
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizada às 22h
Coritiba e Chapecoense se enfrentam neste sábado, 19, às 21h, na Arena Condá, em Chapecó, pela partida de estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro 2014. Depois de garantir uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil na estreia de Celso Roth, o Verdão agora concentra as suas forças na principal competição nacional e precisa largar bem para tentar fazer uma competição sem todos os sustos experimentados no ano passado. Pela frente, terá uma empolgada Chapecoense, que faz sua estreia na série A na era dos pontos corridos e, apesar de não ter feito um bom catarinense, terá uma cidade inteira a lhe apoiar
Ainda sem Alex, Verdão quer seus três primeiros pontos no nacional
Na última quarta-feira, 16, o Coritiba recebeu o Cene, no Couto Pereira, para garantir uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil e, na estreia de Celso Roth, conseguiu cumprir o seu objetivo. Mesmo sem apresentar um futebol vistoso, o Alviverde foi muito seguro em sua defesa, não permitiu que a equipe adversária sequer ameaçasse o gol de Vanderlei e em nenhum momento teve a vaga a perigo. Obviamente que o adversário de quarta está longe de estabelecer qualquer parâmetro mas, pelo menos, o Coritiba não deu os mesmos sustos que ocorriam repetidamente na era Dado Cavalcanti.
Mas se a defesa funcionou, principalmente em virtude da boa estreia de Baraka e do retorno de Leandro Almeida, o mesmo não se pode dizer do ataque. Sem a genialidade e os toques diferenciados de Alex, o Verdão voltou a mostrar todas as suas deficiências e limitações, o que indica que é neste setor do gramado que Celso Roth terá que concentrar suas atenções neste primeiro momento. Robinho e Dudu pouco produziram e, apagados, tiveram dificuldades em concatenar jogadas. Com isso, fica muito evidente a necessidade de buscar reforços, principalmente para fazer com que o time dependa um pouco menos das atuações de Alex.
Visando dar conjunto à sua equipe e promover o entrosamento, o técnico Celso Roth não deverá alterar a estrutura da equipe para a estreia na competição nacional. A única dúvida parece ser no meio-campo, onde Dudu pode perder a sua vaga na equipe titular. Se preferir uma formação mais defensiva, Chico e Denner são as opções. Caso opte por levar sua equipe um pouco mais à frente, Geraldo surge como alternativa. No banco, a grande novidade é Zé Eduardo que, depois de um longo tempo fazendo um trabalho de reforço muscular, volta a ficar disponível.
Chapecoense quer permanecer na elite e, se possível, voltar a surpreender
A Chapecoense foi, de longe, a grande surpresa da Série B do ano passado. No início da competição, a "Chape" não era apontada como potencial candidata a subir de divisão, entretanto, o longo trabalho do técnico Gilmar dal Pozzo fez diferença e, mostrando conjunto e entrosamento, o time catarinense caminhou firme para o acesso que lhe dá a chance de, pela primeira vez na história dos pontos corridos, participar de uma Série A do Campeonato Brasileiro. Justamente por isso, a cidade de Chapecó está em festa e a população espera lotar a Arena Condá nesta primeira partida do clube na elite.
Entretanto, 2014 não começou muito bem para a Chapecoense. A equipe não fez um bom catarinense e foi eliminada na primeira fase do Estadual. Lutando contra o descenso, entretanto, a Chape reagiu, venceu o hexagonal contra o rebaixamento e afastou qualquer possibilidade de cair em nível Estadual. A campanha aquém das expectativas fez com que a diretoria se mexesse e reforçasse o elenco. Vários jogadores chegaram para qualificar a equipe. Ricardo Conceição (ex-P.Clube) é um dos contratados que devem fazer suas estreias diante do Coritiba. A grande ausência fica por conta do zagueiro Fabiano que, com dores na coxa, se une aos meias Neném e Camilo no DM e fica "de molho" por, no mínimo, 10 dias. No restante, a base do time deverá ser a mesma que goleou o Avaí, por 4x1, no último final de semana.
Panoramas da partida
O Coritiba terá, certamente, muitos obstáculos em sua estreia no Campeonato Brasileiro. Além de atuar em um estádio acanhado, o Verdão terá que suportar a grande pressão da torcida que, pela primeira vez na era dos pontos corridos, terá a oportunidade de ver seu time atuar contra os maiores clubes do território nacional. Justamente por isso, o Verdão deve estar preparado para um jogo físico, de muito contato, e prestar atenção na marcação durante os 90 minutos de jogo. Raça, determinação e vontade não poderão faltar para que a equipe possa ter alguma chance de êxito.
Ofensivamente, os meias do Verdão precisam funcionar, principalmente porque não é concebível que o time dependa tanto assim das atuações de Alex. Assim, Robinho e Roni precisam aparecer para o jogo e levar o Alviverde à frente. Além deles, é fundamental que os laterais apoiem o ataque e, em muitas vezes, atuem como pontas. Nestes casos, Victor Ferraz e Carlinhos devem aparecer para o jogo e se colocarem como alternativas de frente. No banco, Geraldo e Zé Eduardo são boas opções para alterar os panoramas do jogo.
Na parte defensiva, o Verdão deve, principalmente, controlar o meia Régis, um dos artilheiros do campeonato catarinense, que deve ser muito bem vigiado. Além dele, o Verdão deve neutralizar as descidas de Ricardo Conceição, conhecido da torcida paranaense por ter atuado no P. Clube, e a velocidade dos atacantes Roni e Bergson (ou Fabinho Alves) na frente. Por fim, a defensiva Coxa-Branca deve controlar as jogadas de bola parada para que sejam evitados os cruzamentos à área de Vanderlei. Sair na frente é fundamental para colher um bom resultado.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas da Arena Condá para empurrar os jogadores rumo à primeira vitória na competição. Uma boa largada é necessária para que o Verdão não passe sustos e tente alcançar objetivos maiores na competição. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 1ª rodada
Chapecoense x Coritiba
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 19/04/2014, sábado
Horário: 21h
Chapecoense:
Danilo; Ednei, Rafael Lima, André Paulino e Tiago Saletti; Wanderson, Ricardo Conceição, William Arão (Abuda) e Régis; Roni e Bergson (Fabinho Alves).
Técnico: Gilmar dal Pozzo
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico (Dudu), Gil e Robinho; Roni e Júlio César.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá/RJ
Assistente 1: Marcelo Bertanha Barison/RS
Assistente 2: José Antônio Chaves Franco Filho/RS
4º Árbitro: Bráulio da Silva Machado/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)