
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Ceará se enfrentam neste domingo, 25, às 18h, no estádio Presidente Vargas, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Do lado Alviverde, empolgação com o bom momento e a certeza de que é fundamental continuar vencendo para seguir na luta por uma vaga na próxima Taça Libertadores da América. Para isso, nada melhor do que voltar a mostrar força fora de casa. Pela frente, o Ceará, que não vence há seis jogos e literalmente despencou na tabela de classificação, passando a se preocupar, fortemente, com o risco de rebaixamento
Sem Rafinha, Verdão tenta manter o ritmo e vencer no Nordeste
Na última quarta-feira, 21, o Verdão recebeu o Cruzeiro, no Couto Pereira, e, apesar da fase complicada que atravessa o time mineiro, o jogo foi bastante difícil. Fechado em seu campo de defesa no primeiro tempo, o time celeste neutralizava as jogadas Alviverdes até que Marcos Aurélio pegou um rebote do goleiro Fábio para abrir o marcador. Já no segundo tempo, Bill fez boa jogada individual e também deixou o seu, dando um pouco mais de tranquilidade ao time. Entretanto, o gol de Bobô, logo em seguida, botou fogo na partida e, na base da raça e da transpiração, o Verdão segurou as investidas da Raposa para conseguir mais um importante resultado e permanecer perto da zona da Libertadores.
Agora, o Coritiba parte para dois desafios longe do Alto da Glória, que podem ser decisivos na briga pela participação no próximo torneio continental. O primeiro deles é no Nordeste, diante do Ceará, na quarta partida entre os times nesta temporada, visto que se encontraram na semifinal da Copa do Brasil. E, para vencer o Alvinegro de Fortaleza, o Cori precisará de muita disposição, garra e, sobretudo, atenção durante os 90 minutos, pois deve sofrer constante pressão dentro e fora do gramado do estádio Presidente Vargas.
Em relação ao time, a única e bastante sentida baixa em relação à equipe que venceu o Cruzeiro é Rafinha, que ficará de fora das partidas pelas próximas três semanas com uma lesão na coxa. Para o seu lugar, o técnico Marcelo Oliveira resolveu adotar o mistério e afirmou que quatro jogadores brigam pela vaga. Dessa maneira, Anderson Aquino, Willian, Leonardo e Geraldo podem aparecer no time, com mais vantagem para o primeiro. Na esquerda, Lucas Mendes reaparece após cumprir suspensão. Por fim, após ser suspenso de maneira inexplicável pelo STJD, Leandro Donizete poderá atuar sob um efeito suspensivo, conseguido na última sexta-feira, 23.
Em baixa, Ceará busca vitória para afastar o pesadelo
Após ter um primeiro semestre bastante positivo e fazer boas partidas no início do Brasileirão, o Ceará parece ter se desencontrado completamente na competição nacional mais importante da temporada. Vágner Mancini, que fez um bom trabalho à frente do Vozão, não resistiu aos maus resultados e acabou sendo demitido. Para o seu lugar, o escolhido foi Estevam Soares, que vinha fazendo bela campanha de recuperação com o Grêmio Barueri, na série B. Entretanto, o novo treinador parece ainda não ter se adaptado ao clube e não conseguiu vencer até então.
Aliás, o Ceará não vence há seis rodadas e, de uma posição confortável na tabela, passou a sofrer grande ameaça de rebaixamento, visto que está a apenas dois pontos na frente do Atlético-MG, que abre a ZR. Sobre o time que enfrenta o Coritiba, Estevam Soares pode comemorar a volta do atacante Osvaldo, destaque Alvinegro na temporada. Por outro lado, o volante Heleno recebeu o terceiro amarelo na derrota contra o Palmeiras e não poderá atuar. Michel reclamou de dores musculares e é dúvida, nesse caso, Thiago Humberto pode reaparecer no time e formar o meio-campo com Eusébio, João Marcos e Rudnei.
Panoramas da partida
Certamente, o Coritiba terá mais uma difícil partida pelo Campeonato Brasileiro, visto que terá pela frente um time bastante pressionado pela possibilidade de entrar na zona do rebaixamento e que também lutará por apenas um resultado: a vitória. Por isso, o Coritiba deverá, acima de tudo, atuar com inteligência para controlar uma possível pressão da equipe da casa nos primeiros minutos para, gradativamente, sair para o jogo e levar perigo ao gol de Fernando Henrique.
Ofensivamente, o Verdão perde muito com a ausência de Rafinha e terá que compensar este decréscimo do poder de frente de alguma maneira. A presença de um outro atacante apenas funcionará caso Marcos Aurélio e, possivelmente, Anderson Aquino se movimentem constantemente, saindo da área para buscar o jogo e deixando o centroavante Bill de mano a mano com os zagueiros. Além disso, é bastante importante aproveitar os contra-ataques e, por isso, os passes de Tcheco deverão ser mais precisos que nunca. Por fim, as jogadas de bola parada também são boas alternativas e podem decidir o jogo.
Na parte defensiva, é importante controlar as jogadas de Osvaldo, que atravessa ótima fase e vem chamando a atenção de diversos clubes brasileiros. Além dele, será preciso prestar atenção nos avanços dos laterais Boiadeiro e Vicente, que são boas válvulas de escape do time de Estevam Soares. Por fim, a presença ofensiva de Washington, que possui bom porte físico, deve ser neutralizada, principalmente em jogadas de bola parada e lançamentos para a área Coxa-Branca.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio Presidente Vargas para empurrar o Verdão para cima do Ceará, em busca de uma nova vitória que seria fundamental para que o sonho da participação na próxima Taça Libertadores continue. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que os jogadores consigam superar mais esta batalha.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Ceará x Coritiba
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 25/09/2011, domingo
Horário: 18h
Ceará:
Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Eusébio, Michel (Thiago Humberto), João Marcos e Rudnei; Osvaldo e Washington.
Técnico: Estevam Soares
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago e Tcheco; Marcos Aurélio e Anderson Aquino (Geraldo); Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA)
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Marcio G. Correia Dias/PA
4º Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva/CE
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)