Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Vila Nova terminou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro na 9ª colocação, com 27 pontos conquistados em 19 jogos. O time goiano soma 8 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, com 18 gols marcados e 18 sofridos, apresentando aproveitamento de 47%. O Tigre iniciou a competição nacional embalado, chegou a liderar a Série B e figurou no G-4, mas uma sequência negativa culminou na demissão do técnico Rafael Lacerda.
Com o retorno de Luizinho Lopes ao comando da equipe— sua segunda passagem pelo clube, após rápida saída para o Paysandu — o time reagiu: sofreu duas derrotas, mas depois engatou uma sequência de cinco jogos de invencibilidade e chegou a retornar momentaneamente ao G-4. Contudo, no último jogo do turno, a derrota para o Volta Redonda por 2 x 1 evidenciou a oscilação da equipe, que precisa ser mais regular no segundo turno para sonhar com o acesso à elite do futebol brasileiro.
Em casa, o desempenho do Vila Nova é muito positivo: em nove jogos, venceu seis e perdeu três, com aproveitamento de 77,7%. Fora de campo, a diretoria tenta reforçar o elenco dentro das limitações orçamentárias. Recentemente, o lateral Thalys, do Remo, foi contratado para a vaga de Igor Inocêncio, negociado com o futebol da Indonésia. O clube ainda busca um atacante, mas encontra dificuldades no mercado.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba nesta quinta-feira no OBA pode ter a seguinte formação: Halls, Elias, Walisson Maia, Weverton (Thiago Pagnussat) e Willian Formiga; João Vieira, Arilson e Dodô; Gustavo Pagé, Junior Todinho (Gabriel Poveda) e Bruno Xavier. O zagueiro Tiago Pagnussat é dúvida para esse compromisso por conta de um edema na panturrilha. O meia Jean Mota, por sua vez, pode voltar ao banco, após um mês parado com entorse e lesão ligamentar no tornozelo. A missão é clara: conquistar mais pontos e voltar à briga pelo acesso nesse segundo turno.
Entre os destaques individuais, o jovem atacante Gustavo Pagé, formado na base, tem se destacado nos últimos jogos.
A última vitória do Vila Nova sobre o Coritiba jogando em Goiânia foi em 2018 pela série B, quando venceu por 2 x 1, o gol do Coritiba foi marcado por Thalisson Kelven. Daquele ano até aqui, foram sete jogos disputados na capital de Goiás, com cinco vitórias do Coritiba e dois empates.
O último jogo realizado em Goiânia deu Coritiba que venceu por 3 x 0, gols de Junior Brumado, Natanael e Ronnier, jogo pelo segundo turno da série B de 2024.
No primeiro turno desta série B de 2025, jogo no Couto Pereira, o Coxa venceu por 1 x 0, gol de Josué (pênalti).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)