Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
Após a sofrida e alentadora vitória sobre o Juventude na última rodada do Brasileirão, o Verdão tem a oportunidade de afastar definitivamente o fantasma do rebaixamento.
A tarefa que inclui a conquista de uma vitória sobre o estrelado elenco do Flamengo, independentemente de quem estará em campo no próximo domingo, não será nada fácil.
O retrospecto do confronto em Curitiba é favorável ao Glorioso, que obteve 14 vitórias, quatro empates e dez derrotas. No período entre 2001 e 2012, o Coritiba conquistou 9 vitórias consecutivas no Couto contra o rubro-negro carioca. Duas delas pelo placar de 5x0, em 2003 e 2009. No entanto, de lá para cá, foram 6 vitórias do Flamengo contra apenas 2 do Coxa. A última vitória Alviverde, por 1x0, ocorreu em 2017. O último empate (0x0) se deu no Campeonato Brasileiro de 1996, há 26 anos.
Um dos confrontos, que apresenta algumas curiosidades interessantes e tem alguma semelhança com a partida do próximo domingo, foi uma vitória do Coritiba por 1x0 no Campeonato Brasileiro de 2008.
O Coritiba, que havia retornado da série B e lutava para manter-se longe do pelotão de baixo da tabela, enfrentou o líder isolado Flamengo que contava com o favoritismo da imprensa. Na ocasião, o treinador do Glorioso era Dorival Júnior, que curiosamente ocupa o mesmo cargo no Flamengo de hoje. Caio Júnior, falecido em 2016 no acidente de avião que levava a Chapecoense para a final da Copa Sul Americana, na Colômbia, era o treinador do Flamengo. Os atletas Jailton e Juan que atuaram contra o Verdão na referida partida tiveram passagens pelo Alto da Glória em 2009 e 2015/2016, respectivamente.
A vitória de 2008 foi conquistada com muita raça e dedicação dos atletas alviverdes, que com o apoio de mais de 30.000 torcedores, conquistaram a vitória com gol de Rodrigo Mancha no início da partida em chute de fora da área desviado pelo zagueiro adversário Fábio Luciano.
No restante da partida o Flamengo pressionou o Coxa, mantendo a posse de bola, embora poucas vezes tenha oferecido perigo à meta defendida por Édson Bastos, que fez grande intervenção em chute de Obina já ao final do jogo, na melhor oportunidade rubro-negra. Já o Coxa, que esteve pouco presente no ataque, poderia ter ampliado caso o pênalti cometido pelo volante Jailton ao tocar a bola com o braço, fosse assinalado pela arbitragem.
Ficha Técnica:
Coritiba 1x0 Flamengo - 17 de julho de 2008.
Estádio Couto Pereira.
Coritiba: Édson Bastos, Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Rodrigo Heffner (Arilton), Leandro Donizete (Veiga), Marlos, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Hugo e Keirrison (Cadu). Técnico: Dorival Júnior
Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Dininho) e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Jônatas; Diego Tardelli (Obina) e Souza (Maxi). Técnico: Caio Júnior
Gol: Rodrigo Mancha (CFC) 17/1.
Público pagante: 34.741 pessoas.
Árbitro: José Henrique de Carvalho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)