
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sport se enfrentam neste domingo, 21, às 16h, na Ilha do Retiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de uma grande partida ao vencer o São Paulo por 3x1 e finalmente deixar a zona do rebaixamento, o Coritiba agora tenta embalar e abrir vantagem da parte perigosa. Para isso, precisará superar os desfalques e a dificuldade em atuar no campo adversário. Pela frente, terá um perigoso Sport, que faz ótima campanha na Série A e busca os três pontos para, inclusive, ver mais de perto a possibilidade de entrar no G4
Com desfalques, Coxa tenta encontrar a vitória longe de casa
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o São Paulo, no Couto Pereira e, com uma bela atuação, venceu categoricamente o Tricolor paulista, que vinha de nove partidas sem saber o que era derrota e havia diminuído a distância para o líder Cruzeiro. Mais do que a vitória em si, o que empolgou a torcida foi a maneira como ela foi conquistada. Uma virada importante, que demonstrou a força do elenco e uma ótima solução para o ataque. Com uma excelente participação, Joel foi o craque da partida e mostrou que deve ser o titular da equipe.
O resultado tirou o Coritiba da ZR depois de um longo tempo, entretanto, a diferença para a zona perigosa é de apenas um ponto. Como esta rodada apresenta dois confrontos diretos entre times que estão abaixo do Coritiba na classificação, se o Verdão não somar pontos em Recife, certamente voltará a ocupar um lugar entre os quatro últimos. Portanto, é fundamental que o time tenha uma boa atuação e traga um bom resultado na mala. Para isso, precisará demonstrar a mesma determinação, raça e vontade que foram apresentadas na noite da última quarta-feira.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos terá que administrar muitos desfalques em sua equipe. Na zaga, Welinton sentiu uma lesão ainda durante a partida contra o São Paulo e foi vetado pelo DM. Luccas Claro será o substituto. No meio, Alex recebeu o terceiro cartão amarelo em um lance em que usou a mão para fazer o gol e também está fora do jogo. Seu substituto será Elber, que entrou bem na última rodada. Por fim, também suspenso pelo terceiro amarelo, Zé Eduardo não poderá atuar. Como Martinuccio ainda sente dores lombares e Geraldo sentiu um desconforto muscular, o escolhido para a vaga será Dudu.
Inexplicavelmente pressionado pela torcida, Sport tenta se aproximar do G4
O Sport vem fazendo uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro 2014. Após subir da Série B no ano passado, o rubro-negro de Recife vem fazendo um campeonato sem sustos e, mais do que isso, está apenas a cinco pontos do G4, o que deveria permitir a torcida pernambucana a sonhar com a participação na Copa Libertadores. Entretanto, de um modo até inexplicável, os torcedores do Sport vaiaram muito a equipe após o empate de 0x0 com o Internacional na última rodada e cobraram explicações do técnico Eduardo Baptista que, com um elenco sem grandes estrelas, já deu dois títulos ao Sport nesta temporada (Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste) e faz sua equipe atuar com muita serenidade.
Para a partida diante do Coritiba, o treinador pernambucano possui duas baixas confirmadas. Vetado pelo Departamento Médico, o atacante Érico Júnior não poderá atuar. Entretanto, o atacante vinha sendo reserva nas últimas partidas e sua ausência não deverá ter impacto na escalação. Na defesa, o zagueiro Ferron apresentou dores musculares ao final da partida diante do Inter e também não poderá atuar. Oswaldo será o seu substituto. Por fim, por opção tática, Eduardo Baptista barrou Felipe Azevedo no ataque e promove a volta do centroavante Neto Baiano.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo será bastante complicado para o Coritiba, que terá pela frente o bom time do Sport e a pressão da uma Ilha do Retiro lotada e fervente, que deverá receber um grande número de torcedores. Cabe ao Verdão tentar controlar a partida no começo de jogo, superar a pressão do adversário e, aos poucos, enervar o torcedor recifense. Será fundamental que a defensiva Alviverde preste atenção durante os 90 minutos da partida e que os atacantes Alviverdes estejam ligados nas oportunidades de contra-ataque e não desperdicem as poucas chances que deverão surgir.
Na parte ofensiva, a principal arma do Coritiba na partida deverá ser a velocidade. Com Dudu, Élber e Joel, a equipe tende a ser forte nos contra-ataques e chegar com força ao gol de Magrão. A boa fase do atacante camaronês deve ser aproveitada e, atuando como referência no ataque, ele precisa aproveitar os espaços e concluir em gol. Sem Alex, a equipe perde muito em eficiência nas jogadas de bola parada. Por isso, o apoio dos laterais será fundamental.
Na parte defensiva, o Verdão precisa controlar a atuação do atacante Neto Baiano, que é a principal referência ofensiva do Leão da Ilha na partida deste domingo. Além dele, o Verdão ainda deverá ficar esperto na dupla de meias do Sport, formada por Danilo e Diego Souza. Por fim, o Coritiba precisa ficar de olhos bem abertos em Patric. O lateral-direito, que teve passagem apagada pelo Coritiba, atravessa grande fase e vem fazendo gols importantíssimos para a sua equipe.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas da Ilha do Retiro para empurrar sua equipe rumo à segunda vitória consecutiva na competição, o que fará a equipe abrir vantagem em relação à zona do rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de mais três pontos.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 23ª rodada
Sport x Coritiba
Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 21/09/2014, domingo
Horário: 16h
Sport:
Magrão; Patric, Oswaldo, Durval e Renê; Wendel, Rithely, Ibson, Danilo e Diego Souza; Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho e Dudu; Élber e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: José Javel Silveira/RS
Assistente 2: José Eduardo Calza/RS
4º Árbitro: Luiz Cláudio Sobral/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)