Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Athletic vem mostrando que está numa excelente fase na Série B do Campeonato Brasileiro. Nos últimos cinco jogos, a equipe conquistou quatro vitórias e sofreu apenas uma derrota, o que a coloca entre as melhores campanhas do campeonato nesse recorte de tempo juntamente com o time Coxa, portanto, Athletic e Coritiba fazem o jogo das melhores campanhas da série B dos últimos cinco jogos. Apesar de estar na 13ª posição com 21 pontos, o time já começa a olhar para a primeira página da tabela de classificação pois está a cinco pontos do G4.
O time mineiro é o único que ainda não empatou nenhuma partida na Série B, são sete vitórias e 10 derrotas até agora nos 17 jogos disputados. Seu ataque marcou 20 gols enquanto a defesa sofreu 24 gols. O aproveitamento do time jogando como mandante ainda não é bom, pois em oito jogos conquistou apenas três vitórias, e perdeu outros cinco jogos perfazendo um aproveitamento de apenas 37,5%.
Após a demissão do técnico Roger Silva, que comandou a equipe no acesso à série B, o clube trouxe um técnico com experiência no futebol português, trata-se de Rui Duarte, de 46 anos, vindo de passagens por times portugueses como Braga, Casa Pia, Farense e por último no Marítimo. Além dele, veio também o atacante Ronaldo Tavares, de 27 anos, jogador de São Thomé e Principe, que estava atuando na Estrela Amadora de Portugal, jogador que tem sido destaque desde que chegou, mostrando seu faro de artilheiro. Nos últimos dias outro reforço de peso foi contratado, o atacante Alessio da Cruz, holandês de 28 anos, que atualmente estava defendendo o time do Fortuna Cittard, no campeonato holandês e também defende a seleção de Cabo Verde, mas não poderá estar à disposição para este jogo devido à questões de regulamentação da documentação junto à CBF.
O lateral Rodrigo Gelado, emprestado pelo Coritiba e que tem sido titular absoluto no esquema de Rui Duarte, não poderá jogar por questões contratuais. O provável time que vai enfrentar o Coritiba na Arena Sicredi nesta terça-feira em São João Del Rei, deve ter a seguinte formação: Adriel, Douglas Silva, Marcelo Ajul, Sidimar e Yuri, Fabrício Isidoro, Sandry e David Braga; Welington Torrão, Max e Ronaldo Tavares
Trata-se de um confronto inédito visto que Athletic e Coritiba nunca se enfrentaram por nenhuma competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)