
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam neste sábado, 7, às 19h30, na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de viver uma semana em alta tensão, que teve o seu ápice na demissão do técnico Ney Franco, ocorrida na última terça-feira, o Verdão tenta juntar os cacos e protagonizar o que seria uma das maiores zebras do torneio. Pela frente, o virtual campeão brasileiro. O Corinthians não faz questão de esconder de ninguém que conta os minutos para soltar o grito da garganta e seus jogadores já pensam em como será a merecida comemoração do título
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Figueirense em um verdadeiro jogo de seis pontos no Couto Pereira e, mais uma vez, decepcionou (e muito) a sua torcida. Com um futebol apático e sem qualquer inspiração (típicos, aliás, do esquema que Ney Franco implantou na equipe), o Verdão criou muito pouco e ficou à mercê da sorte para marcar seu gol. Foi o que aconteceu quando Juan aproveitou uma pixotada da zaga catarinense e empurrou para as redes. Entretanto, o Coritiba não conseguiu se impor em nenhum momento e, ainda no primeiro tempo, tomou o gol de empate em um vacilo da zaga. A partir de então, os dois times justificaram totalmente as suas colocações no campeonato e, de novo, se não fosse Wilson, o Alviverde teria amargado mais uma derrota dentro de seus domínios.
Já na entrevista coletiva ao final do jogo, o caso Keirrison veio à tona e iniciou mais uma crise no Alto da Glória. Dois dias mais tarde, Ney Franco foi demitido, em uma decisão até certo ponto surpreendente em razão da demora da diretoria em tomar esta medida. Definiu-se que Pachequinho comandaria a equipe diante do time paulista e, enfim os trabalhos da semana se iniciaram. Em relação à equipe que levará a campo neste sábado, 7, o interino não terá Walisson na zaga, suspenso. Com isso, Rafael Marques volta a formar o setor com Juninho. No meio, Cáceres sai do time para a volta de Alan Santos. No setor de criação, Esquerdinha fica como opção para a volta de Ruy. Por fim, após cumprir suspensão automática diante do Figueirense, Henrique Almeida volta a formar dupla de ataque com Kléber. E assim, na base do "seja o que Deus quiser", o Coritiba tenta desafiar o seu adversário.
O adversário
Depois de iniciar o ano de maneira complicada, com eliminações traumáticas e precoces na Copa Libertadores e no Paulistão, o Corinthians soube dar a volta por cima e, com uma forma muito madura de jogar, dominou o Campeonato Brasileiro do início ao fim. O ponto mais alto foi a contundente vitória sobre o Galo, ocorrida no último final de semana, quando o Timão praticamente sacramentou a conquista, aguardando apenas o momento certo de levantar a taça. Em relação ao time que encara o Coritiba, Tite ainda tem motivos para celebrar. Elias, que não atuou diante do Atlético/MG por estar suspenso, retorna ao time na vaga de Rodriguinho. Assim, tirando Fágner e Uendel, que já estão fora há algum tempo, o Alvinegro paulista irá com a sua força máxima para tentar a vitória que pode lhe render a conquista matemática da taça no domingo.
O jogo
Não poderia haver adversário pior para o Coritiba neste momento. Enfrentar o virtual campeão brasileiro em seus domínios, com a torcida absolutamente empolgada e o time jogando por música é, sem dúvida, uma das tarefas mais árduas que se pode ter. Entretanto, estamos falando de futebol e temos, na história, milhares de exemplos de times que, mesmo reconhecidamente inferiores, se superaram nestas situações para estragar a festa do adversário. É justamente o que o Coritiba deve tentar fazer neste sábado. O time de Pachequinho não tem absolutamente nada a perder e deve tentar fazer um jogo regular, sem erros, para aproveitar as chances que possam vir a surgir. Entretanto, uma coisa será fundamental: atitude. Sem ela, a chance de sair do Itaquerão com uma sacola de gols na bagagem cresce.
Na parte ofensiva, a volta de Henrique Almeida é, sem dúvida, uma boa notícia para o técnico interino. Embora o artilheiro do Coritiba no Brasileirão esteja atravessando uma fase complicada, ainda é o que de melhor o elenco Alviverde pode oferecer em sua posição. Ao seu lado, Kléber precisa resolver jogar e também entrar no jogo. No meio, Ruy e Juan podem conferir uma velocidade interessante a este setor, puxando os contra-ataques e alimentando os homens de frente. Por fim, o Coritiba deve tentar aproveitar as jogadas de bola parada.
Defensivamente, os cuidados com o time adversário são muitos, especificamente no meio-campo, onde Renato Augusto e Jádson estão, literalmente, passando da bola e são os responsáveis diretos pela campanha corinthiana. Além deles, as chegadas de Elias também devem ser controladas. Na frente, até mesmo o questionado Vágner Love começou a fazer gols e tem se tornado peça fundamental no título, abrindo espaços e concluindo com qualidade a gol. Por fim, o Coritiba deverá controlar as jogadas aéreas e os cruzamentos na área.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca acompanhará a partida deste sábado, 7, na esperança de que o time surpreenda a todos e consiga, ao menos, realizar um papel digno de sua grandeza na Arena do Corinthians. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado, na esperança de que uma reação ainda possa ser iniciada.
Raça, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2015 - 34ª Rodada
Corinthians x Coritiba
Local: Arena do Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 07/11/2015, sábado
Horário: 19h30
Corinthians:
Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Elias, Jádson, Renato Augusto e Malcom; Vágner Love.
Técnico: Tite
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Ruy e Juan; Kléber e Henrique Almeida.
Técnico: Pachequinho
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA (FIFA)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (FIFA)
Assistente 2: José Javel Silveira/RS (Especial)
4º Árbitro: Igor Junio Benevenuto/MG (Asp. FIFA)
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)