
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba recebeu o Goiás em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato. O Coxa ainda tinha chances remotas de classificação à Copa Sulamericana, precisando vencer e torcer por tropeços de Inter, Ponte Petra e Figueirense. O Coxa ocupava a 12ª colocação do campeonato, com 58 pontos. Já o Goiás era o 7º colocado, com 69 pontos. Os goianos já haviam assegurado a vaga à Sulamericana, e não tinham mais chances de se classificar à Libertadores.
O técnico Antonio Lopes não contava com os jogadores Fernando e Adriano, ambos contundidos, além de Reginaldo Nascimento, suspenso. O Coritiba foi para o jogo excepcionalmente no 3-5-2 com Douglas; Miranda, Flávio e Vagner; Rafinha, Ataliba, Brum, Capixaba e Ricardinho; Alemão e Tuta. Já o Goiás veio a Curitiba desfalcado do zagueiro André Dias e dos atacantes Alex e Leandro, todos suspensos. Celso Roth armou o alviverde goiano com Harley; Cléber, Renato e Asprilla; Paulo Baier, Josué, Simão, Rodrigo Tabata e Jadílson; Somália e Jorge Mutt.
Mais interessado em obter o resultado positivo, o Coritiba dominava as ações no início da partida, cadenciando o jogo no meio de campo. A primeira chance do Coxa surgiu aos 8 minutos: Tuta recebeu e tocou para Alemão, que chutou forte, para boa defesa do goleiro goiano. Oito minutos mais tarde, o placar foi aberto: novamente Tuta serviu Alemão, que driblou o goleiro Harley com muita categoria e tocou para o fundo das redes, para alegria dos 1.600 torcedores presentes no Alto da Glória.
O Goiás só assutou aos 31 minutos, quando Rodrigo Tabata, um dos melhores em campo, marcou o gol, mas sem condições de jogo. O árbitro Wagner Tardelli anulou corretamente o tento. Aos 36, Alemão teve mais uma grande chance e por pouco não marcou o segundo gol, com o zagueiro goiano tirando a bola de cima da linha. Aos 44, nova chance dos goianos, mas Paulo Baier não aproveitou, concluindo pra fora após pegar rebote do goleiro Douglas.
O Goiás voltou para o segundo tempo com mais ímpeto, indo pra cima da equipe coxa-branca. Aos 11 minutos, Tuta e o zagueiro Renato foram expulsos, após desentendimento. O centroavante que calou boa parte da Baixada no primeiro semestre deixou o gramado sob vaias e protestos da torcida coxa-branca, irritada com seu fraco desempenho.
O jogo continuou equilibrado, com ambas as equipes perdendo boas chances de gol. Lopes fez alterações na equipe coritibana: tirou Alemão, Capixaba e Ataliba para as entradas de Laércio, Vital e Pepo. Com as alterações, o Coxa passou a tocar melhor a bola. Paulo Baier perdeu a última chance de gol do time goiano aos 37 minutos, em cobrança de falta frontal. Aos 44, no último lance de perigo da partida, quando Ricardinho cobrou uma falta e a bola passou muito perto da trave.
Campeonato Brasileiro Série A 2004 - 45ª rodada
Coritiba 1x0 Goiás
Data: 12.12.2004 (domingo)
Local: Estádio Couto Pereira
Horário: 16h
Renda: R$ 12.617,50
Público: 1.040 pagantes (total: 1.623)
Coritiba
Douglas; Rafinha, Miranda, Flávio,Vagner e Ricardinho; Ataliba (Vital), Brum e Capixaba (Pepo); Alemão (Laércio) e Tuta. Técnico: Antônio Lopes
Goiás
Harley; Cléber (Danilo Portugal), Renato e Asprilla; Paulo Baier, Josué, Simão, Rodrigo Tabata e Jadílson (Douglas); Somália e Jorge Mutt (Fábio). Técnico: Celso Roth
Gol: Alemão, aos 16 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Miranda, Brum, Flávio, Douglas e Vagner (COR); Asprilla, Renato, Somália, Cléber e Simão(GOI)
Cartões vermelhos: Tuta (COR); Renato (GOI)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo FIFA RJ
Assistente 1: Hilton Moutinho Rodrigues FIFA RJ
Assistente 2: Marco Venicio Barros Sá Freire RJ
4º Árbitro: Francisco Carlos Vieira PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)