
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste sábado, 3, às 18h30, no Pacaembu, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de vencer a Caldense em Minas Gerais e se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil sem necessitar da partida de volta, o Verdão agora tenta transferir o bom momento para o Brasileiro, onde ainda necessita marcar gols e atingir sua primeira vitória. Pela frente, terá o São Paulo, que fez uma boa largada na competição e tenta voltar às posições superiores do Nacional após fazer campanhas bastante discretas nos últimos anos
Depois de voltar a balançar as redes, Verdão vai confiante a São Paulo
Na última quarta-feira, 30, o Coritiba foi até Poços de Caldas para fazer um bom jogo na abertura da segunda fase da Copa do Brasil e conseguiu mais do que isso. Bastante eficiente, a equipe Coxa-Branca abriu o placar logo com dois minutos de jogo em uma bomba de Jajá de fora da área. Melhor na partida, o Alviverde ampliou aos 18 minutos em uma boa jogada de ataque que Robinho finalizou na saída do goleiro. Ainda no primeiro tempo, em um lance duvidoso, o árbitro marcou pênalti de Carlinhos em Tardelli e expulsou o lateral Coxa-Branca. Entretanto, Vanderlei defendeu a cobrança e garantiu a vantagem, administrada muito bem em um segundo tempo sem sustos.
Apesar da fragilidade técnica do adversário, outra vez Celso Roth conseguiu dar uma boa consistência defensiva à sua equipe. Pela quarta vez consecutiva, o Verdão não levou gols e manteve seu adversário longe da área, em uma tendência que vem se solidificando a cada partida que passa. Entretanto, dessa vez o ataque funcionou e foi o responsável por garantir a classificação e uma semana cheia de treinamentos para que o treinador do Coritiba possa melhorar as condições de seu grupo. O desafio diante do São Paulo será importante para medir a força Alviverde, visto que o Tricolor paulista possui um time muito qualificado.
Em relação ao time, outra vez Celso Roth não poderá contar com Alex. Ao contrário do previsto, o meia Alviverde não viajou a São Paulo para encontrar a delegação e fica de fora mais uma vez, preocupando a torcida Coxa-Branca. Com sua ausência, Jajá e Robinho seguem como peças criativas no meio-campo, enquanto que Zé Eduardo voltará a atuar um pouco mais à frente. Na direita, Moacir segue de como titular, visto que Victor Ferraz não se recuperou das dores no tornozelo. O desfalque Alviverde será o reserva Roni. Por força contratual, ele não poderá enfrentar o São Paulo.
São Paulo tenta outra vitória para atingir a ponta
Após fazer um Campeonato Paulista decepcionante, quando foi eliminado em casa, nos pênaltis, pela Penapolense, e surpreendentemente perder para o CRB no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, o São Paulo reagiu e largou bem no Brasileiro. Com uma boa vitória por 3x0 em casa, diante do Botafogo, e um empate no último lance da partida contra o Cruzeiro, em Uberlândia, o Tricolor paulista atualmente ocupa a vice-liderança da competição e pode atingir o topo em casa de vitória e tropeço do Fluminense. É justamente esta a intenção de Muricy Ramalho e seus comandados, que esperam dar uma resposta à torcida após campanhas pífias recentes.
O técnico são-paulino fez bastante mistério para definir a equipe que encara o Coritiba, mas deve mexer na estrutura tática. Após alguns jogos atuando no esquema 4-4-2, Muricy Ramalho deve promover a volta do 4-3-3. Com isso, abre-se uma vaga no ataque, que deve ser ocupada por Osvaldo. Entretanto, o colombiano Dorlán Pabón corre por fora e pode aparecer no setor, inclusive na vaga do ameaçado Paulo Henrique Ganso. O desfalque certo é o lateral Douglas, que saiu machucado do jogo do último final de semana. Com isso, Luís Ricardo assume a titularidade na direita. No restante, a equipe será a mesma que empatou com o Cruzeiro.
Panoramas da partida
Sem sombra de dúvida, a partida deste sábado será extremamente difícil para o Coritiba. O jogo servirá para testar a evolução Alviverde sob o comando de Celso Roth e como a defesa se comportará diante de um poderoso ataque. De qualquer forma, a equipe Coxa-Branca tem totais condições de chegar no Pacaembu e vencer o São Paulo. Para isso, necessita atuar com bastante raça e determinação e, sobretudo, marcar forte a equipe paulista para recuperar a posse de bola e sair em velocidade no contra-ataque.
Ofensivamente, outra vez a ausência de Alex será bastante sentida. Entretanto, a permanência de Jajá na equipe faz com que o Verdão tenha mais velocidade na transição para o campo de ataque e possa se utilizar do expediente do contra-ataque, principalmente porque o São Paulo pode atuar com quatro atacantes e deixar frouxa a marcação no meio-campo. O apoio pelas laterais também será muito importante. Na frente, Zé Eduardo precisa estar preparado para aproveitar pelo menos uma das poucas oportunidades que deverão surgir.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar muitos cuidados com o adversário paulista. Bastante qualificado do meio para frente, o São Paulo tende a incomodar constantemente a meta de Vanderlei. Pelos lados do campo, o perigo é a velocidade de Osvaldo, que tentará utilizar os espaços às costas dos laterais. Na frente, a zaga Coxa-Branca precisa neutralizar o oportunismo de Alexandre Pato e Luís Fabiano. Por fim, é preciso atenção nas jogadas de bola parada, especialmente com o zagueiro Antônio Carlos.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Pacaembu para empurrar o Verdão rumo à primeira vitória no Brasileirão. Um bom resultado deixará a equipe ainda mais confiante no objetivo de somar a maior quantidade de pontos possível até a parada para a Copa do Mundo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 3ª rodada
São Paulo x Coritiba
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 03/05/2014, sábado
Horário: 18h30
São Paulo:
Rogério Ceni; Luís Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon e Paulo Henrique Ganso (Dorlán Pabón); Osvaldo, Luís Fabiano e Alexandre Pato.
Técnico: Muricy Ramalho
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Gil e Robinho; Jajá e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva/SE (Especial)
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Ailton Farias da Silva/SE
4º Árbitro: Márcio Henrique de Gois/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)