
Brasileirão 2023
Por: Ricardo Honório
Foto: @bkzphoto
O empate em 1x1 contra o São Paulo, que deu ao Coritiba o seu primeiro ponto no Brasileirão 2023, deixou o time alviverde na penúltima colocação ao final da terceira rodada. Atualmente, o Coritiba está na frente apenas do América/MG, que perdeu os três jogos que disputou.
Com um ponto conquistado, o Coritiba está a dois pontos do A. Paranaense, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
A maior surpresa entre os quatro últimos colocados é o Corinthians, que entrou para o grupo dos times que frequentam a parte de baixo da tabela ao perder para o Palmeiras e ver o Bahia vencer o Vasco, em São Januário. Com três pontos conquistados em três jogos, o time corintiano tem a mesma pontuação de A. Paranaense, Goiás, Bahia e Flamengo, mas perde no critério de desempate “saldo de gols”.
Além de América/MG, Coritiba e Corinthians, o Cuiabá, que também conquistou apenas um ponto, está na zona de rebaixamento.
Do outro lado da tabela, o Botafogo é a grande surpresa da competição até aqui. Com três vitórias em três jogos, o time carioca somou 9 pontos e é o líder isolado do Brasileirão neste momento, seguido de Fortaleza, Palmeiras e Internacional, que somaram 7 pontos.
Comandado pelo português Luís Castro, o Botafogo conseguiu duas vitórias fora de casa, contra Bahia e Flamengo, além de uma como mandante, contra o São Paulo na primeira rodada.
A dois pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento e a oito do líder do campeonato, o Coritiba precisa começar a vencer seus jogos, para que não comece a criar raízes na parte de baixo da tabela. O jogo contra o São Paulo já mostrou uma leve evolução do time alviverde, principalmente no setor defensivo, mas a parte ofensiva ainda precisa ser melhor ajustada.
O time alviverde é muito dependente de Alef Manga, e quando o atacante não está em uma boa jornada, como na partida contra o São Paulo, quando perdeu três ótimas oportunidades de gol, o Coritiba sofre muito, pois Rodrigo Pinho e Kaio César vem de um longo tempo sem balançar as redes.
O Coritiba volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Bahia, na Fonte Nova.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)