
Brasileirão
Coritiba e América se enfrentam neste sábado, 18, às 21:00hs, no estádio Independência, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Após empatar no último minuto contra o Palmeiras, o Coritiba enfrenta um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, terá o América, que vem de derrota para o Botafogo e ocupa atualmente a lanterna da competição
O time
O Coritiba vai até Belo Horizonte com dois objetivos: Conquistar seus primeiros pontos fora de casa e consequentemente vencer um adversário direto na luta contra o rebaixamento.
Na última partida, no apagar das luzes, o atacante Leandro marcou um golaço que empatou a partida contra o Palmeiras.
O resultado manteve o Coritiba fora da zona de rebaixamento, pelos critérios de gols marcados, pois a pontuação, 8, é a mesma do Cruzeiro, 17º colocado.
Para esta partida, o treinador Pachequinho terá a volta do meio-campista Juan, que deverá entrar na vaga de Felipe Amorim, que teve participação discreta contra o time Palmeirense.
Por outro lado, o zagueiro Luccas Claro, suspenso pelo terceiro amarelo, não enfrentará o América.
A ausência do zagueiro deverá abrir vaga para o retorno do lateral-esquerdo Carlinhos, fazendo com que Juninho volte para o miolo de zaga.
Outra alteração é a manutenção de Felipe Amorim no time titular, com Vinicius indo para o banco de reservas.
Pachequinho não terá ainda os laterais Ceará e Cesar Benitez, os volantes Amaral e Alan Santos, e o meia Cezar Gonzalez, que continuarão de fora por problemas físicos.
O adversário
O América começou muito bem a temporada, sagrando-se campeão mineiro, depois de 15 anos na fila.
A boa campanha no campeonato regional deixou seus jogadores em evidência, e o lateral Bryan, principal jogador do time, se transferiu para o Cruzeiro.
Outra perda foi do meia Rafael Bastos, que se transferiu para a Chapecoense com o campeonato brasileiro em andamento.
A má campanha no campeonato brasileiro ocasionou a demissão do técnico Givanildo de Oliveira. Em seu lugar foi contratado o português Sérgio Vieira, que fez boa campanha com a Ferroviária, no campeonato paulista
Porém, a chegada do novo treinador ainda não trouxe o resultado esperado pelo torcedor americano. Em dois jogos comandados por Vieira, o time ainda não pontuou.
Como praticamente todos os times brasileiros, o América atua em um 4-2-3-1, com o experiente atacante Borges mais fixo a frente.
Quando é atacado, o time mineiro praticamente forma uma linha de três zagueiros, com o recuo do volante Juninho.
O grande destaque da equipe é o meia Osman, contratado junto a Luverdense, e que já vem chamando a atenção de times maiores, como o Santos.
Outros destaques são o goleiro João Gabriel e o atacante Victor Rangel.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico Sérgio Vieira terá como desfalques, o meia Tony, o volante Pablo, o zagueiro Alisson, e o atacante Victor Rangel.
O América conta em seu elenco com o lateral-direito Jonas, titular absoluto do time Coxa que foi vice-campeão da Copa do Brasil, em 2011 e 2012.
O jogo
Mais do que conquistar seus primeiros pontos fora de casa, o Coritiba não pode deixar um adversário direto na luta contra o rebaixamento se aproximar.
Nas últimas temporadas, o time Alviverde tem se notabilizado pelas fracas campanhas, principalmente fora de casa, onde costuma pontuar muito pouco, tornando-se presa fácil para os adversários.
E isso vem sendo a tônica neste início de Brasileirão. Em três jogos, Grêmio, Santos e Corinthians, três derrotas.
O jogo contra o América, mesmo sendo nas rodadas iniciais, já se torna extremamente importante.
Uma vitória pode fazer o time Alviverde dar um salto na tabela, podendo chegar até a 10º posição. Por outro lado, uma derrota poderá além de devolver o time Alviverde para a zona de rebaixamento, também trazer a lanterna da competição, tudo isso, é claro, dependendo de outros resultados.
A volta de Carlinhos a lateral esquerda poderá dar ao time Alviverde uma opção a mais para atacar o time mineiro. A expectativa é que o jogador supere a má fase que vem apresentando.
Se com o lateral de ofício o time pode melhorar ofensivamente, a volta de Juninho ao miolo de zaga pode ainda fazer subir o rendimento do time neste setor.
Para evitar contra-ataques do adversário por este lado, pelo espaço que Carlinhos costuma deixar na defesa, os zagueiros e volantes deverão estar muito atentos para fazer a cobertura.
Mesmo com o time adversário tendo um time melhor tecnicamente, a tendência é de um jogo equilibrado, porém de muitos gols.
O atacante Borges costuma marcar contra o Coritiba , e mesmo em má fase física e técnica precisa ser vigiado de perto, pois um segundo de bobeira pode ser fatal para o time Alviverde.
Os meias Osman e Alan Mineiro, recém contratado junto ao Corinthians, também precisam ser marcados em cima, pois são bons jogadores. Alan, costuma arriscar em chutes da entra da área, e os volantes precisarão estar atentos a este tipo de jogada.
Como o time mineiro também precisa da vitória para fugir da zona de rebaixamento, o Coritiba deverá encontrar muitos espaços para jogar. O contra-ataque deverá ser a principal arma do Coxa nesta partida.
Esta partida, é uma ótima oportunidade para o time Alviverde conquistar os seus primeiros pontos fora de casa.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
15º Colocação com 8 pontos
8 jogos, 2v, 2e, 4d
12 gols pró, 15 gols contra
Artilheiro: Kleber, 3 gols
América/MG
20º colocação com 05 pontos
8 jogos, 1v, 2e, 5d
7 gols pró, 14 gols contra
Artilheiro: Victor Rangel, 2 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Nona Rodada
América/MG x Coritiba
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 18/06/2016, sábado
Horário: 21:00hs
América/MG:
João Ricardo, Helder, Adalberto, Artur e Danilo Barcelos; Juninho, Leandro Guerreiro, Osman, Alan Mineiro e Eduardo (Bruno Sávio); Borges
Técnico: Sérgio Vieira
Coritiba:
Wilson, Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Juan e Ruy; Felipe Amorim e Kléber
Técnico: Pachequinho
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães/RJ - (ASP-FIFA)
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moisés/RJ
Assistente 2: Luiz Claudio Regazone/RJ - (Asp-FIFA)
4º Árbitro: Igor Junio Bevenuto/MG - (Asp-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)