
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Ponte Preta se enfrentam nesta quarta-feira, 16, às 21h, no estádio Moisés Lucarelli, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Agora não tem mais escolha. É preciso fazer pontos para evitar e entrada na ZR. Para isso, o time precisa jogar com o coração e, caso não dê na técnica, vencer a partida na raça, resgatando as origens do Coritiba e superando todas as adversidades. Pela frente, um time que vive situação ainda pior. A Ponte Preta jogará praticamente a sua vida ma partida desta quarta e usa artifícios como a promoção dos ingressos para encher o seu estádio, fazer pressão e arrancar a vitória "na marra"
Mais uma chance para mostrar poder de reação
No último sábado, o Coritiba foi até o Nordeste para desafiar o Vitória e voltar de Salvador com algum ponto na bagagem. E mesmo sem fazer uma boa partida, o time vinha alcançando o seu objetivo até a metade do segundo tempo, quando Dinei fez o segundo gol e decretou a derrota Alviverde no Barradão. Foi mais um jogo em que é possível dizer que não faltou vontade, entretanto, novamente, o Coritiba sofreu com falhas individuais que, em um campeonato tão equilibrado como é o caso do Brasileirão, acabam por decidir partidas. De positivo, o fato que, depois de muito tempo, o Coritiba conseguiu igualar uma partida fora de casa após sair atrás do marcador e, de certa forma, teve chances de assumir o controle do jogo e colher um resultado melhor.
O resultado adverso trouxe o Alviverde ainda mais para perto da ZR. Além do Vasco, a ameaça agora é o Criciúma, que vem reagindo na competição e mostra querer entrar na briga para permanecer na elite em 2014. Sendo assim, é fundamental que o Verdão some, pelo menos, um ponto no Moisés Lucarelli, visto que esta rodada é marcada por muitos confrontos diretos que, em caso de novo insucesso, podem decretar a entrada do Coritiba na zona do rebaixamento. Em virtude disso, não poderá faltar muita determinação, garra, luta e vontade em Campinas. É preciso encarar a partida diante da Ponte Preta como uma verdadeira decisão e, para isso, a motivação deve estar em alta. Toda força necessária será enviada para que os jogadores consigam voltar para casa com um resultado positivo.
Em relação ao time, Péricles Chamusca deve promover algumas mudanças e tem algumas dúvidas para escalar a equipe. Na zaga, Luccas Claro, que na partida contra o Vitória foi sacado do time para a entrada de Chico, deve reassumir a condição de titular. Na lateral-direita, Victor Ferraz, desgastado pela sequência de jogos, deve ser poupado. Nesse caso, Gil seria deslocado para o setor, abrindo espaço para a entrada de Willian ou Germano, no meio-campo. Ainda na meia, a grande expectativa fica pelo retorno de Alex. O meia ainda está com o tornozelo inchado, mas deve reunir condições de jogo e comandar o Coritiba no gramado do Moisés Lucarelli rumo à vitória. Nas demais posições, a equipe será a mesma que vem atuando nos últimos jogos.
Ainda respirando, Ponte Preta tenta a vitória para se livrar da degola
Em situação bastante delicada na tabela, a Ponte Preta tenta se agarrar nas chances matemáticas para se livrar do rebaixamento e consolidar o que seria uma espetacular reação. Entretanto, a tarefa tem sido bastante dura. Assim como o Coritiba, a Macaca não consegue encaixar uma sequência de bons resultados e vive de triunfos esporádicos para seguir respirando. Um dos grandes aliados do clube é o próprio estádio Moisés Lucarelli. Pensando nisso, a diretoria da Ponte Preta baixou o preço dos ingressos e espera casa cheia para o confronto diante do Verdão. A ideia é utilizar o fator casa e a pressão da torcida para alcançar o resultado positivo.
O time que enfrentará o Coritiba não deverá ser muito diferente daquele que foi derrotado pelo Santos. Sem qualquer problema de suspensão, o técnico Jorginho fará duas alterações de ordem técnica. Livre da suspensão que o tirou do último jogo, o zagueiro César volta ao time titular na vaga de Ferron. No meio, quem reaparece é Adrianinho. O meia, que também não participou da derrota na última rodada, toma o lugar de Elias (ex-A. Paranaense). Por fim, Jorginho deve levar uma dúvida para a partida. O garoto Rafael Ratão entrou muito bem no último jogo, fez seu primeiro gol como profissional e pode aparecer na equipe.
Panoramas da partida
Mesmo fora de casa, o Coritiba precisará entrar forte e determinado em busca de uma vitória. O desafio será grande, visto que a Ponte Preta deve criar uma atmosfera de decisão para esta partida e tende a se apoiar na pressão da torcida para conseguir pular na frente do marcador. Cabe ao Coritiba controlar o ímpeto da equipe adversária, não repetir o mesmo erro de Salvador (quando levou um gol com muito pouco tempo de partida) e, aos poucos, se impor na partida. Sobretudo, será necessário que o time apresente rapidez nos contra-ataques e marque muito forte no meio.
Ofensivamente, a volta de Alex significa que o Coritiba terá mais alternativas ofensivas e mais qualidade no passe. O craque Alviverde será o principal responsável por conduzir o time ao ataque, mas é preciso que Robinho também esteja ligado no jogo e ajude a municiar Geraldo e Júlio César, no comando de ataque. Além deles, o apoio pelas laterais, com Gil e Diogo Goiano também será muito importante, assim como as jogadas de bola parada e os cruzamentos à área. De qualquer forma, a equipe precisa estar preparada para concretizar as suas chances e sair de Campinas com um resultado positivo.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará cuidar da dupla de ataque da Macaca. O veloz Rildo costuma incomodar as defesas adversárias com sua movimentação e também cria espaços para as chegadas dos meias. No comando de ataque, William, que faz um bom campeonato, também é bastante perigoso e precisa ser vigiado. No meio, quem comanda as ações é Adrianinho, que possui boa qualidade no passe e pode incomodar. Por fim, o Coritiba precisa ficar atento às jogadas de bola parada, principalmente com Fellipe Bastos, que possui um chute muito forte e possui excelente aproveitamento neste tipo de lance.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Moisés Lucarelli para ajudar o grupo de jogadores a reagir na competição, conquistar a vitória e evitar a entrada na zona do rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de uma fundamental vitória, que representará o renascimento do Coritiba neste Brasileirão.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 29ª rodada
Ponte Preta x Coritiba
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 16/10/2013, quarta-feira
Horário: 21h
Ponte Preta:
Roberto; Régis, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Rafael Ratão), Fellipe Bastos e Adrianinho; Rildo e William.
Técnico: Jorginho
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo Goiano; Júnior Urso, Willian (Germano), Robinho e Alex; Geraldo e Júlio César.
Técnico: Péricles Chamusca
Árbitro: Fabrício Neves Correa/RS
Assistente 1: Cleriston Cley Barreto Rios/SE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Katiuscia M. Berger Mendonça/ES (FIFA)
4º árbitro: José Cláudio Rocha Filho/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)