
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Animado pela grande vitória conquistada diante do San Lorenzo na Argentina, nesta última quinta-feira pela Copa Sulamericana, o Fortaleza faz uma escala na viagem de volta para o Ceará para enfrentar o Coritiba pela 2ª rodada da série A do Brasileirão 2023. Foi realmente uma vitória histórica, a primeira em solo argentino na história do Leão do Pici.
Campeão cearense em cima de seu maior rival no Estado, o Fortaleza concentra suas atenções agora na série A, enfrentando o Coxa, mas também continua na disputa da Copa do Brasil, onde na próxima semana joga com o Águia de Marabá para passar para a fase de oitavas do torneio. Na primeira rodada do Brasileirão, o time cearense enfrentou o Internacional de Porto Alegre e ficou no empate em 1 x 1, em jogo disputado no Castelão.
O técnico do time, o argentino Juan Pablo Vojvoda já está desde maio de 2021 no comando técnico da equipe, portanto, tem o domínio completo sobre o elenco, e isso se traduz em boas campanhas nos campeonatos que disputa. Vojvoda, aliás, declarou que seu time tem de 18 a 20 titulares, pois apesar do revezamento constante dos onze que entram jogando, o Fortaleza não perde o padrão de jogo.
Em termos de elenco para a temporada 2023, o técnico e os dirigentes do Fortaleza consideram que com as saídas e as chegadas o time ganhou mais em qualidade em relação à temporada passada, senão vejamos: nas laterais saíram Bruno Melo, Juninho Capixaba e Landázuri, e chegaram Bruno Pacheco, Lucas Esteves e Dudu. Entre os volentes saiu Felipe e chegou Tomás Pochettino, os meias Otero, Mateus Vargas e Lucas Lima deram lugar a Christian Bernardi, Vinícius Zanocelo e Calebe, e os atacantes Igor Torres, Robson e David saíram para a chegada de Pikachu, Lucero, Gulherme e Wesley Braga. O zagueiro Bernardo Shappo vindo do Ituano foi incorporado recentemente, antes do fechamento da janela de contratações.
Para a partida contra o Coxa, os jogadores Tiago Galhardo, Pedro Rocha, Lucero e João Ricardo estão entregues ao departamento médico e não ficam à disposição para o jogo no Couto. Por outro lado, o lateral Dudu e o meia Lucas Crispim estão liberados e podem aparecer na formação titular do Leão do Pici.
A equipe que jogou contra o San Lorenzo pela Copa Sulamericana foi assim formada: Fernando Miguel, Tinga, Titi, Britez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Lucas Sasha (Hércules) e Pikachu (Zé Welisson); Pochettino (Calebe), Lucero (Silvio Romero) e Moisés (Guilherme) e provavelmente será a base para enfrentar o Coritiba, porém o técnico do time cearense, como é do seu costume e para preservar jogadores, pode ir a campo com outras alternativas que possui no elenco, lembrando que o argentino Lucero, que entrou jogando contra o San Lorenzo, foi substituído ainda no 1º tempo por contusão e não ficará à disposição no domingo.
Coritiba e Fortaleza se enfrentaram no Couto Pereira pela série A de 2022 e deu Coxa, que venceu por 2 x 1, gols de Leo Gamalho e José Hugo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)