
ELENCO
O Coritiba que enfrenta logo mais o Palmeiras no Parque Antártica será formado por uma base de jovens talentos formados no Alto da Glória: o lateral direito James, os zagueiros Vagner e Douglas Ferreira (este deverá ficar no banco de reservas), o lateral esquerdo Ricardinho, o volante Peruíbe.
Outros dois volantes, também formados em casa, não poderão jogar hoje, por estarem contundidos: Egídio e Rodrigo Mancha, que seria titular contra o alviverde paulista mas sofreu uma contusão num treino e foi vetado pelo DM do Cori.
Além dos mais novos, no time titular coritibano o zagueiro Flávio foi formado nas Categorias de Base do Coritiba. Já com experiência internacional, Flávio tem papel importante junto aos jogadores mais jovens, orientando-os dentro e fora de campo.
Com uma base de jogadores oriundos das Categorias de Base do Verdão, o treinador Cuca espera ter um time com uma atitude diferente daquele tida na última rodada, em Santos, quando o Coritiba apresentou um futebol muito apático nos primeiros vinte minutos contra a equipe santista, quando o time Coxa-Branca sofreu dois gols que decretaram a derrota na Vila Belmiro.
Durante a semana de trabalhos o comandante coritibano declarou à imprensa que espera ver seus jogadores com um espírito valente contra o Palmeiras. “Os meninos merecem. Eles estão muito bem, se aplicando nos treinos e vão ser aproveitados” destacou à imprensa o treinador.
Cuca recebeu os torcedores do Coritiba para uma conversa durante a semana passada. No encontro, as lideranças das principais torcidas do Coritiba destacaram os motivos da campanha Coxa: torço e confio!!!, deixando claro ao treinador o interesse dos torcedores em apoiar o Clube em todas as circunstâncias, esperando fazer do Couto Pereira um fator importantíssimo para o Cori chegar à Libertadores de 2006.
Buscando ter um time com o espírito guerreiro, que tanto agrada a torcida, o técnico do Alviverde conversou com os jogadores durante os últimos dez dias, expondo a necessidade de uma apresentação convincente na capital paulista. Para Cuca, esta seria uma forma de contrapor os questionamentos pejorativos que parte da imprensa tem utilizado para se referir ao Coritiba.
Entrevista com Édison Borges, Peruíbe e James
0 treinador Édison Borges é um dos responsáveis pela revelação de jogadores para o time principal do Coritiba. O comandante do Coxa Jrs. tem feito um trabalho de aproximação entre a categoria de juniores com a Comissão Técnica do time profissional.
Édison, que vem fazendo um ótimo trabalho nas categorias de base do Verdão, destacou o bom rendimento de James, Peruíbe e Douglas Ferreira, o Douglão, revelação na zaga do time de juniores, para a Comissão Técnica do time profissional.
O lateral James e o volante Peruíbe foram dois dos principais destaques coritibanos em duas importantes competições de juniores: a Copa São Paulo e a Taça BH de futebol juniores. O ótimo desempenho dos dois referendou a subida deles para o time principal do Coritiba.
Já o zagueiro Douglas Ferreira agradou durante os treinos com o grupo principal, sendo notado pelo treinador Cuca, que o levou para compôr o elenco principal, depois de uma avaliação conjunta com os integrantes do futebol amador do Cori.
Em uma entrevista exclusiva para o site Coxan@utas, o treinador Édison Borges contou um pouco sobre as duas novas promessas do Alviverde para esta temporada: James e Peruíbe.
"O James veio para o Coritiba em 99, saindo do Paraná Clube, onde jogava pelo pré-infantil de futsal e de futebol de campo. Ele veio ao Alto da Glória pelas mãos do Prof. Miro e do Aramis, que conversaram com os familiares do James e mostraram da boa estrutura que o Coritiba dispunha.
Em 2000 James foi para o time Infantil. Em 2001 subiu para o Juvenil, onde teve muito destaque. Tanto que em 2002, ainda em idade de Juvenil, fixou-se como titular do time de Juniores do Coritiba.
O ótimo desempenho do James foi reconhecido com duas convocações para a Seleção Brasileira Sub 17.
Muito técnico e habilidoso, James só precisa se adpatar para jogar como ala, no esquema tático do 3x5x2, já que ele tem características de lateral" comentou o treinador.
O volante Peruíbe, que em 2001 trabalhava e jogava futebol com os amigos em sua cidade local, veio para o Coritiba trazido pelo Conselheiro Toninho, um dos colaboradores do Clube junto as Categorias de Base. Em 2002 subiu para o time de Juniores e agora tem sua grande chance no time titular do Cori.
Sobre Peruíbe, Édison Borges destacou a voluntariedade e qualidade tática do atleta. "O Peruíbe foi um dos melhores na Copa SP e na Taça BH. Ele é um especialista na marcação e que sabe jogar.
O Peruíbe tem muita força física e taticamente é perfeito na marcação individual.
Ano passado ele foi emprestado ao Rio Branco para as disputas do Campeonato Paranaense. Lá ele jogou com a camisa número 10, e num jogo na Estradinha, marcou individualmente o Capixaba, tendo sido um dos destaques do time do litoral naquela temporada.
Na Taça BH ele foi muito bem, chamando a atenção da Comissão Técnica do futebol profissional" lembrou o treinador do Coxa Jrs.
Por telefone, a equipe do site Coxan@utas contatou os atletas James e Peruíbe, que estão em São Paulo:
Sobre a expectativa do jogo desta noite, James (foto)falou: "O grupo é forte e está empanhado por uma vaga na Libertadores.
O Cuca comentou conosco sobre a conversa que teve com os torcedores e sobre a campanha que a torcida está fazendo e apoiando o Coritiba. Nós precisamos do apoio da torcida para fortalecer mais o grupo neste Brasileirão" ressaltou o lateral.
Durante a entrevista, o volante Peruíbe destacou o apoio que vem recebendo dos jogadores mais experientes do elenco Coxa-Branca "fui bem recebido pelo grupo, tenho sido orientado pelos jogadores que estão há mais tempo no Coritiba. Eles estão me ajudando e eu me sinto muito bem junto com o elenco profissional" disse o jogador, que espera por uma boa partida do Coritiba contra o Palmeiras.
A equipe de administradores do site Coxan@utas agradece aos profissionais Édison Borges, James e Peruíbe pela cessão das entrevistas que permitem aos torcedores do Coritiba conhecer mais sobre as novas promessas do Alto da Glória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)