Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Atlético Goianiense vive seu melhor momentos na Série B do Campeonato Brasileiro. Invicto há oito jogos — com cinco vitórias e três empates —, o Dragão embalou de vez e agora ocupa a nona colocação, com 45 pontos somados e a apenas três pontos do G4. No último compromisso, o time goiano teve uma vitória incontestável contra o Athlético do Paraná por 3 a 0 em Goiânia, reforçando a boa fase sob o comando do técnico Rafael Lacerda.
A reformulação feita na janela de julho tem sido determinante para essa reação. Muitos jogadores foram desligados do clube e chegaram outros como o centroavante Maranhão, o zagueiro Tito e o meia Danielzinho, todos vindos do Maringá — os dois primeiros se tornaram titulares. O elenco também teve a incorporação do volante Ronald (ex-Grêmio), os atacantes Jean Dias (ex-Ponte Preta) e Lelê (Fluminense, mas que estava emprestado ao Ceará) e o lateral-esquerdo Dudu, emprestado pelo Athlético do Paraná.
No segundo turno, o Dragão tem a segunda melhor campanha: 22 pontos em 11 jogos, com 66,7% de aproveitamento. Como visitante, porém, o time ainda busca regularidade: apenas 14 pontos conquistados em 14 jogos (33,3% de aproveitamento). Para o duelo contra o líder Coritiba, Lacerda contará com os retornos de Luizão e Lelê, ambos de volta após suspensão. Já Dudu segue fora por lesão, portanto, Jean Dias deve novamente atuar improvisado na lateral-direita.
O provável time que vai enfrentar o Coxa nesta quinta-feira deve formar com: Paulo Vitor, Jean Dias, Tito, Adriano Martins e Guilherme Romão; Ronald, Luizão e Robert; Federico Martinez, Yuri e Lelê.
Coritiba e Atlético Goianiense já se enfrentaram em oito jogos, no Couto Pereira e o Coritiba tem vantagem, foram seis vitórias contra apenas duas do Dragão. O último jogo entre as duas equipes realizado em Curitiba foi válido pela série A de 2022 e deu Coxa que venceu por 2 a 0, gols de Alef Manga e Fabrício Daniel. A última vitória do Atlético de Goiás jogando em Curitiba foi pela série B de 2019, quando venceu o Coxa por 2 a 1, o gol Alviverde foi marcado pelo atacante Rafinha.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)