
Força Ofensiva
Por: Ricardo Honório
O técnico Guto Ferreira terá que alterar o seu ataque para o Atletiba do próximo domingo. Isso porque o atacante Warley foi expulso logo no início da partida contra o Red Bull Bragantino na última rodada e está suspenso para o clássico.
Assim, o treinador Coxa-Branca será obrigado a mexer em uma estrutura que vem dando certo, principalmente nos jogos dentro de casa, quando passou a optar por um ataque de mais mobilidade e que ajudasse mais na marcação.
Guto Ferreira tem algumas alternativas para o lugar de Warley, que vão desde a manutenção do mesmo sistema de jogo, ou então, mudar completamente a maneira da equipe jogar.
Vamos conhecer as opções que Guto Ferreira tem para armar o seu ataque para o clássico:
Manutenção do mesmo sistema
Caso Guto queira manter o mesmo sistema, a opção mais provável seria a entrada do atacante José Hugo, que possui características um pouco parecidas com as de Warley.
O atacante já foi utilizado 11 vezes neste Brasileirão e foi responsável pelo gol da vitória contra o Fortaleza, quando mesmo com um a menos, o Coritiba conseguiu chegar ao gol no último minuto da partida, em uma bonita arrancada do atacante.
Nos oito jogos que Guto Ferreira dirigiu o Coritiba, José Hugo foi utilizado em três oportunidades, sempre entrando no segundo tempo.
Outra possibilidade é a entrada do atacante paraguaio Hernán Pérez. Mais experiente, porém menos veloz, pesa a favor do jogador a sua maior maturidade em jogos importantes.
Porém, o paraguaio não atua há quase um mês, desde a derrota para o Botafogo, quando entrou na segunda etapa. Hernán Pérez só atuou em duas oportunidades com a camisa do Coritiba.
Homem de referência
Talvez esteja aí a preferência de grande parte da torcida Coxa-Branca para o clássico, a entrada do atacante Léo Gamalho, artilheiro do time no Brasileirão com 7 gols.
O artilheiro só foi titular com Guto Ferreira na partida de estreia do treinador, quando o Coritiba foi goleado por 5x2 para o Fluminense. De lá para cá, Gamalho foi sacado do time titular e só atuou em três oportunidades, sempre vindo do banco de reservas. O jogador vem convivendo com problemas físicos nas últimas rodadas e não chegou a ser relacionado para os jogos contra Avaí, América/MG e Botafogo.
Mas para encaixar Léo Gamalho na equipe titular, Guto Ferreira teria que mexer na posição de Fabrício Daniel, que vem atuando centralizado. Com um homem de referência em campo, o atacante passaria a atuar pelo lado direito, na posição de Warley.
O problema é que o ataque do Coritiba ficaria mais lento, podendo ser presa fácil para os zagueiros adversários.
Outra opção seria a entrada de Adrian Martinez, um atacante mais próximo com as características que Guto Ferreira vem utilizado com Fabrício Daniel centralizado. O atacante argentino costuma marcar com mais intensidade a saída de bola do adversário, qualidade que agrada ao treinador alviverde.
Porém, o atacante, que está no Departamento Médico, não vem sendo relacionado desde a partida contra o Atlético/GO e ainda não tem certa a liberação para o clássico.
Povoar a meia-cancha
A entrada de mais um homem na meia-cancha não pode ser completamente desprezada para o clássico Atletiba, principalmente se considerarmos que essa tática deu muito certo no jogo contra o Red Bull Bragantino, quando o Coritiba passou a jogar com um homem a menos.
Com mais um volante em campo, Bernardo, Guto Ferreira conseguiu fechar o lado direito e dar liberdade para Alef Manga, que não precisou se preocupar com a marcação e ainda conseguiu incomodar a defesa adversária.
Considerando que o adversário tem jogadores perigosos pelas pontas, não seria surpresa se Guto Ferreira usasse Bernardo, dando liberdade para Boschilia, Fabrício Daniel e Alef Manga.
Caso queira povoar o setor de meio-campo, Guto Ferreira ainda teria as opções de Thonny Anderson, Régis ou Robinho, caso esse seja liberado do Departamento Médico. O Coritiba ganharia em criatividade na meia, porém, perderia em força de combate em comparação a escalação de Bernardo. Como Thonny e Régis vem sendo pouco utilizados pelo treinador alviverde, é muito improvável as suas escalações desde o início do clássico. Já Robinho, dependerá das condições físicas.
E para você, torcedor Coxa-Branca, qual a melhor opção para o lugar de Warley?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)