
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 12, às 11h, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de um novo empate por 0x0, dessa vez diante da Ponte Preta, no Couto Pereira, o Coritiba tem uma missão inglória no Morumbi. Entretanto, a situação do time na tabela não permite outro resultado que não seja a vitória. Pela frente, um São Paulo que vive uma temporada estranha e, com alguns problemas de ordem administrativa, tenta se reencontrar na competição e lutar pelas primeiras posições
O time
Na última quarta-feira, 8, o Coritiba recebeu a Ponte Preta, no Couto Pereira, para dar uma resposta ao torcedor após o ridículo resultado diante do Joinville e, mais uma vez, ficou devendo. Mais do que isso, o time Alviverde viu a Macaca dominar completamente o primeiro tempo e jogar com uma desenvoltura que fez o mais desatento torcedor imaginar que o jogo estivesse sendo disputado no Moisés Lucarelli. Wilson e a trave foram os responsáveis por deixar o placar fechado. Na segunda etapa, o Coritiba até melhorou um pouco, principalmente puxado por Marcos Aurélio, que cansou de arrematar em gol. Entretanto, isso não foi suficiente para impedir mais um vexame dentro de casa.
Apesar de subir uma posição na tabela, o resultado obviamente deixou o Coritiba plantado na Zona do Rebaixamento, com uma distância cada vez maior para os times que estão se salvando no momento. Pior que isso, o time não reage dentro de campo e parece conformado com o rebaixamento que se anuncia. Para o jogo diante do São Paulo, o técnico Ney Franco tende a utilizar uma estratégia diferente e deve voltar a jogar com dois volantes de origem. Assim, é muito provável que Misael ganhe a vaga de Rafhael Lucas no time titular, com Marcos Aurélio atuando mais avançado. Embora tenham feito uma partida absolutamente ridícula diante da Ponte Preta, com várias jogadas aos seus costados, os laterais Rodrigo Ramos e Henrique devem ser mantidos, assim como o restante do time, que tem a obrigação moral de, pelo menos, atuar com raça e determinação diante do São Paulo no Morumbi.
O adversário
O São Paulo vive uma temporada bastante conturbada em 2015. Além dos fracos resultados dentro de campo, como a queda nas semifinais do Campeonato Paulista e a eliminação nas oitavas da Copa Libertadores, o Tricolor paulista atravessou uma série de problemas administrativos com os quais não estava acostumado. Salários atrasados e ações na justiça mostraram ao Brasil que o São Paulo não possui nada tão diferente em relação aos outros clubes brasileiros no aspecto de gestão. Em relação ao time que enfrenta o Coritiba, a grande novidade é a volta de Luís Fabiano, que não atuou na vitória por 4x0 sobre o Vasco no meio de semana. Por outro lado, o volante Wesley sofreu uma pancada em um dos últimos treinamentos e não joga. No restante, a equipe deverá ser a mesma que obteve os três pontos na última rodada.
O jogo
A partida deste domingo será absolutamente complicada para o Coritiba. Entretanto, a equipe Alviverde não está na fase de escolher adversário. Precisará encarar o São Paulo de igual para igual e, acima de tudo, precisará pontuar na capital paulista. A tolerância sobre o rendimento desta equipe está abaixo do limite do razoável, então, já passou da hora destes jogadores darem uma resposta para eles mesmos e reconquistarem a confiança. Isso só será possível caso o time jogue com muita determinação, vontade e raça dentro da partida. Caso contrário, as chances do São Paulo "passar por cima" realmente aumentam consideravelmente.
Ofensivamente, a estratégia de Ney Franco parece bem clara: apostar nos contra-ataques. Para isso, além da mobilidade dos jogadores na frente, é preciso que Thiago Galhardo tenha consciência de que precisa jogar mais coletivamente e soltar a bola para os seus colegas de frente. Com mais liberdade para apoiar o ataque, Esquerdinha também pode ser peça fundamental no jogo. Por fim, os laterais precisam estar mais ligados, tanto no ataque como na defesa, evitando erros que possam levar perigo à meta de Wilson.
Na parte defensiva, certamente o Coritiba terá alguns problemas para conseguir neutralizar as armas da equipe paulista. Individualmente, as atenções recaem sobre a dupla de ataque são-paulina, formada por Alexandre Pato e Luís Fabiano, que retorna à equipe e deve conferir mais presença de área ao time. No meio, Michel Bastos atravessa boa fase e suas chegadas na frente também devem incomodar. Já Paulo Henrique Ganso é sempre uma incógnita, mas também deve ser bem vigiado pela zaga Alviverde.
A torcida
Machucada com os últimos resultados e problemas administrativos que o clube enfrenta, a torcida Coxa-Branca tem, mais uma vez, o seu sentimento colocado à prova neste domingo. Certamente, os Guerreiros Alviverdes comparecerão ao Morumbi para apoiar o time e exigem raça e foco em busca do resultado. Daqui de Curitiba, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três fundamentais pontos.
Raça, Verdão, você é campeão!
Campeonato Brasileiro 2015 - 13ª Rodada
São Paulo x Coritiba
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Data: 12/07/2015, quarta-feira
Horário: 11h
São Paulo:
Rogério Ceni; Thiago Mendes, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Rodrigo Caio, Hudson, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Luís Fabiano.
Técnico: Juan Carlos Osorio
Coritiba:
Wilson; Rodrigo Ramos, Leandro Silva, Luccas Claro e Henrique; Alan Santos, Misael, Lúcio Flávio, Esquerdinha e Thiago Galhardo; Marcos Aurélio.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado/TO
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Gilvan Cavalcante dos Santos Medrado/TO
4º Árbitro: Aurélio Santana Martins/SP
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)