
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe do Flamengo, apesar de ser um dos times com maior investimento do Brasil e de possuir jogadores de alto nível técnico, vem fazendo uma campanha irregular no campeonato brasileiro da série A de 2022, ocupando atualmente um modesto 9º lugar na tabela de classificação com 21 pontos conquistados, numa campanha de seis vitórias, três empates e sete derrotas, o que resulta num aproveitamento de 43,8% até o momento, portanto muito baixo se levarmos em conta as pretensões do time carioca no campeonato.
O técnico Dorival Júnior, que foi jogador e já treinou o Coritiba, foi contratado para o lugar do português Paulo Souza, na esperança de ajustar o time para as competições que o Flamengo disputa em 2022, ou seja, série A do campeonato brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Na Copa do Brasil a equipe estava disputando as oitavas de final com o Atlético Mineiro quando perdeu o primeiro jogo no Mineirão por 2 x 1, porém, nesta última quarta-feira jogou a segunda partida no Maracanã e venceu por 2 x 0, passando para as quartas de final. Na Libertadores o Flamengo eliminou o Tolima da Colômbia nas oitavas e vai disputar as quartas de final com o Corinthians, sendo que o primeiro jogo será em 2 de agosto e será disputado em São Paulo.
No último jogo do campeonato brasileiro da série A, a equipe carioca perdeu para o Corinthians jogando na Neo Química Arena por 1 x 0, com gol contra do lateral Rodinei. Neste jogo o técnico Dorival Júnior optou por um time misto na intenção de preservar alguns jogadores para o confronto da Copa do Brasil. Os titulares Matheuzinho, Léo Pereira, David Luiz e Arrascaeta não jogaram, o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro ficaram no banco de reservas, entrando no segundo tempo. O atacante Bruno Henrique também não jogou porque está com lesão multi-ligamentar no joelho direito e ficará afastado dos gramados por aproximadamente 10 meses. Por sua vez Gabriel (Gabigol) participou da partida e levou o terceiro cartão amarelo, portanto está suspenso e não jogará contra o Coritiba. Gabigol por sinal, é um recordista de cartões amarelos, pois já soma 14 cartões nesse ano. Ainda no jogo contra os paulistas, o defensor Rodrigo Caio sentiu dores no joelho que posteriormente foi constatada lesão no menisco e deverá ficar afastado por algumas semanas e, assim como Gabigol, não enfrenta o Coritiba.
No segundo jogo da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro, o zagueiro David Luiz e o atacante Pedro sentiram e pediram substituição e podem se tornar dúvidas para o jogo com o Coxa.
A equipe carioca está se movimentando no mercado para a contratação de novos jogadores, e já contratou o atacante Everton Cebolinha que estava no Benfica de Portugal e o meia chileno Arturo Vidal que estava na Inter de Milão. Também existem negociações com os volantes Wendel que está no Zenit da Rússia e Wallace que está na Udinese da Itália. Há especulações a respeito da contratação do atacante chileno Alexis Sanches que assim como Vidal, estava na Inter de Milão e está acertando a rescisão de seu contrato com o time italiano. Mas se novos jogadores estão chegando, o Flamengo também negociou a saída do volante Willian Arão que vai para o Fenerbace da Turquia e do meia Andreas Pereira que já se apresentou no Fulhan da Inglaterra.
O jogo contra o Coritiba será disputado em Brasília (DF) no estádio Mané Garricha, pois o gramado do Maracanã estará em manutenção e não poderá receber jogos nas próximas semanas. É bom lembrar que nos dois jogos disputados em Brasília contra o Flamengo, na história do campeonato brasileiro, o Coritiba empatou em 2 x 2 em 2013, num jogo que perdia por 2 x 0 e buscou o empate com gols de Chico e Alex, e ganhou por 2 x 0 em 2015, com gols de Kléber (pênalti) e Henrique Almeida. O último confronto entre as duas equipes foi realizado no Maracanã pela Copa do Brasil de 2021 e a equipe Coxa-Branca foi derrotada por 2 x 0.
O provável time que vai encarar o time do Coritiba deve formar com: Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz (Fabricio Bruno) e Ayrton Lucas (Felipe Luis); João Gomes, Thiago Maia e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Vitinho e Pedro (Marinho).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)