
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A temporada de 2022 para a equipe do Fortaleza se tornou histórica, tendo em vista a participação do time na Copa Libertadores da América desse ano, vaga conquistada através da excelente campanha realizada no campeonato brasileiro da Série A de 2021, onde a equipe ficou em 4º lugar na classificação geral. Essa colocação deu direito ao time cearense de entrar diretamente na fase de grupos do torneio continental, ficando em 2º no grupo, fazendo história mais uma vez, passando para a fase de oitavas de final, onde encara o time do Estudiantes, da Argentina. O primeiro jogo foi realizado nesta última quinta-feira, 30/06/2022, no Castelão e terminou empatado em 1 x 1.
O Fortaleza também está disputando as oitavas de final da Copa do Brasil, onde enfrenta seu maior rival no estado, o Ceará, no Clássico Rei. Na primeira partida o Fortaleza venceu por 2 x 0 o rival, levando a vantagem para o próximo jogo.
O problema da equipe cearense está no campeonato brasileiro da Série A de 2022, pois o time iniciou muito mal, talvez pela falta de concentração, pois estava envolvido na disputa da Libertadores, mas o fato é que o Fortaleza é hoje o lanterna da competição com apenas 10 pontos ganhos, em duas vitórias e quatro empates, além de ser o time que mais derrotas possui, com oito derrotas. As duas vitórias que a equipe conseguiu foram sobre o Flamengo, no Maracanã e sobre o América Mineiro no Castelão. A torcida do Fortaleza, assim como a mídia local começam a se preocupar com a campanha do time na Série A, pois as rodadas vão passando e a equipe não reage, tendo um aproveitamento de apenas 23% nos primeiros 14 jogos disputados.
No último jogo pela Série A, disputado em Belo Horizonte contra o Atlético Mineiro, o Fortaleza chegou a fazer 2 x 0 no primeiro tempo e parecia que a vitória viria sobre o Galo Mineiro, mas nos 20 minutos finais veio a virada da equipe mineira, decretando mais uma derrota do Fortaleza.
A equipe é comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda desde maio de 2021. Vojvoda tem variado o esquema tático da equipe, dependendo do adversário, mas o que tem predominado é o 3-5-2. Contra o Atlético Mineiro a equipe formou com: Marcelo Boeck; Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi e Felipe; Ronald (Matheus Jussa), Juninho Capixaba e Lucas Lima (Del Pietri); Yago Pikachu, Moisés (Lucas Crispim) e Romarinho (Sílvio Romero).
Os destaques da equipe são o meia Lucas Lima e os atacantes Moisés e Yago Pikachu.
Para o jogo com o Coritiba, o atacante Robson, conhecido da torcida Coxa-Branca, não poderá jogar porque sofreu um estiramento no último jogo, o defensor Tinga e o volante Hercules são dúvidas, pois, vem em tratamento, no caso de Tinga, tratamento pós cirúrgico, após cirurgia no pé esquerdo e Hercules tratando um edema no adutor da coxa direita. Para completar a lista de dúvidas para o jogo com o Coritiba, o zagueiro colombiano Ceballos e o atacante argentino Depietri testaram positivo para Covid, não puderam ficar à disposição para o jogo com o Estudiantes e possivelmente não estarão aptos para o jogo com o Coxa.
Por sua vez o atacante Renato Kayser, considerado a contratação mais cara do futebol cearense, não está sendo aproveitado pelo técnico Vojvoda e não deverá jogar mais na equipe, devendo ser negociado na próxima janela. Em compensação o time poderá contar com um bom reforço na sequência do campeonato, trata-se do atacante Thiago Galhardo que acertou seu vínculo com o clube nesta semana. Galhardo pertence ao Internacional, mas estava jogando no Celta da Espanha e vem por empréstimo ao Fortaleza. Além dele, a equipe cearense também fechou a contratação do volante Lucas Sasha, que estava atuando no Áris, da Grécia.
O Fortaleza vem à Curitiba para buscar pontos pois a situação na tabela não é boa, mas em meio a jogos importantes da Série A tem outras competições como a Copa do Brasil e Libertadores, o que pode obrigar o time a poupar jogadores. A provável equipe que enfrenta o Coritiba deverá ser formada por: Marcelo Boeck, Landázuri, Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Zé Welisson, Ronald (Felipe), Lucas Lima e Juninho Capixaba; Moisés (Matheus Vargas) e Silvio Romero (Igor Torres ou Romarinho).
No histórico deste confronto em Curitiba, o Coritiba leva ampla vantagem, ou seja, em oito jogos realizados foram cinco vitórias do Coxa, três empates e nenhuma derrota. No último confronto entre as duas equipes, realizado em Curitiba pela Série A de 2020, houve empate em 0 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)