
Pré-Jogo
Em um confronto com dois candidatos ao retorno à Série A, o Coritiba enfrenta o Vasco da Gama, nesta terça-feira, às 21:30hs, no Couto Pereira, em partida válida pela décima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A disputa marca um duelo de duas equipes campeãs brasileiras que foram rebaixadas em 2020 e lutam para voltar à primeira divisão. Enquanto o Coritiba busca se manter no G4 e se aproximar do líder Náutico, o Vasco precisa de uma vitória para tentar se colocar pela primeira vez entre os quatro primeiros colocados.
O jogo será marcado também por um duelo de irmãos. Do lado alviverde, Luciano Castan, que tem se firmado no time titular com atuações sólidas, formando a zaga com o experiente Henrique. Do lado vascaíno, o seu irmão Leandro Castan, que, apesar de ser o xerife da zaga cruzmaltina, tem sofrido com algumas críticas por conta de atuações irregulares. Essa será a segunda vez em que os irmãos se encontram. A primeira vez foi em 2019, quando CSA e Vasco se enfrentaram na Série A.
Distante cinco pontos do líder Náutico, mas com dois jogos a menos, o Coritiba buscará os três pontos para encurtar a distância para a liderança. Para isso, o técnico Gustavo Morínigo terá o desfalque do atacante Waguininho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O seu substituto ainda não está definido, mas a opção mais provável é a entrada do lateral-direito Igor, que, após perder a titularidade para Natanael, tem atuado mais avançado, como uma espécie de coringa do treinador alviverde.
Morínigo tem ainda mais duas dúvidas para escalar sua equipe. O volante William Farias, com dores nas costas, não tem presença garantida. Caso não esteja em condições de jogo, Matheus Sales deverá ser seu substituto. A outra dúvida é a presença de Robinho ou Rafinha desde o início, ou então, os dois podem começar juntos, com Rafinha sendo deslocado para ocupar a vaga de Waguininho no ataque alviverde.
Na quinta-colocação, o Vasco busca entrar no G4 pela primeira vez. Apesar do time vir de duas vitórias seguidas, contra Confiança e Sampaio Corrêa, o técnico Marcelo Cabo segue sendo questionado no Rio de Janeiro e precisa de um bom resultado contra o Coxa para se firmar.
Ele terá o desfalque do volante Michel e do atacante Morato, que estão entregues ao departamento médico. O meia Bruno Gomes, expulso contra Cruzeiro e Goiás, poderia estar a disposição, mas será preservado pela comissão técnica e não foi relacionado para a partida.
Por outro lado, o atacante Léo Jaba, recuperado de problemas físicos volta a ficar à disposição.
O time vascaíno terá apenas uma alteração em relação ao último jogo. O experiente volante Rômulo ganhou a vaga de Matias Galarza no meio-campo.
Ficha técnica
Coritiba x Vasco
Décima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
13/07/2021
Estádio Couto Pereira
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO
Assistente 1: Leone Carvalho Rocha/GO
Assistente 2: Tiago Gomes da Silva/GO
Coritiba: Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; William Farias (Matheus Sales), Val e Robinho (Rafinha); Igor (Rafinha), Léo Gamalho e Igor Paixão.
Técnico: Gustavo Morínigo
Vasco da Gama: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Leandro Castan e Zeca; Romulo, Andrey, Marquinhos Gabriel e MT; Gabriel Pec e Cano.
Técnico: Marcelo Cabo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)