
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e P. Clube se enfrentam neste domingo, 6, às 18h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense 2016. Após mais uma semana tensa, que começou com a ressaca pela humilhante derrota para o PSTC e continuou com a resolução do problema dos salários atrasados, o Coritiba recebe o líder da competição e precisa ganhar para manter o emprego de seu treinador. Do outro lado, um surpreendente P. Clube comandado por Claudinei Oliveira, que vive uma ótima fase depois de anos na penúria e tenta aproveitar ao máximo seus "15 minutos de fama"
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Cornélio Procópio e encontrou condições semi-amadoras para enfrentar o PSTC no interior do Estado. Conseguiu sair na frente de seu adversário com um gol de Leandro, mas, inacreditavelmente, tomou a virada do caçula da Série Ouro e amargou uma humilhante, porém justíssima derrota pelo placar de 2x1. O resultado, por si só, já deveria ser o suficiente para provocar mudanças na comissão técnica mas, talvez por causa do problema dos salários atrasados, Gilson Kleina receberá mais uma chance. Entretanto, todos sabem que, caso o treinador não consiga vencer o ParaTiba, sua permanência ficará praticamente insustentável.
Talvez por isso, o técnico Coxa-Branca promove várias mudanças em sua equipe. Na zaga, Walisson dá lugar a Luccas Claro, que reaparece na equipe titular depois de um longo período. No meio, recuperado de lesão, Alan Santos entra no lugar de Amaral, que não atravessa bom momento. No setor de criação, Juan, que não jogou na partida diante do PSTC, volta ao time e forma dupla com Dudu. Por fim, no ataque, estará a mais esperada mudança. Após ganhar condições de jogo, o paraguaio Jorge Ortega estreia e comanda o setor. Seu companheiro de frente provavelmente será Negueba.
O adversário
Depois de anos no ostracismo, inclusive em esfera Estadual, o P. Clube faz uma campanha bastante surpreendente no Campeonato Paranaense 2016. E muito desse bom momento pode ser colocado na conta do competente técnico Claudinei Oliveira que, mais uma vez, faz um ótimo trabalho à frente do Tricolor. A grande novidade para o confronto diante do Coritiba é o retorno do artilheiro da equipe Lúcio Flávio, que esteve de fora da vitória por 1x0 sobre o A. Paranaense no último final de semana. Recuperado de lesão, ele entra no lugar de Tony. Por outro lado, o desfalque está na zaga. Zé Roberto, expulso na partida da última rodada, cumpre suspensão e não pode atuar. Basso entra em seu lugar. Nas demais posições, a equipe será a mesma.
O jogo
A partida diante do P. Clube deverá ser bastante complicada para o Verdão por conta de alguns fatores. O primeiro deles é a própria situação emocional do time. Bastante pressionado, qualquer resultado que não seja uma vitória não será aceito pela torcida. Outro fator que deixará o jogo mais difícil é a própria fase da equipe adversária. O P. Clube vive um bom momento, seus jogadores estão confiantes e devem jogar soltos no Couto Pereira. Portanto, para vencer a partida, o Coritiba deve jogar com consciência, determinação e vontade.
Ofensivamente, a grande expectativa fica por conta da estreia de Jorge Ortega. O paraguaio deve centralizar todas as atenções e ajudar a equipe a ter bem mais presença de área. A volta de Juan também deve ser bastante importante caso o jogador retorne com um pouco mais de vontade e determinação. Ele tem a função de dividir a criação de jogadas com Dudu e conduzir o time à frente. O apoio dos laterais, Ceará e Henrique, também será fundamental. Por fim, o Coritiba precisa voltar a aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, a grande preocupação será com o artilheiro Lúcio Flávio, que atravessa grande fase e ocupa muitos espaços na referência da equipe adversária. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve tomar muito cuidado com o meia Nádson, considerado um dos melhores jogadores do Campeonato Paranaense até aqui. Seu companheiro de criação, Válber, também deve ser bastante vigiado. Por fim, o Verdão deve prestar atenção nas jogadas de bola parada, evitando surpresas.
A torcida
Embora muito irritada com recentes humilhações que a equipe vem sofrendo, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira na noite deste domingo, 6. A vitória é fundamental para tentar resgatar um pouco da autoestima e moral no campeonato. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 8ª rodada
Coritiba x P. Clube
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 06/03/2016, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Henrique; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Negueba e Jorge Ortega.
Técnico: Gilson Kleina
P. Clube:
Marcos; Nei, Basso, Alisson e Fernandes; Jean, Anderson Uchôa, Válber e Nádson; Róbson e Lúcio Flávio.
Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Rafael Trombeta/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)