlético-MG, no Couto Pereira, e fez a sua melhor partida do ano. Contra um adversário muito qualificado, que poupou apenas quatro titulares absolutos (Ronaldinho, Jô, Leandro Donizete e Marcos Rocha), o time Alviverde teve bastante raça, lutou pelo resultado até o final do jogo e mesmo após a falha de Vanderlei, que resultou no gol do Galo, não esmoreceu e foi buscar a virada com um bonito gol de Deivid e com Arthur, que voltou à equipe após algum tempo e resolveu o jogo nos acréscimos. Outro detalhe que chamou muita atenção foi a vibração da torcida, que jogou junto com os atletas e foi recompensada com o resultado positivo.
É justamente isso que a galera Coxa-Branca pede: foco e determinação dentro de campo. Assim, as críticas certamente se dissipação e serão completamente trocadas por ainda mais apoio e energia. O Coritiba de domingo, embora tenha muito a evoluir na parte tática, é aquele que todos esperam, com muita luta e transpiração. Além do bom jogo coletivo, destaque também para as atuações individuais de Júnior Urso, Geraldo e Victor Ferraz, que foram muito bem em suas respectivas posições e ajudaram na construção do bom resultado. Fora de campo, Marquinhos Santos também mostrou bastante coragem e, até mesmo, uma dose de sorte. Com substituições certeiras, mudou o panorama do jogo e conduziu o Verdão à vitória.
Satisfeito com o rendimento da equipe que bateu o Atlético-MG, Marquinhos Santos não deverá promover mudanças na equipe titular e repetirá o time em Salvador. Botinelli, que entrou bem na vaga de Robinho, ainda não reúne condições físicas de disputar os 90 minutos e seguirá como opção no banco de reservas. O mesmo acontece com Willian, que vê Júnior Urso se destacando na marcação e levando vantagem na luta pela titularidade. Outro que permanece como titular é Geraldo, que tem se mostrado bastante voluntarioso e muito focado em ajudar a equipe. No meio, Alex tenta recuperar as boas atuações e ajudar os seus companheiros com técnica e experiência.
Em ebulição, Bahia tenta se recuperar
O Tricolor de Aço vive um ano muito complicado. Desde o início de 2013, o Bahia não se acertou, penou para chegar à final do Campeonato Baiano e sofreu duas terríveis goleadas do rival Vitória, uma por 5x1, na segunda fase da competição, e outra por 7x3, no primeiro jogo da final. Curiosamente, ambos resultados derrubaram os respectivos técnicos. Jorginho e Joel Santana não resistiram à pressão e às cobranças e acabaram demitidos. Logo após o vexame a nível Estadual, o Bahia também foi eliminado da Copa do Brasil e agravou a crise. Agora, Cristóvão Borges surge como a grande esperança da torcida Tricolor para fazer com que o time volte a ter dias mais tranquilos.
O treinador, que se destacou pelo Vasco nas temporadas anteriores, chegou com a intenção de acalmar os ânimos e reintegrou alguns jogadores que haviam sido afastados após o Estadual, como Marcelo Lomba e Titi. Entretanto, a equipe não se encontrou e, apesar de apresentar certa evolução, acabou perdendo para o Criciúma por 3x1 em sua estreia no Brasileirão. Em relação à equipe que enfrenta o Coritiba, o técnico da equipe baiana deve realizar mudanças. O zagueiro Rafael Donato e o meia Ítalo Melo devem perder os seus lugares no onze titular para Lucas Fonseca e Diones, respectivamente. Contestado pela torcida, o goleiro Marcelo Lomba levou a melhor sobre Omar e segue como titular. No restante, a equipe será a mesma da primeira rodada.
Panoramas da partida
Embora o Bahia não esteja atravessando uma boa fase, o Coritiba não deverá entrar no estádio de Pituaçu achando que vencerá a equipe da casa com facilidade, muito pelo contrário. Pressionado pela necessidade de um bom resultado, o Bahia deverá fazer uma "partida da vida" para dar uma resposta à sua torcida e aliviar um pouco da carga emocional. Cabe ao Coritiba ter paciência para controlar o ímpeto inicial do clube de Salvador e se aproveitar de um possível nervosismo dos jogadores adversários para encaixar contra-ataques e pular na frente do marcador. Além disso, os jogadores devem mostrar muita raça e determinação para evitar que o Bahia consiga uma vantagem "na marra".
Ofensivamente, o Verdão deverá continuar se aproveitando da velocidade de Geraldo (que atravessa boa fase), ainda mais nesta partida em especial, em que mais espaços tendem a surgir. No meio, Alex e Robinho precisam subir de nível para ajudar na construção de jogadas e conseguirem se aproximar de Deivid, na referência. Por sinal, o atacante parece ter recuperado o faro de gol depois de ter balançado as redes diante do Atlético-MG. O apoio dos laterais Victor Ferraz e Dênis, importantes na estreia, novamente será primordial.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com os meias Marquinhos Gabriel e Diones, que se destacou na partida diante do Criciúma com sua movimentação e velocidade. Outro que deve se utilizar desta característica para incomodar a defensiva Alviverde é Ryder, que se aproxima de Fernandão (ex-A. Paranaense) na referência para a construção das jogadas de ataque. Por fim, a zaga Coxa-Branca deve conter as descidas dos laterais e, principalmente, as jogadas de bola parada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do estádio do Pituaçu para empurrar os jogadores Alviverdes rumo a mais uma importante vitória na competição. Encaixar a segunda vitória seguida significa iniciar com o pé direito e manter-se sempre entre os líderes. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que a equipe busque mais um bom resultado, agora longe de casa.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 2ª rodada
Bahia x Coritiba
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 29/05/2013, quarta-feira
Horário: 21h
Bahia:
Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Diego Jussandro; Fahel, Hélder, Diones, Marquinhos Gabriel e Ryder; Fernandão.
Técnico: Cristóvão Borges
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento/AL
Assistente 1: Pedro J. Santos de Araújo/AL
Assistente 2: Esdras Mariano de Lima/AL
4º Árbitro: Johnn Herbert Alves Bispo/AL
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)