
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vasco se enfrentam neste domingo, 11, às 16h no Couto Pereira pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de vencer a primeira partida fora de casa diante do Grêmio, a equipe Alviverde retorna ao Alto da Glória para fazer dois jogos e, quem sabe, atingir novamente o topo da classificação. Pela frente, terá o Vasco, que confia na sua estrela Juninho Pernambucano, para tentar acabar com a inconstância e somar pontos fora de casa
Alex retorna e comanda o Coritiba rumo à ponta
Na última quinta-feira, Coritiba foi até Porto Alegre e fez uma ótima partida para conquistar sua primeira vitória longe de casa. Com uma grande consistência defensiva decorrente da troca do sistema de jogo, que neutralizou as principais jogadas do Grêmio e ainda deu muito mais liberdade aos laterais Alviverdes, o Coritiba dominou a partida do início ao fim e foi premiado com o gol solitário de Deivid, logo aos dez minutos do primeiro tempo. A superioridade foi tamanha que o time de Porto Alegre sequer esboçou uma pressão ao final da partida e amargou a sua primeira derrota dentro na nova Arena. Ponto para Marquinhos Santos, que teve uma leitura tática perfeita de seu adversário e já colocou o Coritiba em vantagem desde o apito inicial do árbitro.
A um ponto dos líderes Cruzeiro e Botafogo, agora o Verdão faz dois jogos consecutivos em casa e espera atingir 100% de aproveitamento para voltar à liderança. Para isso, contará com o apoio integral de sua torcida, que deve comparecer em bom número aos jogos diante do Vasco e da Portuguesa, na próxima quarta. Sabendo da responsabilidade, Marquinhos Santos e seus comandados sabem que precisaram demonstrar muita raça, empenho, determinação e vontade para superar adversários e atingir os objetivos. O caminho rumo à liderança da tabela se inicia neste domingo, e somente com muita transpiração e atitude será possível alcançar os resultados previstos.
Em relação ao time, a grande novidade será a volta do craque Alex. Recuperado de uma pancada no tornozelo que o tirou dos dois últimos jogos, o camisa 10 volta a comandar a equipe dentro das quatro linhas. Por outro lado, Marquinhos Santos terá o desfalque do meia Robinho, que vinha atuando bem nas últimas partidas. Bottinelli deverá ser seu substituto caso Marquinhos Santos opte por desmanchar o esquema com três zagueiros. Se Emerson for mantido no onze titular, a tendência é que o argentino fique como opção no banco de reservas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Grêmio na última rodada.
Vasco quer a vitória para tentar ocupar a parte superior da tabela
Na décima primeira colocação, o Vasco vem fazendo uma campanha bastante irregular nesse início de campeonato. A equipe cruzmaltina perdeu preciosos pontos por desatenções da sua zaga, como aconteceu, por exemplo, na última, diante da Ponte Preta. Neste jogo, Juninho Pernambucano ainda desperdiçou um pênalti que daria a vitória ao time carioca e afastaria a equipe de Dorival Júnior da zona do rebaixamento. Por toda esta situação, o Vasco vem a Curitiba para tentar somar pontos e afastar as preocupações com a Série B.
O técnico da equipe Alvinegra terá o desfalque de André, suspenso pelo terceiro amarelo, e do lateral-esquerdo Yotún, convocado para a seleção peruana. Por outro lado, a delegação vascaína conta com Juninho, que não será poupado e fará a sua terceira partida consecutiva, mesmo do alto de seus 38 anos. Outra novidade será o retorno do zagueiro Renato Silva que, suspenso, não atuou no jogo diante da Ponte Preta. Assim sendo, Jomar retorna ao banco de reservas. Outro atleta que está à disposição de Dorival Júnior é Wendell, mas o volante deve ficar como opção no banco. Nas demais posições, a equipe será a mesma que empatou na última rodada.
Panoramas da partida
O Coritiba deverá encarar com muita seriedade o jogo diante do Vasco. A má situação da equipe carioca na tabela não deverá ser levada em consideração e a equipe Coxa-Branca precisa apertar a garganta de seu adversário desde o primeiro minuto de jogo. O Vasco não deverá sair muito para o jogo, jogando fechado para aproveitar os contra-ataques. Tendo isso em consideração, o Verdão deve aproveitar suas chances, e, com muita disposição e vontade, deve incomodar constantemente, e por todos os lados do campo, a meta vascaína.
Ofensivamente, o retorno de Alex dará outra dinâmica ao ataque Alviverde. A maioria das jogadas passará pelos pés do craque Coxa-Branca, e o menino de ouro distribuirá as jogadas para Geraldo e Deivid, na referência. A ausência de Robinho fará o Coritiba perder um pouco do índice de posse de bola no meio, mas isso poderá ser substituído pelo apoio e velocidade dos alas Victor Ferraz e Diogo Goiano. Por fim, as jogadas de bola parada também devem ser um importante diferencial.
Na parte defensiva, a principal preocupação Alviverde na partida deverá ser mesmo Juninho Pernambucano. O experiente meia retornou dos Estados Unidos em grande fase e deve incomodar a meta de Vanderlei, especialmente nas cobranças de falta, sua especialidade. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve prestar muita atenção na dupla de ataque do Vasco, formada por Éder Luís e Carlos Tenorio. Ambos são jogadores perigosos e que usam da velocidade para produzir jogadas de perigo ao gol adversário. Por fim, o Coritiba deve contar as descidas do lateral Nei e controlar as jogadas aéreas.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Alto da Glória para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória na competição, o que poderá render, inclusive, o retorno da equipe Alviverde à liderança do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira para empurrar os jogadores em busca de mais três pontos. Novamente, o Coritiba necessita da sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 13ª rodada
Coritiba x Vasco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 11/08/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Willian, Darío Bottinelli (Emerson), Alex e Lincoln; Geraldo e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Vasco:
Diogo Silva; Nei (Fágner), Renato Silva, Rafael Vaz e Henrique; Fillipe Souto, Abuda, Pedro Ken e Juninho Pernambucano; Éder Luís e Carlos Tenorio.
Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis/SP
Assistente 2: Herman Brumel Vani/SP
4º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)