
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Se dentro de casa o time alviverde tem 100% de aproveitamento, longe do Couto Pereira a coisa é bem diferente. Ainda sem vencer longe de seu estádio, o Coritiba enfrenta o Ceará, neste sábado, às 19h, no estádio Castelão, em Fortaleza. O jogo é válido pela nona rodada do Brasileirão.
O jogo marcará o confronto do time com a melhor campanha em casa, o Coritiba, contra o time que tem o pior desempenho em seus domínios, o Ceará. Porém, apesar de ter vencido seus quatro jogos dentro de casa, quando sai do Couto Pereira, o time alviverde ainda não conseguiu nenhuma vitória, tendo uma campanha ruim, com um empate e três derrotas.
Atualmente frequentando o G4 do Brasileirão, ocupando a 4ª colocação, o jogo contra o Ceará pode levar o Coritiba a assumir a liderança em caso de vitória. Para isso, além de vencer o jogo, precisa torcer por um empate na partida entre Palmeiras e Atlético/MG e uma vitória ou empate do Atlético/GO contra o Corinthians.
Coritiba mais uma vez com alterações
O time alviverde vem com retornos e desfalques para a partida contra o Ceará. Os zagueiros Henrique e Luciano Castán, o atacante Alef Manga e o técnico Gustavo Morínigo cumpriram suspensão na partida contra o Botafogo e estão liberados para a partida contra o time cearense.
Por outro lado, o lateral-direito Matheus Alexandre e o atacante Léo Gamalho estão entregues ao Departamento Médico e desfalcam a equipe.
A principal dúvida da equipe está em quem será o substituto de Matheus Alexandre na lateral direita. Morínigo levou Natanael e Nathan Mendes. O primeiro voltou a ser relacionado no último jogo depois de quase cinco meses de ausência em face de uma grave lesão, enquanto Nathan ainda não estreou com a camisa alviverde após ter sido contratado junto ao São Paulo.
No miolo de zaga, apesar da boa atuação contra o Botafogo da dupla Guillermo e Márcio Silva, os titulares Henrique e Luciano Castán voltam ao time titular.
Outra dúvida está no ataque. Clayton e Adrian Martinez brigam pela posição de Léo Gamalho, mas a tendência é que o atacante argentino inicie a partida como titular. E na direita, Fabricio Daniel disputa posição com Alef Manga.
Melhorar a campanha dentro de casa
Dono da pior campanha dentro de casa, o Ceará, de Dorival Júnior, enfrenta o Coritiba em busca de melhorar o seu desempenho em seu estádio. Até agora, o “Vozão” conquistou apenas um empate e duas derrotas nos três jogos em casa.
Assim como o Coritiba, o time cearense terá desfalques e retornos para essa partida. Dorival Júnior não poderá contar com o volante Richardson, suspenso pelo terceiro amarelo, e Luiz Otávio e Lima, que estão entregues ao Departamento Médico.
Mas, por outro lado, terá retorno importantes, como o atacante Mendoza e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, além do volante Geovane.
Confira a live de Pré-Jogo do COXAnautas.
Ceará x Coritiba
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 04/06/2022
Horário: 19h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza/SP
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli/SP e Gustavo Rodrigues de Oliveira/SP
Ceará: João Ricardo, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Messias e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Fernando Sobral e Vina; Mendoza, Cleber e Erick.
Técnico: Dorival Júnior
Coritiba: Alex Muralha, Natanael (Nathan Mendes), Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Thonny Anderson; Igor Paixão, Adrian Martinez (Clayton) e Fabricio Daniel (Alef Manga).
Técnico: Gustavo Morínigo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)