Quase lá
Por: Ricardo Honório
O empate no Atletiba não foi o resultado que a torcida coxa-branca esperava, mas, diante das circunstâncias da partida — com o Coritiba atuando com um jogador a menos desde os 26 minutos do primeiro tempo —, acabou tendo sabor de vitória. O resultado, além de manter o Verdão na liderança, ampliou as chances de acesso da equipe alviverde.
Faltando apenas cinco rodadas para o fim da Série B, os dados da UFMG apontam que as probabilidades de acesso do Coritiba subiram para 93,6%, o maior percentual registrado até agora na competição. Completam o grupo dos principais candidatos à elite a Chapecoense (68,9%), o Criciúma (67,8%) e o Novorizontino (59,9%).
Já as chances de título também cresceram: o Coritiba lidera com 48,5% de probabilidade, seguido por Chapecoense (16,3%), Criciúma (14,1%) e Novorizontino (9,7%).
Entre os clubes que disputam o acesso, o Coritiba é quem possui, ao menos na teoria, a tabela mais favorável. O Verdão enfrenta nas últimas cinco rodadas Volta Redonda, CRB, Paysandu, Athletic e Amazonas — quatro equipes que lutam contra o rebaixamento e uma (o CRB) em posição intermediária, sem grandes aspirações ou riscos na competição.
Com 57 pontos conquistados, o Coxa pode garantir matematicamente o retorno à Série A com apenas mais cinco pontos dos quinze que ainda disputará. Segundo a UFMG, alcançar 62 pontos hoje representa 95,2% de chances de acesso. Considerando que os adversários ao acesso ainda possuem alguns confrontos diretos, a possibilidade de o Verdão carimbar a vaga com essa pontuação é bastante real.
Já a luta pelo título exige um pouco mais. A projeção indica que com 66 pontos, o Coritiba teria 92,4% de chance de ser campeão. Ou seja, três vitórias nas cinco rodadas finais podem colocar o Verdão novamente no topo da Série B — coroando uma campanha marcada pela solidez defensiva, pela força da sua torcida e pela resiliência de um elenco que soube enfrentar as adversidades e a desconfiança.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)