Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Amazonas atualmente ocupa a 18ª posição na tabela da Série B, com 18 pontos conquistados. Apesar de estar empatado em pontos com Volta Redonda e Botafogo-SP, fica à frente nos critérios de desempate pelo saldo de gols. A campanha da equipe até agora é de quatro vitórias, seis empates e oito derrotas, seu ataque fez 17 gols e a defesa sofreu 24, tornando-se a segunda defesa mais vazada da competição, ao lado do Athletico-PR e do América-MG, apenas sofreu menos gols do que o Athletic-MG, que tem 25 gols sofridos.
Nos últimos seis jogos, o time conquistou uma vitória, dois empates e duas derrotas. Fora de casa, o desempenho é ainda mais difícil: em oito jogos, foram seis derrotas e dois empates, com apenas 2 pontos ganhos de 24 possíveis, um aproveitamento de apenas 8%. Isso mostra a necessidade de uma melhora significativa para evitar o rebaixamento.
O elenco da Onça Pintada é o que mais tem jogadores estrangeiros, nada menos do que 12 jogadores estrangeiros fazem parte do plantel, sendo que os que mais tem sido titulares são: o lateral nascido na Guiné Equatorial Carlos Akapo, o volante colombiano Larry Vasquez, o atacante paraguaio Diego Torres, outro atacante, o uruguaio Kevin Ramires e o ponta argentino Joaquim Torres.
O técnico atual é Marcio Zanardi, de 47 anos, que assumiu a equipe após uma sequência de mudanças na comissão técnica nesta temporada. Ele iniciou treinando o Botafogo-SP e assumiu o Amazonas após uma derrota para o Athletico-PR.
Contra o Coritiba, Márcio Zanardi seguirá sem contar com Alyson em recuperação de operação. Além dele, Luan Silva, Nilson Castrillón e Thomas Luciano estão se recuperando de lesões.
O provável time do Amazonas que irá enfrentar o Coritiba no Couto Pereira na tarde deste domingo deve ter a seguinte formação: Renan; Carlos Akapo, Rafael Vitor, Bruno Ramires e Fabiano; Larry Vásquez, Erick Varão e Domingos; Kevin Ramírez, Joaquín Torres e Henrique Almeida (Gabriel Novaes).
Para escapar do rebaixamento o clube precisa melhorar seu aproveitamento na competição e conquistar pelo menos 27 pontos nos 20 jogos que restam, o que equivale a nove vitórias pelo menos. Pensando nisso, o time precisa urgentemente pontuar fora de casa, e quer levar pontos jogando em Curitiba, apesar de ser uma missão difícil pois enfrenta o vice-líder da competição e que tem excelente aproveitamento jogando no Couto.
O histórico de confrontos contra o Coritiba mostra duas partidas até agora: uma vitória do Amazonas por 1 x 0 em casa e uma vitória do Coritiba por 3 x 1, no Couto Pereira, com gols de Matheus Frizzo e Alef Manga.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)