
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Portuguesa se enfrentam neste sábado, 9, às 19h30, no Canindé, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois da terrível partida do último final de semana, diante do Vasco, o Coritiba precisa dar uma resposta à sua torcida e fazer pontos, porque a distância para a ZR foi reduzida para apenas quatro pontos e é preciso abrir os olhos, sob pena de ter que conviver com a tensão de acumular pontos nas últimas rodadas. Pela frente, uma Portuguesa que vive uma situação muito parecida e, sem vencer há três jogos, busca driblar os problemas financeiros para somar pontos, se afastar do perigo e continuar na série A em 2014
Time precisa jogar e, enfim, voltar a vencer longe de casa
No último final de semana, o Coritiba foi até Macaé, no Rio de Janeiro, e nem de longe lembrou aquele time que venceu Cruzeiro e Grêmio em sequência. Apático e aparentemente desinteressado pela partida, o Verdão sucumbiu a um desorganizado porém esforçado Vasco, que venceu a partida simplesmente por ter demonstrado mais vontade. As falhas individuais voltaram a aparecer e, outra vez, o Coritiba foi presa fácil longe do Couto Pereira. O resultado negativo faz com que o Alviverde consiga ser pior até mesmo que o lanterna Náutico em aproveitamento nas partidas longe de casa e volte a se preocupar com o rebaixamento, visto que a diferença entre os dois clubes foi encurtada.
É preciso colocar um ponto final nisso. Ou o Coritiba soma pontos quando atua fora de Curitiba ou novamente irá sofrer a pressão dos clubes da ZR. Uma boa oportunidade para começar a mudar esta história é diante da Portuguesa. Entretanto, o time precisa demonstrar atitude e comprometimento. Muitos jogadores simplesmente ficaram olhando o Vasco jogar e esta situação é inadmissível para o atual momento do Coritiba. Luta, garra e disposição não podem faltar, até porque a guerra ainda está longe de acabar. São, no mínimo, sete pontos a serem somados para, somente depois disso todos respirarem aliviados e ousarem falar na próxima temporada.
Em relação ao time, Péricles Chamusca, enfim, será obrigado a mexer na estrutura. Suspenso, Gil está fora e cede lugar a Victor Ferraz, que reassume a titularidade depois de um longo tempo. Na frente, Geraldo sentiu uma lesão muscular ainda no Rio de Janeiro e provavelmente ficará fora da reta final do Brasileirão. Para reforçar o setor, a tendência é que Carlinhos seja avançado e atue como um "falso atacante". Assim, Diogo entraria na lateral. Por fim, Robinho sentiu o desgaste muscular durante a semana, foi poupado de praticamente todos os treinos e dificilmente deve jogar. Vítor Júnior e Lincoln disputam a posição, com mais chances para o primeiro. Nas demais posições, a equipe será a mesma que atuou contra o Vasco.
Lusa tenta vencer para não se preocupar
Depois de iniciar o campeonato de maneira bastante negativa, a Portuguesa se recuperou na competição e, após da chegada do técnico Guto Ferreira, afastou um pouco da preocupação sobre a queda para a Série B. Entretanto, os últimos resultados da equipe ligaram o sinal de alerta no Canindé e a equipe paulista já começa a olhar com mais cuidado para baixo. Além disso, os problemas financeiros também atingiram a Lusa e, nas últimas semanas, os jogadores reclamaram dos salários atrasados, chegando inclusive a recusar o regime de concentração antes dos jogos. De qualquer forma, os atletas negam isso esteja atrapalhando o rendimento da equipe dentro das quatro linhas e seguem na luta.
Embora tenha feito uma partida bastante razoável, a equipe vem de derrota para o São Paulo e, com um ponto a menos que o Coritiba, também necessita da vitória para evitar a aproximação dos clubes da zona do rebaixamento. Para o jogo deste sábado, o técnico Guto Ferreira terá notícias bastante positivas, com a volta de importantes jogadores. Recuperado de uma cirurgia para a retirada do apêndice, Diogo treinou normalmente durante a semana e deverá formar a dupla de ataque titular com o artilheiro Gilberto. Outro que retorna é o zagueiro Moisés Moura, recuperado de lesão. No meio, Ferdinando também fica à disposição do treinador, porém, as atuações de William Arão podem manter o antigo titular no banco. A única notícia ruim é na direita. Luís Ricardo sentiu dores no adutor e pode ser vetado. Nesta hipótese, Corrêa seria improvisado na direita.
Panoramas das partida
O mínimo que se espera é que o Coritiba tenha atitude para jogar no Canindé. O time precisa se comportar de maneira mais interessada e comprometida, visto que ainda tem um objetivo a alcançar. Além disso, é preciso quebrar esta escrita da falta de vitórias longe de casa. Entretanto, o time terá que apresentar muito mais raça, disposição, luta e vontade para aproveitar os contra-ataques e impedir que a equipe da casa domine as ações da partida. É preciso atuar com inteligência e velocidade para atacar a Lusa.
Ofensivamente, o Coritiba deve, outra vez, concentrar as suas jogadas de ataque em Alex. Entretanto, o meia precisa apresentar mais movimentação e contar com o apoio de seus companheiros de setor, principalmente Vítor Júnior, que deve ser o escolhido para substituir Robinho. A ausência de Geraldo deve significar uma perda ainda maior de velocidade no ataque e, para suprir esta ausência, o Coritiba precisará trocar passes com mais rapidez e objetividade. O apoio dos laterais Victor Ferraz e Diogo ou Carlinhos também será fundamental, assim como as jogadas de bola parada. No banco, Péricles Chamusca possui algumas interessantes alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com a dupla de ataque da Portuguesa, especialmente Gilberto. O atacante vem se destacando com gols e assistências e é um dos responsáveis por manter a Portuguesa fora da zona do rebaixamento. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção no experiente meia Souza, que é o foco criativo da Lusa dentro das quatro linhas. Caso Luís Ricardo realmente não possa atuar, o Coritiba terá uma preocupação a menos, visto que este jogador apoia muito o ataque. Por fim, o Coritiba deve conter as jogadas de bola parada, principalmente com o volante Bruno Henrique.
Empenhada durante a semana inteira na ideia de ajudar os atletas no Canindé, a torcida Coxa-Branca deve lotar vários ônibus e comparecer em grande número no estádio adversário, garantindo apoio e motivação aos jogadores Alviverdes. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Coritiba retorne à capital com mais três importantíssimos pontos na bagagem, para que todos respirem um pouco mais aliviados na penosa luta contra o rebaixamento.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 33ª rodada
Portuguesa x Coritiba
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 09/11/2013, sábado
Horário: 19h30
Portuguesa:
Lauro; Luís Ricardo (Corrêa), Valdomiro, Moisés Moura e Rogério; William Arão (Ferdinando), Bruno Henrique, Moisés e Souza; Diogo e Gilberto.
Técnico: Guto Ferreira
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo Goiano; Júnior Urso, Willian, Alex e Carlinhos; Vítor Júnior (Lincoln) e Júlio César.
Técnico: Péricles Chamusca
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Márcia Bezerra Lopes Caetano/RO (Especial)
4º árbitro: Robério Pereira Pires/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)