
Brasileirão
Vitória e Coritiba se enfrentam nesta quarta, 03, às 19:30 hs, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, em partida válida pela décima-oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Após perder a primeira partida no Couto Pereira nesta temporada, e voltar para a zona do rebaixamento, o Coritiba enfrenta um adversário direto na sua luta para se manter na primeira divisão. Já o Vitória, que perdeu na última rodada para o Figueirense, tenta os três pontos para se manter afastado da ZR.
O time
O Coritiba vai até a Bahia, para enfrentar o Vitória, adversário direto na luta para permanecer na primeira divisão.
A derrota para o Flamengo, dentro do Couto Pereira, pela última rodada, escancarou de vez as deficiências do time Alviverde.
Sem criatividade na meia-cancha e sem força ofensiva, o Coritiba passou o jogo inteiro praticamente sem ameaçar o time carioca.
Para piorar, o volante Alan Santos, que vem sendo a única cabeça pensante no meio, se junta a Juan, Cesar Gonzales e Ruy como desfalques.
O técnico Pachequinho tem sua penúltima oportunidade para convencer a diretoria a permanecer como o técnico do time para o segundo turno. Porém, com resultados ruins, somente a conquista de duas vitórias nos últimos jogos do primeiro turno poderá garantir a permanência do treinador.
Para este jogo, o técnico Pachequinho terá novamentealguns desfalques. Como já citado, os meias Alan Santos, Cesar Gonzales, Juan eRuy continuam de fora, além do zagueiro Luccas Claro, suspenso pelo terceito amarelo.
Outro desfalque, mas este definitivo, é o lateral Ceará, que acertou sua transferência para o Internacional.
O treinador Alviverde ainda não definiu se manterá o esquema com três volantes para esta partida, ou colocará um meia no lugar de Alan Santos.
Na zaga, o paraguaio Nery Bareiro assume o lugar de Luccas Claro. Para a meia, Pachequinho deve escolher entre Amaral, Fabio Braga ou Felipe Amorim.
O adversário
O Vitória, que está uma posição acima da zona do rebaixamento, vem de três derrotas consecutivas no campeonato brasileiro.
O técnico Vágner Mancini vem sendo muito questionado pela torcida e também pela imprensa local, e um novo tropeço poderá ocasionar a demissão do treinador.
Mancini, aliás, deve ser um dos cotados para assumir o Coritiba caso Pachequinho não seja mantido no cargo.
Para este jogo, o Vitória terá como desfalque, o zagueiro Victor Ramos, expulso na última partida.
Por outro lado, terá os retornos do meia colombiano Cardenas, e do atacante Dagoberto.
Com o retorno destes dois atletas, Vágner Mancini ainda não definiu se entrará com três atacantes, ou então, deixará Dagoberto como opção para a segunda etapa, mantendo o meia Vander na equipe. Mas a probabilidade é que o meia vá para o banco de reservas, para que o veterano atacante possa entrar desde o início.
O Vitória tem em seu elenco o lateral-direito Norberto, volante William, e o meia Tiago Real, que já passaram pelo Coritiba.
O jogo
O Vitória deverá pressionar o Coritiba desde o início, tomando as ações da partida.
Se optar por três atacantes, Marinho e Dagoberto deverão atuar abertos pelas pontas, para jogar em cima dos laterais Alviverdes, com Kieza atuando como referência na frente.
O Coritiba deverá redobrar seus cuidados defensivos, uma vez que Dodô e Carlinhos possuem deficiência na marcação. Em razão disso é grande a possibilidade do time Alviverde entrar com três volantes. Assim, os laterais poderiam se soltar mais ao ataque, e a defesa ficaria melhor protegida.
O grande problema será a saída de bola do Coritiba, que ficará prejudicada com um meio-campo com Edinho, Amaral e João Paulo para fazer a transição.
O time baiano conta também com dois laterais que apoiam bastante, principalmente Euller pelo lado esquerdo, e isso pode ser explorado pelo Coritiba, além da lentidão da dupla de zaga Ramon e Kanu.
Como o Coritiba tem se portado melhor nos jogos fora de casa, atuando sempre nos contra-ataques, uma vitória em território baiano não é uma tarefa impossível de acontecer.
O atalho
A lentidão da dupla de zaga baiana será o principal caminho para o Coritiba tentar a vitória nesta partida. Com a falta e jogadores velozes no time, a dupla de laterais, Carlinhos e Dodô, deverá ser a melhor arma para criar as jogadas de ataque.
Olho vivo
A boa fase do atacante Marinho, é a principal arma do time baiano. Com bons arremates de fora da área e velocidade, o jogador tem sido o principal destaque do Vitória nesta temporada.
Protagonistas
Pelo lado do Coritiba, o lateral Carlinhosdeverá ser a principal arma ofensiva da equipe . Já o atacante Marinho, deverá incomodar a zaga Alviverde, e tem totais condições de ser o destaque da equipe baiana.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
17º Colocação com 18 pontos
17 jogos, 4v, 6e, 7d
17 gols pró, 22 gols contra
Artilheiro: Kleber, 5 gols
Vitória
16º colocação com 19 pontos
17 jogos, 4v, 7e, 6d
20 gols pró, 25 gols contra
Artilheiros: Kieza, 6 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Décima-Oitava Rodada
Vitória x Coritiba
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 03/08/2016, quarta-feira
Horário: 19:30 hs
Vitória:
Fernando Miguel, Diego Renan, Ramon, Kanu e Euller; William Farias, José Welison, Cardenas e Marinho; Dagoberto (Vander) e Kieza.
Técnico: Vágner Mancini
Coritiba:
Wilson, Dodô, Nery Bareiro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Amaral (Felipe Amorim)) e Raphael Veiga; Kazim e Kléber
Técnico: Pachequinho
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Christian Passos Sorence/GO
4º Árbitro: Marielson Alves Silva/BA (Asp-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)