Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O momento é decisivo para o Cuiabá nesta série B do Campeonato Brasileiro. Após nove jogos de invencibilidade sob o comando do técnico Eduardo Barros, o Dourado conheceu sua primeira derrota: 1 a 0 para o Novorizontino, na última quarta-feira, na Arena Pantanal. O resultado interrompeu uma boa sequência de três vitórias e seis empates sob o comando do novo treinador que assumiu no lugar de Guto Ferreira, e essa derrota fez o time cair para a nona colocação, com 46 pontos — porém, a quatro pontos de alcançar o G4.
O confronto direto tinha peso na briga pelo acesso, e a derrota acabou deixando o adversário em situação mais confortável na tabela.
Mesmo assim, o desempenho do Cuiabá como mandante segue sendo um dos trunfos da equipe. O clube é o segundo melhor anfitrião da Série B, com 71,1% de aproveitamento: 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas na Arena Pantanal.
Agora, o desafio é ainda maior. Neste domingo, às 20h30 (de Brasília), o Dourado recebe o líder Coritiba, em um duelo que pode manter vivo o sonho do retorno à elite.
Segundo as projeções, as chances de acesso do Cuiabá caíram para 11,91%, mas uma vitória diante do líder pode recolocar o Cuiabá na rota da Série A.
O técnico Eduardo Barros deve mandar a campo a seguinte formação para enfrentar o Coritiba: Luan Polli; Mateusinho, Bruno Alves, Nathan, Sander e Max; Denilson, David Miguel e Jader; Alejandro Martínez e Alisson Safira.
O goleiro Luan Polli, que chegou ao Cuiabá na última janela, vindo do futebol do Irã, é conhecido da torcida Alviverde do Alto da Glória, pois fez parte do elenco do Coxa na série A de 2023.
Em três confrontos disputados na cidade de Cuiabá até agora, na história, o Coritiba ainda não venceu o Dourado, foram dois empates e uma derrota. O último jogo entre as duas equipes, disputado na Arena Pantanal em Cuiabá, valendo pela série A de 2023, deu empate por 1 a 1, gol do Coritiba marcado por Robson.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)