
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, 9, às 19h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de ser derrotado no clássico, mas apresentar certa evolução, o time do Coritiba precisa demais da vitória diante do Peixe para chutar a má fase para longe, levantar a cabeça e encarar as outras 11 decisões que estão por vir. Vai ser na base da união e da raça. Custe o que custar. Pela frente, um Santos que vinha em ascensão, mas sofreu uma dura derrota para a Portuguesa no último final de semana e quer se recuperar para ainda sonhar com o G4
Não temos mais como adiar. É vencer ou vencer!
No último final de semana, o Coritiba foi até a Vila Capanema para encarar o seu maior rival e, apesar de colher mais um resultado negativo, foi um pouco diferente daquilo que vinha apresentando. Mais organizado defensivamente e com outra postura, mais vibrante e agressiva, o time Alviverde saiu na frente em uma forte cobrança de pênalti de Júlio César, que fez uma de suas melhores partidas pelo Verdão. Entretanto, quando estava prestes a virar o intervalo com a vantagem no placar, Paulo Baier, em um lance de sorte, empatou a partida. O gol desconcertou a tática Alviverde e, logo em seguida, o Verdão levou a virada. Na segunda etapa, mesmo com a expulsão de Escudero, os jogadores foram valentes, encurralaram o rival em seu campo de defesa, mas não conseguiram o empate.
Embora o resultado positivo não tenha vindo, é esta a postura que a torcida Coxa-Branca espera daqui para frente. Mantendo a mesma pegada e vibração, fatalmente os resultados aparecerão e a confiança voltará. É momento de união e foco. Temos 12 partidas pela frente e os jogadores não estarão sozinhos. É hora de superar os problemas, cobrar responsabilidade da diretoria em honrar os seus compromissos e apoiar sem parar. Agora, mais do que nunca, os onze Guerreiros que estarão em campo representação uma nação inteira fora dele. Joguem com raça, determinação e vontade por nós. Lutaremos com garra, força, amor e responsabilidade por vocês. Aos comandantes do barco Alviverde, um recado: menos palavras e mais trabalho. É hora de agir.
Em relação ao time, Péricles Chamusca ganha mais opções para montar a sua equipe. Na zaga, embora não possa contar com Escudero e Chico, suspensos, o treinador Alviverde comemora o retorno de Leandro Almeida, que formará a dupla titular com Luccas Claro. Na esquerda, Diogo Goiano assume naturalmente a posição. No meio, novidades na contenção e na criação. Júnior Urso está recuperado de lesão e volta no lugar de Uelliton. Quem fecha o setor é Alex, recuperado de uma luxação no dedo mínimo do pé que o tirou do importante clássico AtleTiba. Na frente, Geraldo e Júlio César seguem como titulares e são as esperanças de gols.
Santos quer a vitória para ainda sonhar com a Libertadores
Quem achou que a saída de Neymar poderia credenciar o Santos a ser um dos candidatos ao rebaixamento, se enganou. O Alvinegro praiano reagiu bem sem a sua principal estrela e, liderado pelo jovem técnico Claudinei Oliveira, quebrou os prognósticos e, atualmente, ocupa uma confortável oitava colocação. O time do litoral paulista já esteve bem mais perto do G4, mas ainda não desistiu do sonho. A meta dos jogadores e da comissão técnica é somar três pontos diante do Coritiba para aproveitar a sequência de dois jogos em casa e, definitivamente, se colocar como um forte candidato a uma das vagas no torneio continental.
Claudinei Oliveira alterará várias peças em relação ao time que foi derrotado por 3x0 pela Portuguesa, no último final de semana. O goleiro Aranha, que não disputou a partida por estar suspenso, retoma a sua condição de titular. Outro que retorna de suspensão é o volante Alison, que entrará na vaga do lesionado Renê Júnior. Nas laterais, mais mudanças. Cicinho, com dores musculares, será poupado e abre lugar para a entrada de Bruno Peres na direita. Do outro lado, o lateral-esquerdo Eugenio Mena está servindo a seleção do Chile e será substituído por Emerson. Por fim, no ataque, um velho conhecido. Leandrinho foi diagnosticado com uma infecção intestinal e Éverton Costa entra em seu lugar. Ele formará o trio de atacantes com os perigosos Willian José e Thiago Ribeiro.
Panoramas da partida
Daqui para frente, serão 12 decisões para o Coritiba. Esse é o espírito. Uma vitória é fundamental para alterar o ambiente no Alto da Glória e é um busca deste objetivo que os jogadores Alviverdes devem pisar no gramado do Couto Pereira. É preciso muita transpiração e vontade para superar todos os obstáculos e acumular mais três importantíssimos pontos na tabela. É hora de esquecer tudo o que passou e iniciarmos um novo campeonato, em que nosso título será a manutenção na Série A. Todo apoio será necessário, mas é preciso que os jogadores, dentro de campo, correspondam. Sabemos que são capazes, pois não ficaríamos 10 partidas invictos por acaso. O momento é de partir para cima e arrancar a vitória.
Ofensivamente, o retorno de Alex será importante, principalmente nas cobranças de falta, em que o meia poderá resolver a partida a qualquer momento. Geraldo também será muito importante neste jogo, pois deve cair nas costas dos laterais do Santos e criar enormes problemas para a defensiva adversária. Robinho, que teve boa atuação no AtleTiba, deverá repetir a dose, se apresentar para o jogo e conduzir o Verdão à frente. O apoio dos laterais, Victor Ferraz e Diogo, também será muito importante até porque, com Gil e Júnior Urso na contenção, a tendência é que tenham mais liberdade para chegar ao fundo.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar muita atenção em Thiago Ribeiro e Willian José. O primeiro atravessa grande fase e vem se destacando nas últimas partidas do Santos com gols e assistências. Já o segundo é bastante oportunista e costuma aproveitar as suas chances dentro da área adversária. Além deles, a defensiva Coxa-Branca deve cuidar de Cícero, que deve jogar com mais liberdade e se aproximar do ataque. Por fim, a zaga Alviverde deve prestar muita atenção nas jogadas de bola aérea, especialmente com Edu Dracena, que costuma aparecer muito bem na área, fazendo gols com frequência.
Apoio nas arquibancadas
Torcedor Alviverde, você será fundamental na partida desta quarta-feira. Não importa quem estará em campo, o Coritiba precisa ganhar a partida de qualquer jeito. Faça um esforço e, por 90 minutos, esqueça as promessas vazias desta diretoria. Empurre o time à frente e, com amor e garra, seja mais um Guerreiro Alviverde a utilizar a sua voz para levar o Coritiba à vitória. É preciso ganhar, chutar a má fase para longe e olhar para frente. Jogadores: vençam por nós, estaremos com vocês!
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2013 - 8ª rodada - returno
Coritiba x Santos
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 09/10/2013, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Júlio César.
Técnico: Péricles Chamusca
Santos:
Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Arouca e Cícero; Éverton Costa, Willian José e Thiago Ribeiro.
Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Alicio Pena Júnior/MG
Assistente 1: Márcia Bezerra Lopes Caetano/RO
Assistente 2: Marrubson Melo Freitas/DF
4º árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)