
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Paysandu entra em campo neste domingo (9), às 20h30, na Curuzu, para enfrentar o líder Coritiba, em partida válida pela 36ª rodada da Série B do Brasileirão. Lanterna da competição e já rebaixado para a Série C, o Papão vive um momento conturbado dentro e fora de campo, sem vencer há seis partidas e com um elenco em processo de desmanche.
No entanto, a partida marca um fato simbólico: pela primeira vez em 15 anos, o time bicolor terá um técnico paraense à beira do gramado. Ignacio Neto, de 39 anos, natural de Belém, estreia no comando da equipe como técnico interino, substituindo Marcio Fernandes que foi demitido, com a missão de observar jovens talentos e iniciar a reconstrução do clube. Ignácio é técnico do time sub-20 do Papão.
Entre as novidades, Quintana volta à equipe titular, enquanto o garoto Pedro Henrique segue entre os onze iniciais. Outra aposta do treinador é Vinni Faria, que forma o trio ofensivo com Marlon e Wendel Júnior. O Paysandu, porém, enfrenta uma série de desfalques — são até 12 ausências possíveis, incluindo o lateral Edilson, suspenso, e o zagueiro Thalisson Gabriel, que retorna ao Coritiba por cláusula contratual. O atacante Diogo Oliveira, destaque do primeiro turno com dois gols sobre o próprio Coxa, ainda se recupera de lesão.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba neste domingo deve formar com: Matheus Nogueira; Bryan Borges, Lucca, Quintana e Reverson; Pedro Henrique, Carlos Eduardo, Anderson Leite; Marlon, Wendel Júnior e Vinni Faria
Com o rebaixamento confirmado e diversos jogadores prestes a deixar o clube, o Papão já projeta 2026 com o foco em reestruturação. A diretoria já rescindiu contratos de nomes como Thiago Heleno, Denner e Rossi.
O Coritiba, embalado na liderança, busca não apenas confirmar o acesso, mas conseguir uma vitória sobre o time de Belém, o que não acontece desde 2012, quando venceu por 1 a 0 pela Copa do Brasil. De lá para cá foram três jogos com duas vitórias do Paysandu e um empate.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)