
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste domingo, 16, às 17h, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de conseguir uma vitória crucial diante do Fluminense, em casa, na última rodada, e não ter só saído da zona do rebaixamento, como aberto três pontos e colocado outro time entre ele e a ZR, o Verdão vai até o Rio de Janeiro para quebrar o jejum de vitórias longe do Couto e dar um passo importantíssimo para a permanência na Série A. Pela frente, terá um Flamengo que não aspira mais nada no campeonato e ainda sente os efeitos da trágica eliminação na Copa do Brasil. Justamente por isso, inicia o período de testes para a temporada 2015
Com o retorno de Alex, Verdão tenta respirar ainda mais
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Fluminense, no Couto Pereira e, como esperado, teve uma partida muito difícil pela frente. Apesar de ter iniciado muito bem a partida, com um grande domínio territorial, o Verdão sentiu a técnica de seu adversário, que equilibrou a partida e teve algumas chances de gol até que, em um contra-ataque, Joel colocou a bola nas redes de Diego Cavalieri e deu a vantagem ao Alviverde no intervalo. Na segunda etapa, o Tricolor das Laranjeiras veio para cima, rondou a área de Vanderlei e ameaçou a vitória. Entretanto, ao contrário das últimas partidas, o Coritiba segurou o resultado e conseguiu a vitória.
Os três pontos conquistados sobre o Fluminense, somados aos ótimos resultados da rodada, fizeram não só o Coritiba sair da zona do rebaixamento, como abrir três pontos do Vitória e colocar, entre eles, a Chapecoense, que também perdeu no último final de semana. Com isso, o cenário que era bastante complicado até bem pouco tempo atrás, começou a clarear. Entretanto, o Coritiba não pode se dar ao luxo de se acomodar, visto que ainda tem um longo caminho a percorrer para afastar definitivamente a ameaça de rebaixamento. Justamente por isso, os três pontos diante do Flamengo são tão importantes e o time deve pisar no Maracanã com determinação e vontade.
Em relação ao time, a grande e excelente novidade deverá ser o retorno de Alex. O meia Alviverde, que não conseguiu se recuperar a tempo de enfrentar o Fluminense, treinou normalmente durante a semana e deve atuar no Maracanã. Por outro lado, um desfalque confirmado é o zagueiro Welinton, que pertence ao time carioca e, por questões contratuais, está impossibilitado de participar da partida. A tendência é que Rafael Bonfim assuma a condição de titular e mantenha a equipe no esquema com três zagueiros. Por fim, a última dúvida é em relação ao aproveitamento de Rosinei, que sentiu uma lesão na panturrilha e pode ficar de fora. Neste caso, Sérgio Manoel voltaria a condição de titular.
Flamengo joga últimos jogos de 2014 com a cabeça já em 2015
O Flamengo vive uma verdadeira gangorra em 2014. No primeiro semestre, após ter conquistado o título carioca em cima do rival Vasco, a equipe foi eliminada de maneira vexatória da Libertadores, em casa, pelo León, do México. Após isso, entrou em crise e iniciou muito mal o Brasileirão, chegando a ocupar a lanterna por várias rodadas. Entretanto, após a demissão de Ney Franco e o retorno de Vanderlei Luxemburgo, o time reagiu, engatou uma forte sequência de vitórias e respirou na tabela. Em paralelo a isso, o rubro-negro aproveitou uma arbitragem extremamente controversa para eliminar o Coritiba da Copa do Brasil e ir avançando. Quando estava praticamente garantido na final, o Flamengo levou uma incrível virada do Atlético-MG e deixou a competição na semifinal, o que praticamente encerrou o ano na Gávea.
Assim, a intenção do técnico Vanderlei Luxemburgo até o final do ano deverá ser testar alguns jogadores para a próxima temporada. O experiente treinador tem alguns problemas para montar a equipe que enfrenta o Coritiba, visto que os atacantes Alecsandro e Eduardo da Silva estão machucados. Além deles, o volante Victor Cáceres está servindo a seleção paraguaia e o lateral-direito reserva Léo está suspenso. Leonardo Moura, que se recupera de dores musculares, é dúvida para o jogo. Por outro lado, Vanderlei ganha os retornos de Nixon e Gabriel. O último, contundido, nem enfrentou o Sport no último final de semana. Neste contexto, a única dúvida do comandante deve ser mesmo sobre quem substituirá Cáceres na posição de volante. Luiz Antônio e Lucas Mugni brigam pela vaga. A tendência é que Luxemburgo lance o argentino e forme uma equipe mais ofensiva.
Panoramas da partida
O jogo diante do Flamengo pode ser encarado de duas formas. Por um lado, o Verdão enfrentará um equipe que já não tem mais aquela motivação e adrenalina em enfrentar as partidas do campeonato, visto que já conseguiu se livrar do rebaixamento e também não briga por Libertadores. Por outro, o jogo diante do rubro-negro carioca pode ser perigoso porque o time atuará sem qualquer responsabilidade e pode ser incentivado pela famosa "mala branca", que deve começar a surgir nestas rodadas finais. Por isso, o Verdão deve entrar bastante ligado na partida e marcar firme para não deixar o Flamengo tomar conta do jogo e poder sair em velocidade nos contra-ataques.
Na parte ofensiva, o retorno de Alex significa um enorme ganho na criação Alviverde. Atuando com liberdade e contando com a ausência de Cáceres (o principal marcador do Flamengo), o craque Coxa-Branca tende a ter mais espaço para fazer o seu jogo e criar jogadas de ataque, aproximando-se de Joel, na frente. Além dele, Robinho, que subiu de produção nas últimas rodadas, também será importante e deve aparecer mais para o jogo. O apoio dos laterais, que também cresceram nas últimas partidas, será fundamental, visto que os laterais do Flamengo são bastante ofensivos e deixam espaços às suas costas. Por fim, é preciso aproveitar as jogadas de bola parada, especialmente com Alex.
Na parte defensiva, o Coritiba terá que tomar bastante cuidado com o meia Éverton, que está em grande fase e é o motor da equipe rubro-negra. Além dele, outro que vem se destacando nos últimos jogos é o atacante Gabriel, que retorna de contusão, e deve incomodar bastante a defensiva Alviverde com a sua velocidade e movimentação. Por fim, o Coritiba deve conter as chegadas do volante argentino Héctor Canteros e controlar as subidas dos laterais, principalmente João Paulo, que deve forçar o jogo em lances pela linha de fundo.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Maracanã para empurrar os jogadores rumo à fundamental vitória, que deixaria o Coritiba em excelentes condições para, enfim, afastar de vez o risco do rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o time consiga um bom resultado e possa ter um final de ano um pouco mais tranquilo.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 34ª rodada
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16/11/2014, domingo
Horário: 17h
Flamengo:
Paulo Victor; Leonardo Moura (Anderson Pico), Wallace, Samir e João Paulo; Márcio Araújo, Héctor Canteros, Lucas Mugni (Luiz Antônio) e Éverton; Gabriel e Nixon.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba:
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Rafael Bonfim (Gil); Norberto, Hélder, Sérgio Manoel (Rosinei), Robinho, Alex e Carlinhos; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: José Antônio Chaves Franco Filho/RS
Assistente 2: José Eduardo Calza/RS
4º Árbitro: João Batista de Arruda/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)