
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Botafogo se tornou a grande sensação do campeonato brasileiro de 2023 até aqui, pois disparou na liderança da competição e já abriu 11 pontos do segundo colocado na classificação, soma 40 pontos enquanto o Grêmio que está em segundo tem 29 pontos. Neste campeonato o time ainda está invicto no estádio Nilton Santos, o Engenhão. A maioria dos matemáticos especialistas em cálculos estatísticos já projetam que a equipe carioca tem aproximadamente de 80% a 90% de chances de ser campeã do torneio. O Botafogo foi derrotado apenas em duas oportunidades neste campeonato, para o Goiás e A. Paranaense, ambas na casa do adversário. Além de possuir um ataque forte, a defesa do Botafogo não fica para trás pois não foi vazada em 10 dos 16 jogos disputados até aqui na série A.
A expectativa para este jogo com o Coritiba é de que o estádio do Engenhão tenha um grande público, público esse que vive a euforia de ver a possibilidade de seu time ser campeão brasileiro novamente (foi campeão em 1995).
O Botafogo trocou de técnico, saiu o português Luis Castro que aceitou proposta do Al-Nassr da Arábia Saudita e chegou Bruno Lage, também português que veio do Wolverhampton da Inglaterra. Lage assumiu o time no segundo jogo dos play-offs da Copa Sulamericana contra o Patronato (empate em 1 x 1) e estreou no brasileiro com outro empate em 2 x 2 contra o Santos, após estar perdendo por 2 x 0.
Para o jogo de domingo contra o Coxa, o Botafogo tem o retorno do zagueiro argentino Victor Cuesta que estava suspenso por acúmulo de cartões amarelos, porém, não terá Adryelson, suspenso pelo terceiro amarelo. Com isso, Philipe Sampaio deve continuar no time titular. A equipe terá outro desfalque importante, o atacante Luiz Henrique que sofreu uma luxação no ombro direito no jogo contra o Santos. Victor Sá deve ser seu substituto, ou ainda Diego Hernandez. Com isso a provável formação que enfrenta o Coritiba neste domingo deve ser: Lucas Perri, Di Plácido, Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá. O meia Eduardo treinou durante a semana, mas com certas restrições devido à lesão no tímpano, mas é provável que fique à disposição no banco de reservas para domingo.
O confronto entre Botafogo e Coritiba já aconteceu em 22 oportunidades no Estado do Rio de Janeiro e o Coritiba leva desvantagem pois conseguiu apenas três vitórias, com seis empates e teve 13 derrotas. A última vitória do Coxa em jogo no Estado do Rio contra o Botafogo foi pelo campeonato brasileiro de 2002 quando venceu por 2 x 0, com dois gols do atacante Jabá. Vale lembrar que esse jogo foi disputado no Estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goitacazes. No último jogo entre as duas equipes no Engenhão, pela série A de 2022 deu Botafogo, vitória por 2 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)