
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste sábado, 8, às 18h, no Couto Pereira, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de retornar com um ponto da sequência de dois jogos fora de casa, o que afastou o clube da tentativa de se aproximar do G-5, o Verdão agora tenta encontrar o caminho dos três pontos no Alto da Glória diante de um difícil adversário. O Grêmio, por sua vez, vive a sua melhor fase na competição, com o segundo mais eficiente aproveitamento no returno, o que faz o clube gaúcho sonhar com uma vaga na mais importante competição do continente
Coritiba volta para casa com a obrigação da vitória para não se comprometer
No último final de semana, o Verdão foi até Florianópolis e, em um jogo de baixo nível técnico, se afastou da luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. O melancólico 0x0 diante do Figueirense mostrou uma equipe sem grandes ambições durante os 90 minutos, algo completamente inverso daquilo que foi pregado durante a semana passada, quando jogadores e, principalmente, comissão técnica diziam encarar o jogo como uma "decisão". E mesmo embora tenha criado algumas chances, as demoras nas reposições de bola e os toques descompromissados deixaram a torcida profundamente irritada com a postura do time.
Sendo assim, apesar do discurso do elenco se repetir novamente nesta semana, a galera Coxa-Branca quer uma vitória para afastar qualquer possibilidade de luta contra o rebaixamento e para manter o bom desempenho em casa. A partir de agora, a torcida espera que os jogadores mantenham o ritmo para fazer com que o Coritiba termine na melhor colocação possível, garantindo vaga na Copa Sulamericana e projetando a equipe para o próximo ano. Mas nem por isso a cobrança deixará de existir e é imperativo que os jogadores e o técnico Marcelo Oliveira continuem encarando os compromissos com seriedade e dedicação.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira fará duas alterações forçadas em comparação ao time que empatou em Florianópolis. Convocado para o Pan Americano, o zagueiro Luccas Claro já está com a seleção Brasileira sub-20 que viaja para o México nos próximos dias. Com isso, Jeci, recuperado de lesão, será titular, visto que Pereira novamente sentiu sua lesão quando retornou aos treinamentos. Leandro Donizete reclamou de dores durante a semana e acabou vetado após o treinamento desta sexta-feira, 7. Willian será o seu substituto. No banco, uma boa opção é Davi, recuperado de uma pubalgia que o incomodava há vários meses. Ainda lesionado, Rafinha continuará a ser substituído por Everton Costa.
Empolgadíssimo, Grêmio tenta continuar boa fase para brigar pela Libertadores
Depois de iniciar o campeonato de maneira cambaleante, o Grêmio vem se recuperando de maneira exemplar no Campeonato Brasileiro. Após demitir Renato Gaúcho e Julinho Camargo, o Tricolor contratou Celso Roth que, a princípio, chegou ao Olímpico com a missão de livrar a equipe do rebaixamento. Entretanto, o ótimo desempenho no final do primeiro turno e começo do segundo já fez o elenco e a torcida mudarem os planos e, na nona colocação, cinco pontos atrás do Fluminense, o Grêmio já mira sua vaga no torneio continental, em uma reação que se assemelha muito com a apresentada no último ano.
Sobre o time, Celso Roth terá um importante desfalque para desafiar o Coritiba. O meia Douglas, um dos principais destaques do time nesta sequência de bons resultados, recebeu o terceiro amarelo na vitória diante do Santos, no meio de semana, e está impossibilitado de atuar. Gilberto Silva, Adílson e Diego Clementino brigam pela posição. Nos dois primeiros casos, Celso Roth lançaria mão de uma equipe mais cautelosa. Já Diego Clementino formaria o ataque com Brandão. A decisão deve ficar apenas para minutos antes da bola rolar. Nos outros setores, a equipe permanece a mesma.
Panoramas da partida
Certamente, o Coritiba enfrentará uma parada duríssima na noite deste sábado. Empolgado com sua recuperação no campeonato, o Grêmio tende a entrar em campo preparado para uma batalha, no melhor estilo gaúcho de jogar futebol. E caso o Coritiba não tenha esse mesmo pensamento, lutando por todas as bolas e igualando o time do Rio Grande do Sul na raça, terá sérios problemas para vencer esta partida. Por isso, a torcida exigirá entrega máxima de todos os atletas durante todo o tempo, visto que, assim como o Grêmio, o Coritiba também precisa vencer e dar uma resposta depois dos péssimos resultados.
Ofensivamente, o Coritiba deverá investir na movimentação para escapar do ferrolho defensivo, comum nos times dirigidos por Celso Roth. Desta forma, Marcos Aurélio, Everton Costa e Tcheco serão fundamentais para que o Verdão consiga criar jogadas e chegar ao gol do bom goleiro Victor. Além disso, será importante explorar o costado do lateral Júlio Cesar, que costuma apoiar muito bem o ataque, mas deixa espaços na defesa. Atuando em velocidade por este setor, o Verdão tende a conseguir um domínio territorial no gramado. No banco, Davi pode ser uma boa opção caso volte a atuar de maneira compromissada e inteligente, como no primeiro semestre.
Na parte defensiva, certamente o Grêmio sentirá bastante a perda de Douglas, que é o principal articulador das jogadas gremistas. Entretanto, Marquinhos também atravessa boa fase e tende a assumir este papel naturalmente, criando jogadas para a conclusão de Brandão e sendo muito perigoso nos lances de bola parada. Outro jogador a ser contido é o lateral Júlio Cesar, que vem jogando muito bem e é uma das válvulas de escape da equipe gaúcha. Por fim, a atenção nas bolas paradas, principalmente com Rafael Marques, é fundamental.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um ótimo público no reencontro do Coritiba com a sua casa após jogar duas semanas longe do Alto da Glória. Sendo assim, torcedor Alviverde, aproveite a oportunidade para ir ao estádio e grite durante os 90 minutos para empurrar o seu clube de coração rumo a mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Os jogadores Alviverdes necessitam de seu apoio e energia em mais essa batalha.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 28ª rodada
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/10/2011, sábado
Horário: 18h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Tcheco e Éverton Costa; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio:
Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Júlio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Adílson (Diego Clementino), Marquinhos e Escudero; Brandão.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moises/RJ (FIFA)
Assistente 2: Lucio I. R. da Silva de Mattos/PA
4º Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)