
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam neste domingo, 7, às 11h, no Beira-Rio, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de sofrer outra derrota longe de casa, dessa vez para o Fluminense, o Coritiba novamente tenta a recuperação e necessita, desesperadamente, de um resultado positivo para tentar amenizar a crise. Para isso, é preciso ter postura e estratégia de time grande. Pela frente, terá um Internacional que vive um excelente fase, visto que é o único brasileiro remanescente na Copa Libertadores, mas ainda busca engrenar na competição. Para isso, pretende vencer o Verdão em seu estádio
O time
Na última quinta-feira, 4, o Verdão foi até o Maracanã para tentar se recuperar da ridícula derrota que sofrera em casa para o Avaí, mas passou longe de cumprir este objetivo. Sem qualquer inspiração ofensiva, o time Alviverde fazia um jogo sonolento com o Tricolor carioca até que Hélder, em uma jogada absurdamente infeliz, entregou a bola no peito de Fred, que habilitou Vinícius para fazer o primeiro gol da partida. No segundo tempo, em um domínio estéril, visto que não incomodou muito a meta do goleiro Diego Cavalieri, o Coritiba seguiu com os seus problemas de criação e, como se não bastasse a fraca produção, ainda foi castigado com o golpe de misericórdia de Marcos Júnior, já no final da partida. O resultado de 2x0 foi suficiente para deixar o Coritiba afundado na ZR logo no início da competição.
Os erros se repetem rodada após rodada, assim como as desculpas de Marquinhos Santos, que se esmera em utilizar sua criatividade para justificar o injustificável. Novamente, o Coritiba precisa buscar pontos fora de casa, mas a tarefa é duríssima, diante de um time que vem muito bem na temporada. Em relação à montagem de sua equipe, o técnico Coxa-Branca não poderá contar com dois atletas que foram titulares na última rodada. Hélder levou o terceiro amarelo e Wellington Paulista, por força contratual, também fica de fora. Seus lugares deverão ser ocupados por Ícaro e Rafhael Lucas, respectivamente. Entretanto, ainda existe a possibilidade de Cáceres aparecer no meio. Por fim, Paulinho se machucou diante do Fluminense e acabou sendo vetado. Negueba deverá assumir o seu lugar.
O adversário
De bem com a vida, visto que segue firme em sua caminhada na Libertadores da América, e já comemorou o título gaúcho sobre o maior rival, o Inter ainda busca o ritmo ideal no Campeonato Brasileiro. Após cinco rodadas, a equipe comandada por Diego Aguirre somou apenas seis pontos, está na metade da tabela (longe de suas pretensões de disputar o título) e tenta um bom resultado para iniciar a sua reação. A equipe possui diversos desfalques. O lateral-esquerdo Geferson está com a seleção brasileira para as disputas da Copa América. O mesmo acontece com o chileno Aranguiz. Já o meia D'Alessandro se recupera de lesão. Por outro lado, Aguirre comemora a volta de Lisandro López, que não atuou no empate diante do Palmeiras. Com uma provável tentativa de pressão desde o início, o Inter deve tentar de tudo para conseguir a vitória.
O jogo
Se a partida diante do Fluminense já era difícil, este jogo diante do Internacional será ainda mais complicado para o Coritiba. Além do componente horário, que é completamente diferente do habitual, o time Alviverde terá um adversário duríssimo pela frente, que virá motivado para tentar a vitória e passar para a metade de cima da tabela. Cabe ao Coritiba, então, tentar controlar o ímpeto do Colorado nos primeiros minutos de jogo para, aos poucos, colocar a bola no chão e sair em contra-ataques, aproveitando as poucas chances que surgirem. É necessário muita raça e determinação para um resultado positivo.
Ofensivamente, o Coritiba deverá concentrar novamente o seu jogo na dupla de meias, formada por Ruy e Thiago Galhardo. Além deles, um jogador importante talvez seja Negueba, visto que o Coritiba precisará ser muito forte nos contra-ataques para criar alguma chance. Por fim, Rafhael Lucas, que receberá uma nova oportunidade no comando de ataque, precisa ficar muito atento para não desperdiçar as jogadas e colocar a bola para dentro. Por fim, os laterais, Norberto e Henrique, serão importantes, assim como as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba terá muitas preocupações nesta partida, visto que o Internacional possui um elenco extremamente bem qualificado. No meio, Valdívia e Alex são os responsáveis por conduzir a equipe e criar jogadas. Na frente, Nilmar e Lisandro López dispensam comentários e devem ser muito vigiados. Por fim, a defensiva Coxa-Branca precisa ficar muito ligada às bolas cruzadas na área, visto que o Internacional possui jogadores muito altos e bons nas bolas paradas.
A torcida
Novamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Beira-Rio para empurrar o Coritiba em mais este dificílimo desafio no Campeonato Brasileiro. É preciso reagir de maneira urgente para que a equipe não se afunde ainda mais na Zona do Rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 6ª Rodada
Internacional x Coritiba
Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 07/06/2015, domingo
Horário: 11h
Internacional:
Alisson; Alan Ruschel, Ernando, Juan e Artur; Nicolás Freitas, Nilton, Alex e Valdívia; Nilmar e Lisandro López.
Técnico: Diego Aguirre
Coritiba:
Bruno; Norberto; Leandro Almeida, Luccas Claro e Ivan; Ícaro (Luis Cáceres), João Paulo, Thiago Galhardo e Ruy; Negueba e Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence/GO (Especial)
Assistente 2: Jesmar Benedito Miranda de Paula/GO
4º Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS (Asp. FIFA)
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)