
ARBITRAGEM
A CBF divulga em seu site oficial, o quadro do sorteio dos trios de arbitragem e a escala de árbitros sorteados, atendendo à norma legal, prevista no Estatuto de Defesa do Torcedor, uma lei federal.
Para a rodada deste fim de semana, a 41ª do Campeonato Brasileiro, 19 trios foram escolhidos pela Comissão de Arbitragem da CBF para compor o sorteio das 11 partidas da rodada.
Entretanto, curiosamente, o critério usado pela confederação permite que o mesmo trio de arbitragem participe do sorteio de duas partidas diferentes, na mesma rodada.
Na rodada deste final de semana, três trios de arbitragem estão nesta situação: Wallace Nascimento Valente, do Espírito Santo e os assistentes Marcos Antônio Moreira Collodetti e Alfonso Scarpati. Eles foram selecionados para os sorteios das partidas entre São Caetano x Coritiba e também para A. Paranaense x Paysandu.
O critério de sorteio usado pela CBF coincidentemente repetiu-se para o gaúcho Carlos Eugênio Simon e o pernambucano Wilson Mendonça de Souza. Eles também foram escolhidos para irem a sorteio em duas partidas diferentes numa única rodada.
Fica a dúvida no ar: por que apenas alguns trios de arbitragem vão para o sorteio em duas partidas diferentes numa mesma rodada? E se no sorteio o trio levasse azar e fosse sorteado para duas partidas na mesma rodada? Quem e como seria definido o critério para saber em qual das partidas eles iriam trabalhar?
Não são divulgadas quais são as regras do sorteio, mas numa primeira análise, não parece lógico colocar mais de um trio para cada sorteio.
Imagine a seguinte situação: para cada partida coloca-se dois trios para o sorteio. Porém, estes trios estão também relacionados a outros sorteios. Sobraria para uma destas partidas apenas um trio. A dúvida é: houve sorteio para essa partida? Teoricamente, não.
Outra dúvida que fica no ar: qual o critério de escolha para a primeira partida (entre onze partidas da rodada) a ter seu trio de arbitragem sorteado?
Esta situação é relevante, tendo em vista que nem todos os trios disponíveis para sorteio naquela rodada vão a sorteio em duas partidas. A maioria deles (dezesseis em dezenove), foram para o sorteio na rodada deste final de semana em apenas uma partida.
Mais uma dúvida que paira no ar: por que apenas três dos dezenove árbitros tiveram uma "segunda chance" no sorteio da Confederação.
O critério regionalidade parece não ter sido observado no sorteio da CBF, pelo fato que o pernambucano Wilson Mendonça de Souza (aquele que prejudicou o Cori, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro), foi para o sorteio de uma partida em Porto Alegre (Internacional x Palmeiras) e noutra no Rio de Janeiro (Fluminense x Juventude).
Veja a o sita oficial da CBF para ver a relação dos trios de arbitragem que foram para o sorteio deste final de samana clicando aqui
Veja a página da escala da 41ª rodada clicando aqui




Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)