
PRÉ-JOGO
Apesar de apresentar uma campanha irregular durante a segundona, o Coritiba segue em busca de uma vitória, e tem um novo ânimo para a partida de hoje, contra o São Raimundo, em Manaus. Tal esperança é baseada na mudança de comando técnico: Paulo Bonamigo é o novo comandante no Alto da Glória.
Com um bom retrospecto dentro do clube, Bona instiga confiança nos atletas. A principal prova disso é o estímulo que o técnico deposita no jogador Ricardinho, que volta à equipe titular, embora não tenha atuado satisfatoriamente em outros jogos do Verdão.
Sendo apenas essa a mudança feita no elenco, a escalação provavelmente será um esquema 4x4x2 baseado na firme marcação e com velocidade nas saídas de bola, em contra-ataques que ficarão por conta dos meias Caio e Jackson, principalmente, visando maior precisão e rapidez na troca de passes no meio-campo. O trabalho dos meias terá por finalidade assistir os atacantes com eficiência, caprichando no último passe, a bola de assistência, que é exatamente o que tem faltado ao time Coxa-Branca.
No ataque nenhuma novidade. Alberto e Fábio Pinto comporão a dupla responsável pelos gols, mais uma vez. A mudança nas laterais ocorre também no aspecto tático: antes impedidos de apoiar o ataque, Ricardinho e Wilton Goiano desta vez terão que auxiliar os meio campistas ampliando o campo da jogada, com lances criativos e perspicazes, criando inclusive triangulações que surpreendam e deixem para trás os defensores adversários. Os volantes Coritibanos também devem obter maior liberdade de ataque, investindo com insistência nas roubadas de bola.
A zaga precisa arrumar algumas falhas que possui, pois os atuais titulares ainda não conseguiram suprir plenamente a falta do zagueiro Índio. Este, por sinal, ainda não entrará em campo como titular, mas no decorrer da partida há a possibilidade de Bonamigo colocar em prática o time que armou nos treinos, durante seus poucos dias de comando.
A opção será mudar do 4x4x2 para o 3x5x2, sacando Wilton Goiano e Fábio Pinto e substituindo-os, respectivamente, por Índio e Eanes. Tal armação dará mais velocidade ao jogo, com jogadas mais estruturadas, cabendo ao atacante assumir o papel de armador e ao zagueiro o de protetor, já que este ele bem faz pelas jogadas rasteiras. Jackson passaria a ocupar a ala direita, para preencher o espaço deixado pela saída de Goiano.
Invicto há quase dois anos em sua casa, o time do São Raimundo, atual campeão estadual do Amazonas, enfrentará o Coritiba utilizando o mesmo esquema tático das partidas anteriores. O técnico Wanderley Paiva mantém a equipe aparentemente recuada, mas ainda assim diz que irá para cima do Coxa, já que o time busca reverter a má impressão deixada pelo último resultado, na goleada sofrida por 5x1 contra o CRB.
Houve alguns desfalques que Paiva teve de se desdobrar para resolver. O atacante Delmo, o zagueiro Paulão e o volante Márcio Parintins estarão fora da partida de hoje. No ataque a vaga deverá ficar para Roberto Garanha, fazendo dupla com o ágil e experiente Luiz Henrique, que costuma atacar com bastante eficiência pelo setor da direita e tem boa presença de área. Na zaga, Djair terá a oportunidade de fazer a sua estréia pelo time amazonense, jogando ao lado de Rogério.
No entanto, a ausência de Márcio Parintis é motivo de alegria por parte da torcida do 'tufão'. Durante a última partida, o jogador saiu de campo vaiado, e, por ironia, acabou se lesionando em um treino durante a semana. Em seu lugar entrará Nando.
Apesar dos desfalques, o principal jogador do São Raimundo está pronto para entrar em campo e pressionar a zaga coritibana. É em Vidinha, meia veloz que possui um chute de canhota com grande potência e despista os adversários com dribles dentro da área, que a torcida deposita a esperança. O atleta é a principal arma de ataque do grupo, e será preciso correr muito para detê-lo.
Por isso os jogadores do Coxa devem estar atentos durante os 90 minutos, segurando os ataques adversários e aproveitando as oportunidades de contra-ataque. O torcedor do Verdão dá, mais uma vez, o seu voto de confiança, pois acredita que a união da sua força, do talento de Paulo Bonamigo, e da garra dos atletas, levará o Coritiba de volta à primeira divisão em 2007.
Campeonato Brasileiro 2006 - 6ª rodada
São Raimundo x Coritiba
Local: Estádio Vivaldo Lima
Data: 20/05/06, sábado
Horário: 17h
Coritiba: Kléber; Wilton Goiano, Henrique, Marcelo Batatais e Ricardinho; Egídio, Luciano Santos, Jackson e Caio; Fábio Pinto e Alberto
Técnico: Paulo Bonamigo
São Raimundo: Flávio Mendes; Flávio Mineiro, Djair, Rogério e Marcos Pezão; Ismael, Macaé, Nando e Vidinha; Roberto Garanha e Luiz Henrique
Técnico: Wanderley Paiva
Árbitro: Antônio Neuricladio do Rego Costa/AC
Assistente 1: Rener Santos de Carvalho/AC
Assistente 2: João Gomes Jacomé/AC
4º Árbitro: Antônio Cesar Negreiros de Souza/AM
Observador: José Roberto Moreira da Rocha
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)