
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira, 11, às 21h, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Estamos diante de uma decisão. Uma vitória diante do Palmeiras encaminharia, definitivamente, a fuga da série B. Por isso, os jogadores do Coritiba devem deixar tudo dentro das quatro linhas. Já passamos uma amarga sensação diante deste adversário neste ano, chegou a hora de dar o troco. É momento de demonstrar grandeza, respirar mais aliviado e empurrar o time paulista ainda mais para baixo. Vamos, Coritiba, pela nossa honra!
Superar as adversidades e conquistar o objetivo
Na última rodada, o Coritiba recebeu a Ponte Preta, no Alto da Glória, e sofreu muito mais do que a torcida poderia imaginar. O magro placar de 1x0 foi conquistado na raça e na técnica de Deivid que, em um lance de extremo oportunismo, se jogou diante do zagueiro adversário para, de cabeça, dar a vitória ao Verdão em um jogo bastante difícil, que exigiu nervos de aço nas arquibancadas e muita atenção dentro das quatro linhas. De qualquer forma, os três pontos valeram muito para a classificação, visto que o Coritiba fechou a rodada anterior com uma vantagem de cinco pontos para a ZR e um pouco mais tranquilo.
Mas ainda há um longo caminho a percorrer e, daqui para frente, as coisas tendem a ficar ainda mais difíceis por diversos motivos. A situação na tabela ainda é crítica e o Coritiba precisa ter consciência da importância de cada partida, principalmente neste confronto, quando uma vitória representará a abertura de nove pontos para um rival direto. Além disso, é importante ressaltar o aspecto emocional. O Palmeiras está entalado na garganta de todos os torcedores Alviverdes, e ajudar a empurrar o Porco um pouco mais para baixo amenizaria a dor do primeiro semestre, naquela fatídica decisão. Portanto, é fundamental que os atletas Coritibanos entrem em campo muito focados e atentos em cada dividida de bola. Em um jogo deste, jamais o adversário poderá demonstrar mais atitude.
Em relação ao time, os principais problemas de Marquinhos Santos estão na defesa. Ainda sem poder contar com Pereira, Emerson (este fora do campeonato) e Rafael Bonfim, machucados, e com Demerson e Sergio Escudero, suspensos, o treinador Coxa-Branca lançará Luccas Claro e Cleiton no miolo de zaga. O zagueiro Alviverde volta a atuar após um ano e meio afastado dos gramados e, mesmo sem ritmo de jogo, quer fazer a sua vontade eliminar qualquer dificuldade dentro de campo. Victor Ferraz e Dênis, que retornou à titularidade diante da Ponte Preta, completam a defesa. No meio, a novidade é o retorno de Éverton Ribeiro, que reaparece na vaga de Thiago Primão. Nas demais posições, a equipe é a mesma que atuou na última rodada.
Palmeiras sabe que também necessita da vitória para seguir lutando
O título da Copa do Brasil não foi suficiente para motivar o Palmeiras no Campeonato Brasileiro e o Alviverde do Parque Antarctica pena na luta contra o rebaixamento. O time paulista passou a maioria das rodadas entre os quatro últimos e, embora tenha esboçado uma reação ao vencer Figueirense e Ponte Preta em sequência, recebeu uma verdadeira ducha de água fria ao levar 3x0 do São Paulo, na última rodada. Não bastasse o resultado, o Palmeiras ainda perdeu Valdivia que, com uma lesão no joelho, desfalcará o time até o restante da competição.
Assim como Marquinhos Santos, o técnico Gilson Kleina tem alguns problemas para escalar a sua equipe. Se o Coritiba joga sem a zaga titular, o Palmeiras atuará sem seus laterais. Artur, suspenso, e Juninho, machucado, estão impossibilitados de atuar. Na direita, Corrêa será improvisado, enquanto que, na esquerda, o veterano Leandro faz a sua reestreia. Na zaga, a novidade é a volta de Thiago Heleno. No meio, Daniel Carvalho não agradou no clássico contra o São Paulo e será substituído por Tiago Real. No comando de ataque, o desfalque é Hernán Barcos, que está servindo a seleção argentina. Luan e Obina devem formar a dupla. Por fim, no último treino da equipe nesta quarta-feira, Marcos Assunção não participou das atividades. Entretanto, não se deve acreditar que o volante fique ausente deste jogo. De qualquer forma, caso não possa atuar, Gilson Kleina deve lançar Maykon Leite e atuar com três atacantes.
Panoramas da partida
Desnecessário dizer o quanto esta partida diante do Palmeiras vale para a continuidade do Coritiba na competição. Um resultado positivo em Araraquara será o combustível necessário para que a equipe Alviverde siga com força na luta contra o rebaixamento. Além disso, faz com que o adversário desta quinta-feira permaneça distante na classificação, mas com os fantasmas da série B cada vez mais próximos. A pressão da torcida será grande, por isso, é necessário que o Coritiba entre em campo bastante consciente do que precisa fazer e aproveite as suas chances no contra-ataque. Um gol Coxa-Branca desmontaria a estratégia palmeirense e aproximaria o Verdão dos três pontos.
Ofensivamente, o retorno de Éverton Ribeiro faz com que o Coritiba tenha mais mobilidade no ataque. As trocas de passes entre os meias tende a confundir a defensiva palmeirense e pode abrir espaços importantíssimos para a conclusão de Deivid, na frente. Rafinha e Lincoln, que não foram bem na partida diante da Ponte Preta, precisarão ser mais decisivos e chamar a responsabilidade. Nas laterais, Victor Ferraz e Dênis serão importantes para desafogar o jogo no meio-campo, visto que o Palmeiras tende a atuar com três volantes.
Na parte defensiva, não é mais segredo para ninguém que a principal jogada do Palmeiras são as cobranças de falta de Marcos Assunção. É fundamental que o Coritiba tenha aprendido a lição das finais da Copa do Brasil e neutralize as bolas do veterano meia, caso ele realmente atue. Os zagueiros Henrique e Thiago Heleno, fortes no jogo aéreo, também precisarão ser bem marcados. Na frente, a velocidade de Luan e o oportunismo de Obina na área são duas ameaças para a defensiva Coxa-Branca. Estes atletas devem ser contidos, pois podem criar jogadas de perigo e ameaçar constantemente a meta de Vanderlei.
Na véspera do aniversário do clube, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas da Fonte Luminosa para empurrar os jogadores nesta difícil e importante batalha. É preciso que os jogadores estejam cientes da responsabilidade que carregam e lutem como nunca por esta vitória. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que os jogadores voltem para Curitiba com os três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 29ª rodada
Palmeiras x Coritiba
Local: Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 11/10/2012, quinta-feira
Horário: 21h
Palmeiras:
Bruno; Corrêa, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Leandro; Henrique, João Denoni, Marcos Assunção (Maykon Leite) e Tiago Real; Luan e Obina.
Técnico: Gilson Kleina
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Cleiton e Dênis; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas/BA (Especial)
Assistente 1: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Asp. FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)