
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Goiás se enfrentam neste sábado, 31, às 18h30, na Vila Capanema, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de fazer mais uma apresentação ridícula diante do Criciúma e permanecer como único time a ainda não vencer na competição, o Coritiba tenta somar três pontos para amenizar um pouco do vexame e sair do buraco em que se encontra. A torcida, literalmente de "saco cheio", cobrará, e muito. Do outro lado, um Goiás que faz bela campanha, está às portas do G4 e tenta vencer para passar a Copa do Mundo na zona da Libertadores
Faltam palavras, é obrigatório vencer
Na última quarta-feira, o Coritiba foi até Criciúma e, mais uma vez, fez uma partida absurda. A falta de qualidade técnica ficou, novamente, visível aos olhos dos torcedores, que não aguentam mais tamanha humilhação a nível nacional. O Coritiba permanece como único time a ainda não ter vencido no Campeonato Brasileiro e, pior do que isso, não mostra qualquer reação. Além de qualidade, falta ainda vontade e comprometimento. Poucas vezes se viu um Coritiba tão fraco, aceitando a derrota como se fossem fatos apenas do acaso. A impressão que passa é que o Alviverde ainda está na pré-temporada, enquanto que os outros times encaram e levam a sério as disputas.
Dizer que uma vitória recuperaria um pouco da dignidade da torcida é mentira. A paciência acabou. Faltam palavras para descrever todos os péssimos sentimentos que esta equipe sem alma proporciona a cada jogo. O Coritiba, ainda no final de maio, já parece caminhar para um destino pré-definido, em um roteiro bastante conhecido por toda a torcida Alviverde. Será este o nosso destino? Será que, enfim, vão conseguir o objetivo de transformar este clube centenário e glorioso em um mero coadjuvante no cenário nacional? É preciso fazer alguma coisa para reverter este quadro. Se as atitudes não vem de que deveria tomá-las, a pressão de torcedores apaixonados talvez desperte algum sentimento de honra nestes jogadores. É a isso que nos apegamos, porque até a esperança está se esvaindo.
Em relação à equipe, finalmente Celso Roth terá reforços. Depois de um longo período afastados, Gil e Robinho retornaram aos treinamentos ainda no começo da semana e, mesmo sem estarem 100%, vão para o jogo. Entretanto, ainda não se sabe se os dois atuarão juntos. Nesta hipótese, além de Dudu, Chico ou Baraka deixariam a equipe, visto que Alex está de volta e assume a posição de Jajá. Na direita, Reginaldo foi, talvez, a única coisa positiva da atuação do Coritiba em Santa Catarina e está mantido. Na esquerda, após cumprir suspensão, Carlinhos volta a atuar normalmente. O ataque deverá ser formado por Roni e Zé Eduardo, muito embora Júlio César possa aparecer em qualquer uma das vagas. A decisão ficará para minutos antes da bola rolar.
Grata surpresa, Goiás quer manter a boa fase
Depois de iniciar o ano de maneira tensa, o Goiás finalmente se encontrou na temporada e vem fazendo um excelente início de Campeonato Brasileiro. Após a frustração da perda do título do Goiano para o arquirrival Atlético-GO, quando tomou um gol já no final da partida, e da eliminação precoce na Copa do Brasil, a diretoria do Esmeraldino resolveu agir e demitiu o técnico Claudinei Oliveira. Seu substituto, Ricardo Drubscky, chegou com a desconfiança da torcida mas, em pouco tempo, mostrou que merecia algum crédito. Tanto que, após oito rodadas, o Goiás está fora do G4 apenas nos critérios de desempate e poderia ter alcançado a liderança se tivesse vencido o Vitória, na última quarta-feira, no Serra Dourada. Números que mostram o quando a equipe goiana evoluiu.
Tão próxima da zona da Libertadores, a meta dos comandados de Ricardo Drubscky é, logicamente, passar a Copa do Mundo em uma posição privilegiada na classificação. Para isso, o Goiás mira uma vitória na Vila Capanema, o que elevaria ainda mais a moral da equipe. Apesar de ainda não poder contar com Renan, David, João Paulo e Welinton Júnior, todos vetados pelo Departamento Médico, o técnico Esmeraldino pode comemorar a volta do zagueiro Alex Alves (ex-P. Clube), que cumpriu suspensão automática na última rodada. O mesmo acontece com Thiago Mendes, mas, neste caso, ele terá a concorrência de Vítor por um lugar na equipe. Sem maiores problemas, Drubscky deverá repetir o restante da equipe que vem atuando junta há algumas rodadas.
Panoramas da partida
Assim como na partida anterior e nas outras passadas, dizer que o Coritiba precisa ganhar é chover no molhado. A torcida quer mais. Quer que estes jogadores demonstrem o mínimo de amor ao clube e suem sangue no gramado para, enfim, conquistarem a primeira vitória. É preciso comprometimento e garra em busca dos três pontos e, embora o Coritiba não possa atuar em sua casa, a torcida apoiará e exigirá uma contrapartida. A postura dos últimos jogos não pode se repetir e o time precisa estar encaixado dentro do gramado para, finalmente, conquistar seu objetivo. É preciso vencer, não importa como.
Ofensivamente, a volta de Alex significará um acréscimo de qualidade na criação das jogadas. Entretanto, o meia precisa se espertar e voltar apresentar o bom futebol de 2013. Para isso, provavelmente terá a companhia de Robinho, que mostrou ser, ainda, o jogador que melhor se encaixa ao estilo de jogo do menino de ouro Alviverde. Nas laterais, Carlinhos e Reginaldo devem apoiar constantemente o ataque e o Verdão precisa investir nestas jogadas para chegar ao gol adversário. Por fim, Roni e Zé Eduardo, que devem novamente formar a dupla na frente, precisam estar espertos e concluir as chances que aparecerem. Sem erros, luta e determinação em busca da vitória.
Na parte defensiva, o Goiás apresenta caras muito conhecidas da torcida Alviverde. Ramon e Tiago Real, ambos com passagens pelo Coritiba são os dois cérebros criativos da equipe e, após encontrarem o bom futebol em Goiânia, levam o Esmeraldino à frente. Por isso, precisam ser bem vigiados. A veloz dupla de ataque, formada por Lineker e Danilo, também merece cuidados especiais, especialmente o segundo. Por fim, o Coritiba precisa controlar as jogadas de contra-ataque e neutralizar a bola aérea, que mostrou ser um trauma para a zaga Alviverde neste início de campeonato.
Apoio nas arquibancadas
Embora impossibilitada de acompanhar esta partida no Couto Pereira, a torcida Alviverde comparecerá às arquibancadas do Durival Britto e Silva e cobrará muito a equipe em busca de uma vitória. Apoio, como sempre, não irá faltar, mas é preciso que os jogadores entendam a atual situação do clube e deixem tudo no gramado em busca dos três pontos. Torcedor Alviverde, mais uma vez, você será muito importante. Vista a sua camisa e vá à Vila Capanema. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 9ª rodada
Coritiba x Goiás
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema)
Data: 31/05/2014, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Carlinho; Baraka, Gil (Chico), Robinho e Alex; Roni e Zé Eduardo (Júlio César).
Técnico: Celso Roth
Goiás:
Édson; Thiago Mendes (Vítor), Alex Alves, Jackson e Lima; Amaral, Rodrigo, Ramon e Tiago Real; Lineker e Danilo.
Técnico: Ricardo Drubscky
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Especial)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Vanderson Antonio Zanotti/ES
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)