
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste sábado, 13, às 21h, na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de se recuperar com uma bela vitória diante da Chapecoense, mas não ter conseguido sair da ZR, o Verdão agora tem uma nova chance, mas precisa voltar a vencer longe de casa. Pela frente, terá um Santos em um momento conturbado após a demissão de Oswaldo de Oliveira e declarações infelizes de seu presidente. Justamente por isso, busca a recuperação na tabela para acalmar os ânimos
Após polêmica com salários, time tenta uma vitória fundamental
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu a Chapecoense, no Couto Pereira, em um confronto chave para as pretensões do clube no campeonato e fez exatamente o que a torcida esperava: sem dificuldades, o time atropelou a fraca equipe catarinense. Com menos de um minuto de jogo, Robinho abriu o placar. Logo após, em uma jogada parecida, Martinuccio ampliou, dando tranquilidade ao time, que seguiu atacando e incomodando a meta de Danilo. No segundo tempo, Joel entrou e deu números finais ao jogo. Mais do que isso, o camaronês mostrou que pode ser bastante útil ao time.
Apesar de ótima, a vitória não foi suficiente para tirar o Coritiba da ZR, visto que o time perde nos critérios de desempate para a própria Chapecoense. Entretanto, após o jogo, o que chamou a atenção da torcida foi a declaração de Zé Eduardo, que revelou atraso no pagamento dos salários dos jogadores. As explicações da diretoria foram bastante vagas, mas é obrigação dos dirigentes cumprir com os acordos fechados com os atletas. A torcida não deixará de apoiar e cobrar, entretanto, os jogadores também precisam de tranquilidade para trabalhar. Com a maior receita da história do clube, é inadmissível este tipo de dificuldade, ainda mais nesta altura do campeonato.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos terá dois desfalques certos na defesa. Norberto e Welinton receberam o terceiro cartão amarelo e não atuam em Santos. Ivan, que fará a sua estreia na equipe principal, e Luccas Claro, respectivamente, serão os substitutos. Zé Eduardo, que sofreu uma entorse no tornozelo diante da Chapecoense, não sentiu nada nos treinamentos e vai para o jogo. A boa notícia foi o retorno de Alex aos treinamentos. Entretanto, o meia deve ficar disponível apenas para o duelo diante do São Paulo. Assim, à exceção das alterações acima, o time será o mesmo que venceu no meio semana.
Santos tenta superar as turbulências e também necessita da vitória
Colocado exatamente na metade da tabela, o Santos vive um momento complicado no Brasileirão. O Alvinegro praiano recentemente demitiu o técnico Oswaldo de Oliveira em uma decisão controversa, o que gerou uma situação estranha na Vila Belmiro. Além disso, ainda nesta semana, o presidente do clube deu declarações que geraram a ira da torcida, visto que ele criticou abertamente o estado da Vila Belmiro, citando, inclusive, que sente "vergonha" do famoso estádio. Ou seja, o clima não é dos melhores para o jogo deste sábado.
O técnico Enderson Moreira tem alguns problemas para escalar a equipe, mas ganha reforços. O lateral-esquerdo Eugenio Mena, que serviu a seleção chilena nos últimos dias, voltou machucado e está fora do jogo. Além dele, o atacante Thiago Ribeiro está sentindo fortes dores nas costas e foi vetado para o jogo. Por outro lado, o treinador santista ganha os reforços de Alisson, que estava servindo a seleção olímpica, e Robinho, que esteve presente nos amistosos da seleção principal nos Estados Unidos. Por todos estes motivos, a decisão sobre qual time entrará em campo deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
A partida deste sábado certamente será complicada para o Verdão. Entretanto, o turbulento clima que a equipe do Santos atravessa poderá ajudar o Coritiba no jogo. Para isso, a equipe não poderá tomar um gol no início do jogo sob hipótese alguma, visto que isto iria trazer a torcida para o lado dos jogadores novamente. Cabe ao Coritiba, então, jogar com inteligência e atenção para controlar a partida e, nos contra-ataques, chegar ao gol de Aranha.
Na parte ofensiva, a equipe, novamente, contará com a velocidade do trio formado por Martinuccio, Élber e Zé Eduardo para construir as jogadas e arrematar em gol. Além deles, Robinho, que mostrou evolução no jogo diante da Chapecoense, também precisa encostar nos atacantes para dar outra alternativa na frente. Por fim, o apoio dos laterais Ivan e Carlinhos, além das jogadas de bola parada também serão importantes armas.
No aspecto defensivo, os jogadores Alviverdes devem prestar muita atenção na trinca ofensiva do Santos, formada por Robinho, Leandro Damião e Gabriel. Robinho vem demonstrando ter reencontrado seu futebol na volta ao Brasil e deve ser o jogador mais perigoso. Além disso, o apoio do lateral Cicinho e a atuação do meia Lucas Lima devem ser controlados. Por fim, é preciso neutralizar as jogadas de bola aérea, especialmente com David Braz, que vem se destacando neste tipo de lance.
Certamente, a torcida Alviverde estará presente nas arquibancadas da Vila Belmiro para empurrar os jogadores rumo à importante vitória, que pode tirar a equipe da ZR. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos. Raça e determinação em busca da vitória.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 21ª rodada
Santos x Coritiba
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 13/09/2014, sábado
Horário: 21h
Santos:
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zé Carlos; Alisson, Arouca e Lucas Lima; Robinho, Leandro Damião e Gabriel.
Técnico: Enderson Moreira
Coritiba:
Vanderlei; Ivan, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho e Élber; Alejandro Martinuccio e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA)
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Especial)
4º Árbitro: Adriano de Assis Miranda/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)