Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Criciúma vive um dos seus melhores momentos na Série B do Campeonato Brasileiro. Terceiro colocado com 46 pontos (13 vitórias, 7 empates e 7 derrotas) e dono da segunda melhor defesa da competição, o Tigre chega embalado para enfrentar o Coritiba, nesta quinta-feira (25), com chance inclusive de assumir a liderança.
A solidez defensiva é um dos trunfos do Criciúma, que sofreu apenas 21 gols em toda a competição, segunda defesa menos vazada do campeonato, só atrás do próprio Coritiba. No returno, o desempenho é ainda mais expressivo: são 17 pontos conquistados em oito jogos (cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota), o que representa um aproveitamento próximo de 71%. Embalado, o time catarinense soma cinco partidas sem perder e vem de vitória por 1 a 0 sobre o CRB no Heriberto Hülse, resultado que manteve o clube no G-4 por pelo menos mais uma rodada.
Segundo cálculos da UFMG, a probabilidade de acesso do Criciúma à Série A já é de 76,5%. O técnico Eduardo Baptista comemorou não apenas os três pontos sobre o CRB, mas também o momento do time na competição, que já pode até pensar em título da série B.
Para o duelo contra o Coritiba, Baptista pode ter mudanças no meio-campo. O volante Léo Naldi saiu do jogo contra o CRB com uma contratura muscular e é dúvida, abrindo espaço para Matheus Trindade retomar a titularidade. Na defesa, o retorno do zagueiro Luciano Castán após suspensão é certo, com Luiz Henrique deixando a equipe.
O provável time que vai enfrentar o Coxa nesta quinta-feira no Couto Pereira deve formar com: Alisson; Lucas Dias, Rodrigo e Luciano Castan; Marcinho, Léo Naldi (Matheus Trindade), Gui Lobo, Jhonata Robert e Felipinho; Diego Gonçalves e Nicolas.
Com o tropeço do Goiás diante da Ferroviária, o Criciúma tem a chance de chegar aos mesmos 49 pontos do time goiano e assumir a liderança da Série B, levando vantagem no saldo de gols (13 a 8). Uma vitória simples no Couto colocaria o Tigre na primeira colocação da tabela, coroando o excelente momento do clube catarinense.
O Coritiba já enfrentou o Criciúma em 18 oportunidades no Couto Pereira, obteve 10 vitórias, foram cinco empates e apenas três vitórias do Criciúma.
O último jogo realizado em Curitiba entre as duas equipes foi pela segunda fase da Copa do Brasil de 2023, e deu empate em 1 a 1 com o time Alviverde vencendo nos pênaltis por 6 a 5 e passando para a terceira fase.
A última vitória do Criciúma jogando no Couto foi pelo brasileiro de 2013, quando venceu o Coxa por 2 x 1, gol do Coritiba marcado por Júnior Urso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)