
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Fluminense Football Club, o tricolor das Laranjeiras, iniciou a temporada de 2022 disputando o campeonato carioca, e, com boas atuações, conseguiu o título de campeão carioca de 2022, justamente em cima de seu maior rival Flamengo. Na final, em duas partidas contra o o time da Gávea venceu a primeira por 2x0 e empatou a segunda em 1x1. Com mais esse título estadual, o clube carioca soma seu 33º título de campeão carioca. Em sua galeria de principais títulos, o time já foi uma vez campeão da Copa do Brasil, em 2007 e é tetra campeão brasileiro, títulos conquistados nos anos de 1970, 1984, 2010 e 2012.
Após a conquista do campeonato carioca de 2022, o Fluminense iniciou a disputa da primeira fase da Copa Libertadores, tentando uma vaga na fase de grupos do torneio continental, mas acabou perdendo a vaga quando foi desclassificado pela equipe do Olímpia do Paraguai, numa disputa em que no primeiro jogo, no Maracanã, venceu por 3x1, porém, perdeu no Paraguai por 2x0 e a vaga ficou com o time paraguaio. Como perdeu a vaga na fase de grupos, a equipe carioca ainda ganhou o direito de disputar a Copa Sulamericana, mas desde quando foi desclassificada na Libertadores o desempenho do time não está sendo bom, o que vem provocando críticas da torcida, tanto aos jogadores como à diretoria.
A equipe ganhou do Oriente Petrolero (Bolívia) por 3x0, mas perdeu pelo mesmo placar para o Junior de Barranquilla da Colômbia, e jogou nesta terça-feira, dia 26/04/2022 contra o Unión de Santa Fé (Argentina) quando estava obrigado a ganhar para não correr o risco de ser eliminado, mas apenas empatou por 0x0, quando mais uma vez jogou mal. Neste jogo o Fluminense teve um pênalti marcado a seu favor aos 48 minutos do segundo tempo, mas Fred, encarregado da cobrança, bateu e o goleiro argentino defendeu. A equipe carioca jogou com: Fábio, Nino, Lucas Claro e David Braz (Calegari), Caio Paulista (Fred), Wellington (Yago Felipe), Nonato, Ganso (Nathan) e Marlon, Arias (Luiz Henrique) e Cano. Mais uma vez a torcida saiu frustrada com a má atuação da equipe.
No campeonato brasileiro, a equipe carioca tem quatro pontos ganhos, com uma vitória sobre o Cuiabá, um empate diante do Santos e uma derrota para o Internacional na última rodada, em jogo disputado no Rio de Janeiro.
O Fluminense manteve uma base do elenco da temporada de 2021, mas este ano o time contratou jogadores, em sua maioria experientes para mesclar seu elenco com os jovens revelados em Xerém. Foram contratados, o goleiro Fabio, que veio do Cruzeiro, Pineida, lateral que veio do Equador, Felipe Melo, volante que veio do Palmeiras, Nonato, meia do Internacional, Nathan, meia do Atlético Mineiro, e os atacantes German Cano, argentino que veio do Vasco da Gama e William Bigode que veio do Palmeiras. Um dos principais destaques do time é o atacante Fred, de 38 anos que voltou ao Fluminense em 2020, e tem contrato até junho de 2022, e, segundo ele, não sabe se vai renovar ou se aposentar. Outro jogador que faz parte do elenco e é muito conhecido da torcida Coxa-Branca é o zagueiro Lucas Claro, formado no Coritiba onde jogou de 2011 a 2017.
A Comissão Técnica do time carioca, até esta quinta-feira dia 28/4/2022, era composta pelo técnico Abel Braga, experiente treinador de 69 anos, que já foi técnico da equipe Coxa-Branca em 1999, quando o Coritiba conquistou o campeonato paranaense daquele ano, disputando a final com o Paraná Clube, um título marcante pois o Coritiba vinha de vários anos sem conquistar o paranaense. Naquele ano, Abel Braga tinha como Auxiliar Técnico Leomir de Souza, curitibano, hoje com 60 anos, que também teve passagens marcantes pelo Coritiba, pois começou sua carreira de jogador em 1980 na equipe Coxa-Branca, como volante, onde jogou até 1983, depois se transferiu para o Fluminense onde jogou até 1988. Porém, a Comissão Técnica foi desfeita na quinta-feira pela manhã quando o técnico Abel Braga pediu demissão do clube e não comandará mais o Fluminense. O pedido de demissão ocorreu principalmente devido à forte pressão da torcida que não queria mais Abel Braga no comando da equipe, alegando que o técnico não estava mais conseguindo fazer o time jogar. O time será comandado no domingo contra o Coritiba pelo Auxiliar Técnico permanente Marcão, que sempre tem assumido o time quando a equipe fica sem Técnico.
Os jogadores e a comissão técnica do time do Fluminense vem reclamando muito do cansaço, visto que disputam três competições em 2022, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sulamericana, e creditam ao extenso calendário a queda de rendimento do time nos últimos jogos, tanto que a atuação contra o Internacional de Porto Alegre na última rodada do brasileiro, quando perdeu por 1x0, foi muito criticada, inclusive com o lateral Marlon sendo eleito o lateral que mais errou cruzamentos na rodada, pois fez onze cruzamentos errados.
O ex-técnico Abel Braga estava sendo obrigado a fazer rodízio na escalação na tentativa de evitar um desgaste maior dos jogadores, mas já convivia com a pressão por resultados.
Contra o Inter, no último final de semana, Abel Braga mandou a campo a seguinte formação: Fábio; Nino, David Braz (Luiz Henrique) e Manoel (Lucas Claro); Calegari, André, Martinelli (Fred), Ganso (Matheus Martins) e Marlon; Willian Bigode (Jhon Arias) e Cano. O ex-técnico do Fluminense vinha utilizando o esquema com três zagueiros (3-5-2) e estava recebendo muitas críticas por isso, pois segundo a mídia especializada, o esquema não vinha dando certo e estaria contribuindo para um mau desempenho do time. Isso fez com que a torcida protestasse bastante contra a Comissão Técnica e jogadores no último jogo do campeonato brasileiro contra o Inter, inclusive ecoando gritos de “time sem vergonha”. Um importante jogador da equipe carioca, o experiente volante Felipe Melo, não deve atuar contra o Coritiba pois está se recuperando de uma lesão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)