
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Flamengo vive um começo de temporada dos mais tumultuados, perdendo todos os títulos que disputou em 202: Supercopa do Brasil, Recopa Sulamericana, Mundial de Clubes da Fifa e Campeonato Carioca. A crise se estabeleceu na Gávea, já durante o comando técnico do português Vitor Pereira culminando com a sua demissão.
E a crise continuou, mesmo após a demissão do VP, pois o Flamengo foi jogar o primeiro jogo da 3ª fase da Copa do Brasil contra o Maringá Futebol Clube, fora de casa e acabou jogando muito mal, sendo derrotado por 2 x 0, um placar que pode ser complicado para reverter no jogo de volta no Maracanã, visto que a equipe maringaense é muito organizada táticamente. Nesta partida a equipe da Gávea teve como técnico interino Mario Jorge, que mesmo desfazendo a linha de três zagueiros imposta pelo ex-treinador, e colocando Gabigol e Pedro juntos no ataque, as coisas não funcionaram e a derrota foi inevitável. A equipe carioca foi totalmente dominada pelo time paranaense.
A última vez que o Flamengo tinha perdido uma partida para um time da 4ª divisão nacional, caso do Maringá, havia sido em 2018 quando perdeu para o Macaé (RJ). E se formos falar de orçamento a discrepância é muito maior pois a equipe carioca tem um orçamento de 1 bilhão de reais contra um Maringá que tem orçamento de 5 milhões no ano, 200 vezes menor.
Dos 20 times que vão disputar a série A de 2023 o Flamengo é o que mais perdeu, em 22 jogos foram 8 derrotas.
Domingo contra o Coritiba, o time carioca estreia na série A do campeonato brasileiro, campeonato esse em que o Flamengo coleciona títulos, são oito títulos, perdendo apenas para o Palmeiras que já levantou a taça de campeão em 11 oportunidades.
O Flamengo contratou o técnico Jorge Sampaoli, mas o argentino aina não estará comandando a equipe no banco de reservas, permanecendo o interino Mario Jorge.
No jogo desta última quinta-feira em Maringá, Mario Jorge mandou a campo a seguinte escalação: Santos; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (Marinho); Cebolinha (Matheus França), Pedro e Gabigol (Matheus Gonçalves). Possivelmente estes jogadores irão a campo no domingo no Maracanã para enfrentar o Coxa.
O histórico de confrontos entre as duas equipes, no Rio de Janeiro, não é nada favorável ao time Alviverde, pois em 26 jogos foram apenas três vitórias do Coritiba, 17 vitórias do Flamengo e seis empates. A última vitória Coxa-Branca sobre o Flamengo jogando no Rio foi em 2001, quando ganhou por 1 x 0, gol do Evair.
Há que se ressaltar que na série A de 2015 o Coritiba venceu jogando em Brasília, no Estádio Mané Garrincha pelo placar de 2 x 0, gols de Kleber Gladiador e Henrique Almeida. Na série A de 2022 as equipes voltaram a jogar no Mané Garrincha e deu Flamengo que venceu por 2 x 0, e no segundo turno no Couto Pereira deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Alef Manga.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)