
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste sábado, 26, às 18h30, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de conseguir um ponto fora de casa em sua estreia diante da Chapecoense, o Verdão agora volta para Curitiba e tenta emplacar sua primeira vitória no campeonato diante de um perigoso adversário, que chegou a ser sensação do Brasil no primeiro trimestre. Do outro lado, o Santos, que fez um grande investimento para esta temporada (como a contratação de Leandro Damião) e garimpou alguns talentos, mas vive certa turbulência depois da inesperada derrota para o Ituano na final do Campeonato Paulista
Depois de evoluir na defesa, Coxa tenta melhorar no ataque e vencer
No último final de semana, o Coritiba foi até Chapecó para fazer sua estreia no Campeonato Brasileiro e cumpriu aquilo que seu treinador Celso Roth havia previsto. Em um jogo muito disputado e extremamente "pegado" no meio-campo, os Alviverdes do Paraná e de Santa Catarina fizeram uma partida de poucas emoções, em que as defesas se sobressaíram diante dos ataques. O resultado de 0x0 acabou sendo previsível, mas mostrou um time completamente diferente na defesa. Marcando forte e atuando com atenção, o Coritiba esteve bastante seguro e não deixou que o time de Chapecó construísse suas jogadas.
A grande questão agora é saber como Celso Roth conseguirá resolver o problema do seu ataque. É visível que a equipe Alviverde carece de qualidade na frente e, para isso, algumas atitudes devem ser tomadas. A equipe ainda sente demais as ausências de Alex e definitivamente não pode depender apenas de um jogador para ameaçar a meta de seus adversários. Portanto, alternativas devem ser urgentemente criadas, nem que, para isso, o Coritiba tenha que explorar o mercado e trazer reforços de qualidade.
Mas enquanto isso não acontece, Celso Roth tenta se virar com o que tem nas mãos e busca alternativas dentro de seu próprio elenco. Ainda sem poder contar com a volta do capitão Alex, o técnico Coxa-Branca manterá o esquema com três volantes e Chico, Baraka e Gil já estão confirmados. A única alteração prevista é a entrada de Zé Eduardo na vaga de Roni, no ataque. Assim, embora perca um pouco de velocidade no meio-campo, o Verdão ganha presença de área e deve ser mais ofensivo. Nas demais posições, a tendência é que, visando entrosar sua equipe, Celso Roth não faça qualquer mudança, mas como o técnico fechou o treino de sexta para a imprensa, não será surpresa se outras alterações surgirem.
Com desfalques e dúvidas na defesa, Santos tenta reverter quadro de crise
Depois de fazer um grande início de ano, com vitórias por goleada no Campeonato Paulista e um bom nível de futebol, o Santos experimenta um período de crise logo no início do Brasileirão. A inesperada derrota para o Ituano, nos pênaltis, e a consequente perda do título Estadual, abalou as estruturas na Vila Belmiro. Inclusive, o até então seguro técnico Oswaldo de Oliveira balançou e por pouco não foi demitido. O empate contra o Sport em casa, no início do Brasileirão, serviu para complicar ainda mais o quadro e uma derrota para o Coritiba no Couto Pereira pode selar a sorte do treinador.
Além de Oswaldo de Oliveira, outra figura bastante contestada no elenco santista é o atacante Leandro Damião. Contratado a peso de ouro do Internacional, o ex-jogador da seleção vem desapontando a torcida e recebido várias críticas. Entretanto, mesmo com a má fase, ele está confirmado para o jogo de sábado. O grande problema de Oswaldo de Oliveira está na zaga. Edu Dracena e Neto estão machucados e não jogam. Com isso, o jovem Jubal deve aparecer no setor e formar dupla com David Braz. Já o lateral-esquerdo Eugenio Mena está com uma inflamação no tornozelo e virou dúvida. Caso não possa atuar, Emerson assume seu lugar. Arouca sente dores na coxa esquerda e também pode ser vetado. Neste caso, Alison assume a condição de titular. Por fim, o treinador surpreendeu no treino de sexta e sacou Geuvânio do time para a entrada de Alan Santos, mas esta alteração só será confirmada momentos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Apesar da má fase que a equipe santista atravessa, o Coritiba não poderá pisar no gramado do Couto Pereira imaginando que a partida será fácil. Muito pelo contrário. Pressionado pela necessidade de fazer um resultado positivo e dar uma resposta à sua torcida, o Santos deverá partir para cima e jogar de igual para igual no Alto da Glória. Cabe ao Coritiba atuar com atenção, determinação e raça durante os 90 minutos. Em sintonia com a torcida e mostrando disposição no gramado, o Coritiba pode sair do Couto Pereira com a primeira vitória no Brasileiro.
Ofensivamente, é evidente que a equipe continuará sentindo falta do capitão Alex, visto que o toque refinado do meia e sua qualidade no passe deixam qualquer time um pouco menos forte. Entretanto, o Coritiba precisa arranjar alternativas para suprir esta ausência. Curiosamente, a marcação forte pode ser uma das soluções, já que, marcando no campo adversário, o Verdão tende a recuperar a bola mais próxima ao gol de Aranha e pode criar chances de gol com mais facilidade. O apoio dos laterais, Victor Ferraz e Carlinhos, será importante, assim como a atuação de Robinho no meio e a movimentação de Zé Eduardo e Júlio César na frente.
Na parte defensiva, o Verdão terá que tomar muitos cuidados, especialmente com os jogadores que atuam do meio para frente na equipe santista. Cícero é o cérebro do time e quem dá a qualidade no passe. Já os garotos Geuvânio (caso atue) e Gabriel utilizam da velocidade e mobilidade para confundir as defensivas adversárias e costumam criar perigo às defesas. Na frente, Thiago Ribeiro cai pelos lados do campo e possui uma forte jogada característica de puxar para o meio e arrematar em gol. Por fim, apesar de não estar atravessando um bom momento, Leandro Damião já provou ter muita qualidade e deve ser vigiado durante os 90 minutos.
Apoio nas arquibancadas
Certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número para prestigiar a primeira partida em casa do Coritiba neste Campeonato Brasileiro. O jogo diante do Santos tem tudo para ser bastante difícil e não poderá faltar apoio durante os 90 minutos. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 2ª rodada
Coritiba x Santos
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/04/2014, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Gil e Robinho; Zé Eduardo e Júlio César.
Técnico: Celso Roth
Santos:
Aranha; Cicinho, Jubal, David Luiz e Eugenio Mena (Emerson); Arouca (Alison), Alan Santos (Geuvânio) e Cícero; Gabriel, Leandro Damião e Thiago Ribeiro.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira/MG
Assistente 1: Luiz Cláudio Regazone/RJ
Assistente 2: Luiz Antonio Muniz de Oliveira/RJ
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)