Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O América-MG vive um momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro e terá mais um grande desafio neste domingo (21/9), às 16h, no Independência, contra o Coritiba. O técnico Alberto Valentim enfrenta novamente problemas na lateral esquerda. Dalbert, que havia voltado de lesão muscular na coxa esquerda, sentiu um novo incômodo no empate com o Paysandu (0 a 0) e está fora. Já Marlon, titular absoluto do setor, ainda é dúvida. O jogador iniciou a transição física no fim de agosto, mas se recupera de uma lesão no joelho direito e o clube mineiro adota cautela em sua utilização.
Com esse cenário, Valentim deve manter Paulinho na lateral esquerda. Embora precise evoluir nas ações ofensivas, ele vem correspondendo e já disputou dez partidas nesta temporada.
O atacante Miguelito, destaque do time, que retornou da seleção boliviana, deve voltar ao time para formar o ataque. Contratado na última janela, o atacante David da Hora, jogador que pertence ao Coritiba e estava emprestado ao CRB de Alagoas, tem sido opção no banco de reservas.
A situação do América é complicada porque, além de lidar com desfalques, o time ocupa a 17ª posição, com 27 pontos, e tem a quinta pior defesa da Série B, com 32 gols sofridos.
A pressão sobre Valentim cresce. Em cinco partidas no comando do Coelho, ele tem uma vitória, três empates e uma derrota, aproveitamento de 40%, superior ao de seu antecessor, Enderson Moreira, demitido após dez jogos e um rendimento de apenas 27%.
A provável formação do Coelho para este jogo com o Coritiba deve ser: Gustavo; Júlio Cesar, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Elizari e Felipe Amaral; Stênio, Arthur Sousa (Miguelito) e Willian Bigode.
O duelo contra o Coritiba representa, portanto, um jogo-chave para o América. Uma derrota pode aprofundar a crise e aumentar o risco de queda para a Série C. Por outro lado, um triunfo diante do líder daria moral à equipe, que pode até sair da zona de rebaixamento nesta rodada caso o Botafogo-SP tropece.
O Coritiba leva certa vantagem nos confrontos com o América em jogos disputados em Belo Horizonte - foram 13 jogos entre as duas equipes, com quatro vitórias do América, quatro empates e cinco vitórias do Coritiba. Na série B de 2024, o América venceu o Coxa por 2 x 1, gol do Coritiba marcado por Natanael. A última vitória do Alviverde jogando no Independência foi pela série A de 2023, quando o time Coxa se impôs com uma bela vitória por 3 x 0, gols de Bruno Gomes, Marcelino Moreno e Róbson.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)